Como tirar etiqueta termocolante das roupas

como tirar etiqueta termocolante

3 maneiras simples de retirar etiquetas termocolantes de roupas

Sempre fui de uniforme para a escola. A ideia do uniforme era de que eu pertencia a uma turma. Não era só a questão da identificação escolar e da segurança. Criança não está nem aí para isso. Vestir um uniforme era fazer parte de uma galera.

Percebi a importância disso quando minha menina, a do meio, passou a frequentar a escola do irmão mais velho (até então ela ia a uma escolinha de cuidados infantis). Quando ela recebeu o uniforme da nova escola, correu esvaziar a gaveta, colocou os uniformes da antiga escola numa sacola e organizou os novos (detalhe, estávamos em outubro ainda!). Mas ela estava feliz de pertencer à turma das crianças maiores, das que levam lancheira e mala de rodinhas. Adaptação escolar era algo que não precisaria me preocupar. Não era só pelo uniforme, era pelo crescer. Ela querendo crescer logo, e eu pedindo pro tempo passar devagarinho. 

>> Não poste foto do seu filho de uniforme!<<

Mas foquemos no uniforme. Com 3 filhos, fica pesado ter um bom estoque de roupas da escola em casa. O jeito é comprar de segunda mão, aproveitar o do irmão, pegar doações na escola ou pelos grupos de whatsapp. Fiz uma bela economia utilizando uniformes usados em bom estado. Comprei pouquíssimas peças novas.

Só há um inconveniente nisso tudo: a identificação.

Geralmente, os uniformes são identificados com aquelas etiquetas termocolantes. Inclusive eu as utilizo para não perder o uniforme pela escola (veja aqui onde eu fiz as minhas, mas não deixe de conferir a surpresa no final do post). Mas na hora de reaproveitar os uniformes, um cuidado que devemos ter é atualizar o nome do novo dono, para que ele retorne em caso de perda.

Então eu testei 3 maneiras de retirar a etiqueta termocolante do uniforme. Assim o uniforme fica novinho para você colar uma etiqueta termocolante com o nome do seu filho.

Como tirar etiqueta termocolante das roupas

#1 Método do Ferro Quente

como tirar etiqueta termocolante de roupas e uniformes

Para tirar uma etiqueta termocolante com o ferro, você vai precisar de muito vapor, o processo inverso de se colar uma etiqueta termocolante, quando não se pode utilizar vapor. A primeira coisa a se fazer é umedecer 2 toalhas: molhar e torcer para não deixar pingando. Uma toalha fica sobre a etiqueta e a outra debaixo. Com o ferro bem quente, coloque-o sobre a toalha úmida e deixe por 30 segundos. Você pode até utilizar o ferro a vapor para potencializar. Prefira utilizar toalhas claras, para que a cor delas não manche a roupa. 

Com uma faquinha, vá raspando a etiqueta que se soltará aos poucos com o vapor. Mas cuidado, pois a peça estará quente! Quando perceber que esfriou, repita o processo com o ferro e a toalha.

Algumas etiquetas saem até com o auxílio de uma pinça. Outras precisam de uma raspagem mais intensa até sair.

como tirar etiqueta termocolante como tirar etiqueta termocolante como tirar etiqueta termocolante 

Quando a etiqueta termocolante sair e ficar apenas cola, retire a mancha esfregando uma toalhinha com bastante álcool (veja o método a seguir)

#2 Método do Álcool (nível hard)

como tirar adesivo termocolante

Outro método é embeber a etiqueta termocolante numa solução de álcool. Eu testei com álcool 92º, 46º, álcool de cereais e removedor de esmalte. O álcool 92º foi o que melhor removeu, mas o 46º não ficou muito atrás. O de cereais não funcionou e o removedor de esmalte não limpou muito bem.

O segredo é colocar bastante álcool no local. Deixe um tempinho para amolecer. Depois vá esfregando um pano e retirando a cola. Algumas etiquetas descolam por inteiro; outras, vão se desfazendo. Pode-se utilizar até uma escovinha para ajudar. O segredo é a persistência.

O método do álcool é também a finalização do método do ferro de passar para retirar adesivos termocolante das roupas.

como tirar adesivo termocolante como tirar adesivo termocolante

#3 Método do Álcool (nível fácil)

Esse método consiste em apagar o registro na etiqueta, sem retirá-la por completo. Assim você pode colocar o novo nome com um marcador permanente. 

como tirar adesivo termocolante

Agora que você já retirou a etiqueta termocolante, o uniforme está prontinho para receber uma etiqueta nova com o nome do seu filho.

Se você ainda não fez suas etiquetas, aproveite que a Grudado em Você tem um desconto especial para os leitores do blog. Basta utilizar o cupom  diiirce10% na sua compra.

como tirar etiqueta termocolante de roupas e uniformes

Deixe uma resposta