10 fotos de seus filhos que não deveriam estar na internet

fotos-criança

Manter a segurança e a privacidade das filhos é obrigação dos pais: proteja as fotos de crianças.

A infância é tão efêmera… Quando a gente vê, já passou. Deve ser por isso que nós, mães e pais, tiramos tantas fotos. Tentamos aprisionar o momento em imagens.

Mas vivemos a geração do compartilhamento, em que uma frase, uma foto se espalha entre milhares de pessoas numa questão de minutos. E aquela foto de seu filhote fazendo graça, que você postou para que seus amigos e familiares pudessem acompanhar o desenvolvimento do pequeno, acabou caindo nas mãos erradas.

Pedofilia, sequestro, roubo, bullying. Uma simples imagem pode dar uma dor de cabeça para uma vida toda.

É extremamente difícil controlar dados on-line: uma vez postada uma imagem, ela estará disponível para sempre, pois ainda que você a delete, alguém pode tê-la salvado.

Estar 100% seguro é quase impossível, mas seguindo as dicas abaixo ao postar fotos de crianças você diminui as chances de sua família ser vítima de gente mal intencionada.

10 FOTOS QUE JAMAIS DEVEM SER POSTADAS NA WEB

1) Fotos da criança nua, no banho ou de fraldas: Você não gostaria de saber que fotos de seu filho circulam pelas redes de pedofilia, que chegam a pagar mais de 1.000 reais por uma imagem, né?

2) Fotos da criança de uniforme: Pelo computador, tablet ou smartphone, é possível embaçar, pintar ou colar uma imagem sobre o logo da escola. Adoramos postar fotos das crianças felizes em ir à escola, mas de forma alguma queremos que um desconhecido mal intencionado saiba onde ela estuda.

3) Fotos que deem pista de onde a criança mora: a foto é de seu filho fazendo gracinha, mas ao fundo tem o número da casa, o nome de uma loja, um ponto de referência qualquer que dê pistas de onde a criança mora. Com o Google, é possível encontrar qualquer endereço.

4) Fotos que seu filho não gostaria de ver publicada quando ele estiver maior: Uma gracinha da criança hoje pode vir a ser o bullying no futuro. Imagine seu filho adolescente vendo a foto que você está publicando: ele se importaria? A imagem é dele, e é pela privacidade deste indivíduo que devemos zelar.

5) Foto que você não publicaria num outdoor: Aquilo que você não gostaria de ver exposto num outdoor no meio da cidade não deve ser publicado. O que é se posta na web fica registrado para sempre e jamais poderá ser totalmente deletado. Basta lembrarmos do caso da Cicarelli.

A internet é a rua: saiba mais sobre a segurança digital de sua família aqui.

6) Fotos de crianças sem que os pais tenham autorizado: Nós, empiricamente, conhecemos todas as pessoas de nosso círculo nas redes sociais. Mas e os amigos de nossos amigos? Portanto não faça com o filho dos outros o que você gostaria que fizessem com o seu. Antes de publicar a foto em que uma criança está presente, consulte seus pais previamente. E se a foto de seu filho foi compartilhada sem sua autorização, não hesite em pedir que a pessoa a retire.

7) Fotos que estejam marcadas pelo GPS do seu aparelho: redes sociais, como Facebook e Instagram, e algumas câmeras são capazes de registradar o local em que as fotos são tiradas. Desabilite esta função nas configurações do dispositivo (veja como fazer isso no Instagram), assim criminosos terão mais trabalho em saber onde está sua família neste momento.

8) Fotos que avisem onde você está: #partiupraia, “Até que enfim a viagem”, “Chegando a …”. Postagens deste tipo denunciam que sua casa está livre, e você vira presa fácil de gente mal intencionada. Veja um exemplo aqui.

9) Fotos compartilhadas publicamente: Quanto mais gente vir a foto, mais chance ela tem de cair nas mãos erradas. Por isso, ajuste as configurações de privacidade para que apenas seus amigos vejam suas fotos (como fazer isso no Facebook e no Instagram). Se quiser ser ainda mais específico, agrupe seus amigos em listas e compartilhe as fotos apenas com as listas em que você confia (veja como fazer isso no Facebook). 

10) Fotos que não estejam guardadas numa pasta com senha: Mesmo sendo precavidos ao postar as fotos de nossos filhos, nossos aparelhos podem ser roubados, e nossos dados podem cair nas mãos de criminosos. Guardar nossas fotos em arquivos protegidos por senha dificulta o acesso, resguardando a privacidade de nossa família. Confira aqui apps para proteger as fotos de seu smartphone e como fazer isso no seu computador.

Curta diiirce:


Dia da Internet Segura - 2014

Check Also

pedofilia

Pedofilia: a importância de estar sempre alerta!

Quando as pessoas estão alertas, elas inibem a ação do pedófilo Pedofilia é assunto que …

134 comments

  1. Muito bom o post, é sempre bom saber mais sobre segurança na internet. Vou compartilhar.
    Bjs

  2. Muito bom o post, é sempre bom saber mais sobre segurança na internet. Vou compartilhar.
    Bjs

  3. vd… fui burra, e inocente, a alguns anos atráz… Meu filho, tinha 1 ano e meio, e em clube, havia, uma estátua, da branca de neve, com os anões em volta…. Ele, com certeza, inocentemente, começou a beijar a branca de neve, nem andar direito, ele naum conseguia… E eu o pai dele, achamos engraçado, e filmamos….
    Ele estava, com uma camiseta, do corinthians… e recebi, o seguinte comentário….: Tinha q ser corintiano…. Daqui a alguns anos, vai ser estuprador…. Graças a Deus, consegui, denunciar, e remover, a conta dessa pessoa, mas me arrependo, de ter postado o vídeo, hoje em dia…

  4. valeu apena ler, e compartilhar tambem, as vezes a gente passa despercebido neste sentido.

  5. muito bom ,muito bom mesmo gostei,muito importante

  6. Ótimo post! Excelentes dicas!

  7. muito legais as dicas. Obrigada. Vou compartilhar.

  8. Achei fantástico as observações. Parabéns!

  9. Muito bom saber mais sobre segurança na internet!

  10. O difícil é convencer certos pais que adoram ostentar como se filhos fossem objetos pro mundo apreciar, falta senso crítico apurado e consciência dos perigos na rede…a ficha só vai cair quando acontecer algo desagradável e/ou trágico.

  11. Muito bom, achei fantástica as dicas, vou ficar mais atenta quanto ao assunto…

  12. Supeer importantes, tam em concordo

  13. Muita gente nao acredita. E infelizmente fica mercê do pior ainda mais quando se trata das crianças que são indefesas. O pior que são atitudes simples basta seguir. E no mundo de hj cuidado nunca e demais!!!!!!

  14. Simplesmente perfeito! Se pais e mães tivessem esse cuidado, muitos problemas (no presente e no futuro) seriam evitados. Pense, reflita, mude!

  15. Sempre alertei amigos sobre isso. É uma pena que muitos pais exibem seus filhos sem dar a mínima atenção para esses fatos.

  16. São dicas para quem vive passando a perna nos outros e se caga de medo de receber o troco. Mas não adianta, a lei do retorno é implacável e justa.

  17. Infelizmente com toda essa tecnologia digital as vezes é dificil termos controle da situação,eu particularmente sou contra ficar postando fotos de crianças em redes sociais, e por mais mais que você declare sua opinião é constrangedor você ficar falando com as pessoas (tios,irmaos, sobrinhos..)que não quer que postem fotos de seus filhos, se tem parentes que moram longe e nao podem acompanhar o crescimento da criança que seje enviado fotos por e-mail, ou então fotografias impressas (o que por sinal esta quase extinto),os meios de comunicações atuais são muito uteis mas todo cuidado é pouco,principalmente quando se trata de coisas pessoais.

  18. NÃO EXPONHA SEU FILHO FAZENDO-O PAGAR O PREÇO DE SUA INCONSEQUÊNCIA!

  19. Nossa, pensarei bem antes de publicar uma foto do meu pequeno. Todos os pais e mães deveriam ler!!!

  20. Muita gente precisa ler isso, já vi tantas fotos assim…

  21. Todos os pais deveriam ler essa cartilha. Muito interessante.

  22. é verdade ,então todos nossos filhos deveriam usar burca para não se mostrarem ao publico, radical mais é assim mesmo que vivemos, um mundo de medo,onde temos que esconder as nosas crianças para não usarem a sua imagem, ou até mesmo sequestrarem elas, estamos no brasil ,gente de nada adianta a nossa segurança se o congreço não votar nova lei criminal, é uma pena , resolvido o problema vamos morar com o senhor tatu, se enterramos a 3 ou 4 metros . lá acho ter mais segurança , abraços, eeeeeeee, brasilia acorda povão

  23. Muito bom. Dicas que servem não só para quem tem filhos, mas também para preservar a privacidade de quem tem…

  24. Todo mundo (pelo menos a maioria) que está de acordo com o tema descrito, possui a SUA foto de perfil, como tbem VÁRIAS fotos disponíveis na internet (facebook, instagran, etc). Qual a diferença entre a SUA foto e a de seu filho(a)????? Os problemas da exposição não são os mesmos??? Casa de ferreiro espeto de pau????

    • Concordo com vc!
      Acredito que a segurança de um filho vai muito além de uma foto postada na rede. Acredito que o ALERTA deveria ser muito mais voltado para os pais, quando seus filhos são deixados sozinhos e acabam morrendo afogados em piscinas, quando crianças ofendem os mais velhos, quando as crianças são induzidas a fazer dancinhas obscenas etc…. Poderia eu ficar aqui e citar diversas irresponsabilidades que pais e responsáveis comentem com seus filhos, muitas vezes, com consequências piores do que simplesmente postar uma foto do filho de 1 ano tomando banho na banheira….

      Para finalizar queria dizer que existe uma palavra chamada BOM SENSO! Nada em exagero é bom! Porém os sequestros, desaparecimentos e mortes de crianças poderiam ser bem menores se os responsáveis por elas fizessem seu papel.

  25. Segurança é primordial. O mundo está cheio de vagabundos querendo fazer o mal.

  26. Outra que esquecemos é que uma criança não deveria fazer perfil social, já que a idade mínima pra ser um perfil é 18 anos, pais irresponsáveis não prestam atenção nisso e deixam isso passar, crianças não tem consciência do que estão fazendo, nem mesmo pré-adolescentes postando fotos quase nuas achando que estão arrebentando. Deveríamos zelar mais por nossas crianças e por sua infância, sem apresentar o que a tecnologia tem pra oferecer isso pra ela.

    • A irresponsabilidade, neste caso, é totalmente dos pais. Falta educação e cultura de base nas famílias de hoje em dia. A mesma menina que posta uma foto “sensualizando” em perfil social, é a mesma que sai com os pais para uma festa de dança funk até o chão e todos os presentes acham lindo e até aplaudem! HIPOCRISIA!!

  27. Uns dias atrás coloquei no meu face exatamente esse exposição que os pais postam de seus filhos na net, acreditem tem mães que não aceitam o fato de que expor os filhos é perigoso. infelizmente vivemos num mundo onde a net é a porta de entrada de coisas ruins, mesmo assim continuo alertando.

  28. Informação muito útil…………obrigado pelo alerta

  29. Cartilha super válida para os pequenos e para os grandes também.
    Privacidade é tudo, tenhamos um pouco de cuidado com nós mesmos.

  30. Perfeito , que os pais leiam com atenção!

  31. Que bom criarem mais segurança na net.Obrigado por se preocuparem com nossos pequeninos,e com os adolescentes tbm.

  32. PRa mim isso é tudo babaquice da conspiração apocalipce zumbi… Se alguém tá te querendo, não é facebook que vai ajudar. Acho que esse povo altista que não tira a cara da tela não vê mesmo o carro do bandido parado na porta de casa

  33. Nossa to anestesiada,nunca parei para pensa nessas situações :O,principalmente em fotos fardados,valeu pela a dica….

  34. O problema é postar "partiu praia" ou falta de atenção que normalmente os adultos tem com suas crianças em locais públicos??? Já foi mostrado diversas vezes em reportagens o quanto os pais são desatentos com seus filhos em shoppings, praças ….será que realmente o risco maior esta em postar algo que identifique a criança ou deixa-la a merce do acaso?

  35. Os pais nâo fotos somente para "ostentar" os filhos….alguns filhos de amigos e parentes queridos que moram longe só conheci pela Web…Creio que ela possa ser usada sim, mas com cuidado com relação a tudo!!!

  36. Concordo plenamente pois os pais expõe muito as nossas joias raras.

  37. Gostei, verdade, todo cuidado com as crianças ainda é pouco, eles são mais espertos hoje, mas são indefesos ,temos que evitar para que tenhamos uma proteção maior para as crianças e até mesmo os pais.É muito bom sermos orientados . Vou compartilhar.

  38. Resumindo: não publiquem fotos, abandonem a internet e o mundo. Tudo é perigoso agora.

  39. Estou louco? Isso eh ser neurotico demais. Uma foto de crianca eh soh uma foto.

  40. Estou louco? Isso eh ser neurotico demais. Uma foto de crianca eh soh uma foto.

  41. Todos pais deveriam ler.

  42. Essa preocupação tem alguma lógica.Mas dizem que 90% delas não acontecem.

  43. Muitas vezes as pessoas deixam-se se levar pelo orgulho, vaidade expondo seus filhos em redes sociais. com isto, Para que colocar crianças em riscos violentos.

  44. Depois de tudo isso, o melhor é nem tirar fotos! Nem mesmo ter perfil em redes sociais! Viver em sociedade já é exposição!

  45. Concordo! Fotos de criança no face..só para família e amigos próximos!

  46. Depois me chamam de paranoico. Isso é sério e deve ser considerado

  47. Carleane Piiton Reis

    mais er verdade isso mesmo foto de crianca espalhado pelo mundo inteiro erradissimo

  48. Ótima postagem, muito oportuna ! Compartilho com meus amigos. Obrigada.

  49. Acabei de colocar um comentario sem meu nome nele, e’ a primeira vez que venho aqui, desculpe-me.Fico grata por seus otimos conselhos.Cuidarei melhor da seguranca de meu netinho de 9 anos daqui pra frente.Obrigada!

  50. Karine Fonte de Azevedo

    Ninguém está proibido de tirar fotos dos filhos. Eu mesma tenho dezenas de fotos minhas da infância, todas guardadinhas em papel e HD externo. Não precisam é estar expostas no "outdoor", essa é a recomendação. Não fvale a pena facilitar, é mais seguro criar um álbum e dar o endereço/senha a quem vc quiser.

  51. RESULTADO 2: Só postem MEMEs.. rs

  52. Debora Silmara, Deyna Moura Cardoso, Fabiano Cardoso, Cleide Medeiros

  53. Se a questão é compartilhar fotos com parentes distantes, envia por e-mail. Só a NSA e o Obama irão ver!

  54. Nivea Maria Soares

    Publico fotos de meus filhos mas para serem visualizadas apenas por familiares, e amigos em quem confio, publicamente nunca. Desnecessário apelar, como muita gente faz.!!! São nossos filhos e não assessórios. Meu conselho a quem tem mais 987493095 contatos no face, é: crie uma lista add só pessoas confiaveis e não deixe aberto para o restante ver. 😉

  55. É só postar para família e alguns amigos que a pessoa deseja. Simples assim.

  56. O texto é ótimo, as recomendações também. Mas vi algo que talvez a própria dona do blog não tenha se atentado: Suas informações do perfil(final da página, lado esquerdo) em que aparece justamente com seus filhos!!! Então é uma tremenda incongruência dar tantos conselhos úteis e não segui-los!

  57. Eu já imaginava assim, mas ñ sabia q é tão sério.
    Vou rever os meus conceitos.

  58. ainda bem que não posto as fotos dele com esses tipos de comentários de local lugar onde estamos eu apenos posto foto do rosto dele, e as vezes do corpo todo mas com ma roupinha linda

  59. Mto bom! Obrigada!

  60. O melhor a fazer, minimizar as postagens de fotos.

  61. Adorei esses post …Mães e pais se consentissem …

  62. Tarcia Moioli Leia … muito legal!

  63. Selecionar as fotos . Outro dia uma criatura postou uma foto com o telefone do colegio e toda a turma de crianças pequenas ….

  64. É preciso prevenir …

  65. vamos acabar ficando neurótico com isso! bullshit!

  66. Achei as dicas maravilhosas, parabéns!!

  67. 1-Fotos da criança nua, 2) Fotos da criança de uniforme, 3) Fotos que deem pista de onde a criança mora, 4) Fotos que seu filho não gostaria de ver publicada quando ele estiver maior, 5) Foto que você não publicaria num outdoor,6) Fotos de crianças sem que os pais tenham autorizado, 7) Fotos que estejam marcadas pelo GPS do seu aparelho, 8) Fotos que avisem onde você está: #partiupraia, “Até que enfim a viagem”, “Chegando a …”. , 9) Fotos compartilhadas publicamente:, 10) Fotos que não estejam guardadas numa pasta com senha:
    A internet é a rua: saiba mais sobre a segurança digital de sua família aqui.

  68. Yona Lopes Meira de Vasconcellos

    Concordo com muita coisa!

  69. Muito bom, achei fantástica as dicas, vou ficar mais atenta quanto ao assunto…

  70. olha, algumas dicas fazem sentido, já outras beira a paranóia! os filhos não são o centro do mundo e muito dificilmente serão alvo de algum pedófilo, ficar se retendo a postar uma foto é meio complicado, se vc for se ater ao que existe na internet vc nunca mais entra, sério.

  71. Aqui tem muita coisa importante pra segurança e tal mas Metade disso é babaquice.

    • babaquice? Até a hora que acontecer com sua família, ai vc vai ver o que é babaquice, é muito fácil falar dessa maneira quando se está longe desses tipos de acontecimento, quando estamos fechados em nosso “mundinho”. Va em uma delagacia e veja os casos que diariamente são denunciados, mães desesperadas relatando um desses fatos ocorridos acima citados…ai vc vai ver que não tem nada de babaquice.

  72. Rosângela T Holanda

    Informação importante.

  73. digo mais, ao invés de não postar fotos dos filhos indo à praia e escrever #partiupraia é melhor nem levar à praia, pois os pedófilos podem estar lá também, e inclusive podem tirar fotos de seus filhos lá e vendê-las. devemos cobrir totalmente nossas crianças, quando estiverem nas ruas ou melhor ainda, impedir que saiam, pois o mundo hoje em dia… nem matricule seus filhos em escola nenhuma, pois é bem sabido que escolas são rondadas por pedófilos que ficam só esperando o horário de saída. e se tirar fotos e guardar em seu computador também corre o risco de algum hacker invadir e roubar as fotos, então é melhor nem tirar ou cortar o acesso à internet.

  74. Bruno Mito. Penso exatamente a mesma coisa…

  75. Muito serio isso !!entao Pais fiquem atentos, pra nao chorarem amanha.

  76. PAREM DE FUMAR BAGULHO ANTES DE ENTRAR NO FACE

  77. muito importante para quem se preocupa com a seguranca de sua familia, tenho certeza de que e melhor a seguranca do que a ostentacao. juarez

  78. E verdade hoje nao pra confiar em ninguem

  79. Gostei muito dos esclarecimentos, parabéns.

  80. Karen Teles Benitez

    NAO: resultado: nao exponha seus filhos como objetos em rede social sem controle. Tirou fotos? Guarde para quem interessa.

  81. Posto para meus familiares e amigo de longe acompanharem meus filhos crescendo , mas vou prestar atenção a essas informações , sei que isso êh importante pelo mundo que estamos hj ….

  82. Grande parte da população ainda não está preparada para o mundo virtual. Só quer ostentação e não mede as consequências.

  83. Apesar do post informar sobre a exposição dos filhos. Acredito que o mais coerente é manter o mínimo de informação sobre o que voce faz da sua vida.

  84. Seila Schiavi Oliveira

    Concordo com a Marta. Não posto fotos por ostentação, e sim porque moro no exterior e esse e o jeito mais fácil dos meus familiares conhecer e acompanhar meu filho.
    Uso o máximo de segurança que posso, e pesso todos os dias a Deus que guarde me filho de tudo que ah de ruim no mundo.

  85. CONCORDO COM TUDO,ACHEI ESSAS DICAS MUITO BOAS.OBRIGADA.

  86. eu pessoalmente nunca publiquei a foto de nenhuma criança e tento resguardar as que tenho

  87. pois é, na maioria das vezes não nos atentamos a isso….

  88. Hahaha. Dá até vontade de ir com alguns comentários…

  89. É tem que tomar muito cuidado hoje em dia …

  90. tem que prender os doentes pedófilos e outros que nos fazem mal e não nos privar de poder ter fotos dos nossos filhos e compartilhar com familiares e amigos… a gente é que vive preso por conta de doentes e dementes

  91. Aviso IMPORTANTE:
    Ao sair de casa em dia de chuva pode ser atingido por um ráio
    Ao sair da casa em dia de sol pode adquirir câncer de pele
    Ao sair à noite pode ser assaltado
    Ao sair para trabalhar pode ser sequestrado
    Se ficar enfiado em casa vai ficar com sindrome do pânico ou depressão
    Se ficar velho vai ficar com uma série de doenças crônicas
    se vc continuar vivo certamente vai …
    MOOOOORRRREEEERRRRRR!!!!!

  92. valeu a dicas .más tudo isso é impossivel 50% eu consigo com ja faço

  93. Eu acho que é tudo questão de bonsenso. Divulgar, publicar não faz mal a ninguém. O problema são os Sem Noção que não tem a mínima noção do que postam e as consequencias disto. Não vejo motivo algum postar foto do filho almoçando e sujando a mesa e a boca de comida, não vejo motivos pra ninguém postar fotos em momentos intimos e coisas do tipo. O mal da Internet não são os mau intencionados, mas sim os de cabeça ruim que dão oportunidades aos maus intencionados..

  94. Suely Carvalho

    Observação concordo com a Kell Barroso, as dicas são muito válidas mas a própria Diiirce (autora do site), postou fotos com os filhos portanto não segue as próprias recomendações.(no final do blog a esquerda tem a foto de toda a família.

  95. Quem disse que eh um texto paranóico não deve ter filhos…

  96. patricia silva

    a muitos pedófilos

  97. A irresponsabilidade dos pais pode colocar os próprios filhos em risco. É incrível imaginar que pessoas divulguem voluntariamente informações perigosas a si mesmas e à própria família. Mas é o que mais vemos nas redes sociais.

    Fotos de crianças nuas, que podem despertar a atenção e a cobiça de pedófilos, são o que mais existe no Facebook.

    Meus filhos não aparecem na internet. Nossas fotos são muito discretas. Quando quero guardar algo de recordação, imprimo e coloco no álbum de família. As pessoas esquecem que podem imprimir as fotos, e não são obrigadas a postar na rede tudo o que fazem.

Deixe uma resposta