Está sabendo da importância de se fazer brinquedos com garrafa PET?

pet

Ao fazer brinquedos com garrafa PET ensinamos muito mais do que apenas reciclagem e cuidados com o meio ambiente aos nossos filhos: criamos momentos de qualidade juntos!

Eu fico impressionada em como meus filhos ficam fuçando no lixo reciclável em busca de algo que possa virar brinquedo. E depois de feita, a arte tinha seus 5 minutos de fama na caixa de brinquedos e acabava por morrer amassada ao fundo, até ser devolvida ao descarte da coleta seletiva.

Por que diabos eles gostam tanto de criar com material reciclável?

Percebi que, para criar o que queriam, eles precisavam sempre da minha ajuda, seja para pegar um material, cortar algo, seja para dar ideias. As primeiras conversas sempre giravam em torno de consumo consciente (Leia: 10 regras para um consumo consciente), de meio ambiente, e depois a coisa ia se desenrolando, sem regra, sem limitações.

Um baita exercício para a criatividade, o trabalho em grupo e… A manutenção do vínculo.

Tava aí a resposta: eles gostam não exatamente do brinquedo, mas do momento, da companhia, do envolvimento.

Confira: Do que uma criança precisa de verdade?

Então, para a coluna Filhoterapia de hoje, a Jana trouxe dicas bacanas para fazer brinquedos com garrafa pet.

Brinquedos com Garrafa Pet

_20151012_203932

Vai-e-vem de garrafa pet

Material: Duas garrafas plásticas cortadas a aproximadamente 20 cm do gargalo, cinco metros de corda plástica de varal (dividida em duas partes de 2,5m cada), quatro pegadores de garrafa de amaciante de roupas (ou cortar argolas dos pedaços de garrafa que sobraram, encapando com fita adesiva larga para dar firmeza).
Como fazer: unir as duas garrafas cortadas colocando uma dentro da outra. Passar as cordas por dentro e amarrar nas argolas.
Como brincar: em duplas, segurando as argolas com as mãos, uma criança abre os braços enquanto a outra fecha e vice-versa.

_20151012_203914

Bilboquê de garrafa pet
Material: uma garrafa plástica, 30 cm de barbante, três tampas de garrafa plásticas, durex colorido, ferro ou panela.
Como fazer: cortar a garrafa na parte do gargalo. Para fazer o acabamento e não ter perigo de alguém se cortar, encostar a parte cortada num ferro morno ou no fundo de panela esquentado e ir virando lentamente a garrafa para a borda ir dobrando para dentro. Podemos também envolver o lugar do corte com o durex. Juntar duas tampas de garrafa deixando barbante dentro ou fazer uma bolinha amarrada no barbante e amarrar a outra ponta na tampa que está no gargalo cortado.
Como brincar: Tentar colocar as tampas ou a bolinha dentro do gargalo.

_20151012_201922

CopoBol
Material: Duas garrafas plásticas cortadas, meia velha, pedaços de pano e sacolas plásticas (tipo supermercado), barbante.
Como fazer: cortar as duas garrafas a aproximadamente 15 cm do gargalo. Fazer o acabamento no lugar do corte como já explicamos no bilboquê.
Fazer uma bola de meia pequena, de aproximadamente 6cm. de diâmetro.
Como brincar: uma pessoa lança a bolinha para a outra, que tentará pegá-la com o copo.

_20151012_204001

Boliche de garrafa pet
Material: Seis a dez garrafas de plástico, bola de meia.
Como fazer: colocar um pouco de areia nas garrafas para dar firmeza e fechar bem.
Como brincar: arrumar as garrafas como está no desenho. Convidar as crianças, uma de cada vez, a jogar a bola para tentar derrubar as garrafas, arremessadas pelo chão. A distância depende da idade das crianças, para as menores ou que não estão acostumadas a jogar a distância deve ser pequena para que tenham mais chance de acertar.

São ideias simples, mas que podem criar momentos de muita qualidade entre as famílias!

Beijos Coloridos

Filhoterapia_

 

5 comments

  1. Olá! Vc poderia indicar atividades/brinquedos para bebês de 6 – 9 meses?

  2. Oi, conheci seu blog e estou adorando!!!! Por favor poderia indicar brincadeiras para bebês de 1a2 anos. Tenho casal de gêmeos e eles brincam e mexem em tudo. Bjs

  3. tereza cristina da silva carrilho santos

    obrigado pelas idéias,já fiz dois de seus brinquedos foi sucesso com meus alunos.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: