Fazer seu filho ajudar em casa auxilia também o desenvolvimento dele

afazeres

Cuidar de si mesmo é algo que deve ser ensinado no dia a dia, com exemplos e incentivo para fazer seu filho ajudar em casa.

Quando nascem, nossos filhos dependem da gente para fazer tudo o que precisam para sobreviver: da alimentação à higiene. Conforme eles vão crescendo, vamos ensinando-os a se virarem sozinhos, embora nosso instinto de querer cuidar de tudo o tempo todo fale mais alto.

Aos poucos, precisamos ensinar aos pequenos uma habilidade que garantirá sua sobrevivência: autonomia. E isso é uma atidude que parte deles. Repare em como os bebês que já têm um certo controle sobre si tentam comer sozinhos, pegar e passar a pomada, imitam certos comportamentos nossos. Não buscar essa independência é sinal de que algo não vai bem.

Quando já conseguem ter controle sobre si mesmos é que a vida da mãe vira uma loucura: a vontade de querer fazer tudo sozinho, faz com que nossos filhos de 4, 5 anos se pareçam como mini-adolescentes. Minha experiência de mãe e meus breves conhecimentos em psicopedagogia dizem que isso é só uma febre que deve ser controlada com o pulso dos pais, para que não se transformem em pequenos tiranos: independência e autonomia, sim; autoritarismo infantil, não.

Assim que a criança sai das fraldas, e sai oficialmente do posto de bebê, algumas tarefas do dia a dia podem ser ensinadas (e até exigidas) para que ela aprenda a se virar no dia a dia. Guardar seus próprios brinquedos, aprender a tirar e por a própria roupa, colocar a roupa suja do cesto, comer sem o auxílio dos adultos, aprender a usar o copo são algumas das habilidades a ser ensinadas.

<<Quarto Montessoriano: Expectativa e realidade>>

Por volta dos 3, 4 anos, já podemos pedir para a criança por guardanapos na mesa, trocar o rolo de papel higiênico, separar seus brinquedos por categoria, escolher as próprias roupas.

Com 5, nossos pequenos já podem por a mesa, levar o prato à pia, colocar a roupa na máquina, tirar pó.

E conforme a criança a vai assimilando e incorporando cada tarefa ao seu dia a dia, podemos ir dando atividades mais complexas. Que criança não fica feliz quando a mãe lhe diz que já que ela aprendeu a por a toalha na mesa sozinha e agora também pode por os pratos?

A única desvantagem disso tudo é lidar com as vontades: seu filho vai fazer bagunça, vai querer arrumar a mesa do jantar à 15h da tarde, vai zonear o guarda-roupa e sair com as vestes sem nenhuma combinação. Aí é que a gente entra: botando limite, explicando o porque aquilo não está bom. Refazer, corrigir e criticar tudo também já é anulador demais, porque aí não há incentivo que resista.

Além disso, precisamos estar atentos aos riscos de algumas atividades. Com o tempo eles vão querer mexer com fogo, facas, água, cuidar dos irmãos menores. E isso não deve ser proibido, mas, dependendo da idade, a criança pode se aventurar com os perigos, desde que rigorosamente supervisionada por um adulto.

Se seu filho não se animar, um prêmio pode dar um jeito. Uma tabela com metas a serem cumpridas em troca de um passeio ou presente ajuda. E as punições devem existir se a criança não estiver cumprindo com seu dever. Não guardou seus brinquedos, não tem TV, por exemplo.

Vamos combinar que é tudo muito lindo na teoria, e a prática pode dar certo! Basta um pouquinho daquele líquido raro encontrado na fontes mais profundas da maternidade: paciência. Com ela, acho que teremos adolescentes mais compreensivos e participativos dentro de casa. Só o tempo virá com a resposta.

ajuda em casa


 

Gostou do post e quer receber mais dicas, como esta para seu filho ajudar em casa? Assine o blog e saiba em primeira mão quando um post novo for ao ar. 

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

 

Check Also

10 perguntas que você jamais deve fazer a uma mãe que fica em casa

10 perguntas que você jamais deve fazer a uma mãe que fica em casa

Para manter sua integridade e sua cabeça no lugar, recomendo a leitura dessas 10 perguntas que …

160 comments

  1. A minha pequena tem apenas 1 ano e 11 meses, já faz muita coisa desde cedo: enxuga prato, varre o que suja, leva prato para a pia, coloca roupa suja no balde, joga a fralda no lixo e já fica de castigo quando necessário também. Muito espertinha!!! amo amo amo….

  2. IMAGINA UMA CRIANÇA DE 9 A 11 ANOS FAZENDO A LISTA DO SUPERMERCADO KKKKKK SO VAI TER BOBEIRA NESSA LISTA.

  3. André Panzetti Kelly Panzetti

    Kelly Bramont Panzetti

  4. Claudia, a minha de 7 anos já faz. Vou ditando para ela e ela vai escrevendo. Ajuda muito na escrita e leitura. Ela mesmo quem pede para fazer.

  5. Olha essa foto Milena Cerveira de Paula não parece a sua filha?? rs Bjoss 😉

  6. Gabriela Macedonia Perrone

    Na minha casa, essas tarefas são vistas como exploração da enteada, isso que ela só arruma o quarto dela! Eu acabo fazendo TUDO sozinha…

  7. O que falta aos pré-adolescente e adolescentes de hoje é responsabilidade!!! A maioria não tem obrigação nenhuma, mal estudam.
    Aos 13/14 anos eu já trabalhava fora como balconista em uma padaria e estudava (nunca tirei uma nota vermelha!!), já ganhava meu "dinheirinho" para manter minhas despesas e dar valor ao dinheiro!!!! Assim não tive tempo pra ficar na "rua" aprendendo e fazendo o que não devia! Foi ótimo, desde então sempre trabalhei e fui independente!!!

  8. Eduque seu filho no caminho que deve andar para nunca se desviar dele

  9. umm interessante saber disso gostei

  10. Ótimo para ser divulgado nas escola da 1°série á 8° .

  11. Que isso,escravidão??? Como uma criança de 6 anos que quer se divertir vai lavar a louça? A pelo amor de deus

    • Sim,auxiliar sim,mas lavar uma louça inteira sozinha com 6 anos eu não acho certo! O

    • Não é escravidão meu caro, fazer estas pequenas tarefas ocupa um tempo curtíssimo. A criança terá muito tempo depois para brincar. A minha filha por exemplo, me põe de castigo (cadeirinha do pensamento) se eu for fazer um bolo e não convidar ela.
      No meu pinto de vista isto que estamos proporcionando não é só educação mas tambem respeito ao próximo. Gostaria de deixar claro que não considere minha resposta como uma afronta mas sim como um pinto de vista diferente.

  12. Ma Nazaré Paulino

    Amigo, claro que não é escravidão.
    A criança ajuda nas tarefas.
    Pode enxaguar a louça, lavar aquilo que suja, etc.
    Tenho 03 filhos adultos, que sempre ajudaram e são pessoas muito responsáveis.
    Tenho certeza que auxiliar em casa, ajudou muito.

  13. Ma Nazaré Paulino …ele é skatista… q sabe de lavar louça…. kkk

  14. Graziele Barbosa

    Também acho super válido dar tarefas aos filhos, até para que eles mesmos sintam confiança em sí. Eles tem que saber se virar, pelo menos no básico. Não é explorar, pois ainda são crianças, tem que ter horário da estudar, brincar e porque não para ajudar? Excelentes dicas.

  15. Se todos os pais dessen mais responsabilidades aos pequenos talves os adolecentes ficariam com a cabeca ocupada com algo produtivo e nao se envolvessen tanto com drogas e alcool e nao teriamos tantas criancas gerando criancas…nem tantas maes chorando e perdendo seus filhos p os traficantes..

  16. Se todos os pais dessen mais responsabilidades aos pequenos talves os adolecentes ficariam com a cabeca ocupada com algo produtivo e nao se envolvessen tanto com drogas e alcool e nao teriamos tantas criancas gerando criancas…nem tantas maes chorando e perdendo seus filhos p os traficantes..

  17. PRIMEIRA. TAREFA PARA EDUCAR À CRIANÇA É ENSINA-LA A GUARDAR SEUS BRINQUEDOS E A TER CUIDADOS COM ELES.

  18. E quando eu fazia isso, fui mãe aos 18 anos e sem nenhum conhecimento de nada, me chamavam de madrasta. Hoje minha filha é uma mulher incrível. Já ouvi de amigas: sua filha é o sonho de consumo de qualquer mãe. Será que fui madrasta mesmo?

    • Linda eu sei o que passou, pois eu também fui mãe aos 18 anos. Hoje tenho três meninas lindas e duas já mães, elas são super bem sucedidas e alto-suficientes o bastantes para ter suas próprias vidas. Ensinamos o trabalho e a necessidade dele desde cedo. E isso é super favorável a qualquer ser em desenvolvimento. Parabéns… você conseguiu seu objetivo como mãe.

  19. Aline Trancoso Machado

    Como diria me sogro: "bobo é adulto que não aceita ajuda de criança". Obrigada pelos relatos. Irão me ajudar muito com meu pequeno.

  20. Marcelo Daronch Porque?Preconceito?Você ta achando que Skatista é vagabundo?Cria vergonha na cara e deixa de ser preconceituoso meu amigo,porque você nunca foi e nunca vai ser ninguém pra julgar qualquer pessoa neste MUNDO e muito menos um Skatista,se você não sabe de nada não julgue sem conhecer ou sem ver algo,pode haver sim poucas pessoas que andam de Skate e é oque você pensa que nós somos,mas aprenda a julgar depois de conhecer doque julgar sem conhecer,porque você não é NINGUÉM pra julgar nós Skatista,abraços.

  21. Com certeza não… Madrasta mesmo é esse povo q dá tudo e deixa fazer tudo pq acha q assim vai comprar o amor dos filhos.

  22. Adriana Souza Parabéns! Vão te chamar ditadora. Previna-se

  23. Luis Perestrelo. Você não sabe o que é escravidão. Se o garoto/a se cria sem responsabilidades domésticas, aí, sim, ele pensa que tem uma escravinha [mãe, empregada] para fazer o que é sua obrigação. No Japão, então, todos são escravos, inclusive nas escolas, onde não existem zelaras, pois os alunos fazem o serviço e, assim, evitam sujar o ambiente. INFORME-SE.

  24. Sim raymundo,só uma criança quando bagunçar/sujar com certeza deve limpar,mas oque digo é uma criança de 6 anos lavar a louça que ela o pai a mãe e o irmão sujou só pke uma mae viu isso aki,ow até msm como diz na tabela lavar um quintal,isso não tem cabimento…

  25. E ma nazaré,concordo com você, auxiliar acho certo Mas uma criança de 6 anos lavar uma louça sozinha acho errado!,acho que você entende
    entende…bjs

  26. parabéns querida. é assim msm desde cedo!!

  27. Luis Perestelo…Não acho escravidão não…eu e minha irmã com 6~7 anos ajudávamos lavar calçada,lavar, enxugar e guardar a louça…e na tabela não quer dizer que a criança deva fazer sozinha mas sim ajudar…isso é dar a responsabilidade…tenho 5 filhos e até meu caçula de 4 anos ajuda em casa tanto com seus brinquedos como com a própria louça que suja,ele mesmo coloca na pia…e meu menino de 7 anos arruma a própria cama…as meninas de 11 e 9 ajudam a fazer comida e meu mais velho com 1 ano e meio ajudava a guardar as compras…e nunca fui chamada a atenção por fazer meus filhos de escravos muito pelo contrário sempre fui parabenizada por todos a minha volta por essa minha atitude…

  28. Ele(a), tera' muito tempo p/ "se divertir",isso e'trabalho de 15 minutos.Claro que mae nenhuma aguenta a bagunca em volta disso .E' apenas p/ a crianca ficar inteirada e gradativamente apta.

  29. Só que para brincar tem um dia inteiro enquanto secar a louça dura apenas poucos minutos!

  30. Se comprar uma bimby pode ser que quando chegar a casa tenha o jantar feito…

  31. Meu filho tem três anos e já faz a parte da lista referente a idade dele, e sem eu precisar pedir, como por exemplo quando ele chega da escola tira a roupa, cokoca no cesto de roupa suja, coloca os sapatos do lado da porta, enfim, acredito sinceramente que além de estimular, o ensina a respeitar o trabalho de quem arrumou e ter uma rotina organizacional.

  32. Vocês conhecem o estatuto das criancas? Eu preciso dar uma lida para ver as mudancas… Os adolescentes conhecem bem…Conheci um casal feirante do ceasá, que. Durante as férias escolares, levou seus filhos para ficar com eles e não sozinhos em casa.Gostavam de juntar as laranjas…-era como uma brincadeira! A fiscalização lhe chamou a atencao…era outros problemas…. Eh isso ai!

    • Ivone a lei 1.634 do código civil diz que os pais devem exigir respeito e obediência dos filhos, bem como pequenos serviços condizentes com a idade. Uma coisa é participar da rotina em casa, outra coisa é trabalho infantil. 😉

      • Esse quadro de atividades não é do livro Soluções para Disciplina sem Choro? Se sim, faltou citarem a fonte.

      • Não, Tereza. É de minha autoria. 😉

      • Meu filho mais velho tem 19 e a menina 17,ambos não gostam de fazer nada e fica um jogando para o outro,minha casa tem 4 comados sendo 2 quartos 1 banheiro sala e cozinha é um sobrado.
        Gostaria de uma lista para poder dividir as tarefas sem brigas de igual para igual

      • Equipe PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.

        Prezada Diiirce,

        Atualmente há legislações mais completas e recentes que determinam sobre o trabalho infantil bem como os direitos e deveres da criança e adolescente, o último que deveria ser levado em consideração é o Código Civil.
        A Constituição, o Estatuto da Criança e Adolescente – ECA, e a Declaração Universal dos Direitos da Criança, versam sobre a proteção integral da criança e do adolescente, principalmente por estarem em condição peculiar de desenvolvimento (físico, psicológico, social, afetivo) que sobrepõem ao Código Civil.
        Ressalta-se que a tabela “Seu filho pode ajudar em casa!” tem sido mal interpretada e compartilhada por muitos, o Decreto Nº 6.481, de 12 Junho de 2008, que regulamenta a convenção 182 (Convenção Sobre Proibição das Piores Formas de Trabalho Infantil e Ação Imediata Para sua Eliminação) da Organização Internacional do Trabalho – OIT, descreve as piores formas de trabalho infantil, dentre elas a de cuidado e vigilância de crianças, de pessoas idosas ou doentes, além do trabalho doméstico.
        As politicas públicas estão evoluindo para erradicação do trabalho infantil, privilegiando o tempo de lazer, o brincar e a escolarização. Neste ano o indiano Kailash Satyarthi foi um dos ganhadores do Nobel da Paz, por ter libertado mais de 60 mil crianças do trabalho infantil.
        Contudo ainda há uma visão que retrocede as politicas públicas e a legislação brasileira, principalmente por alguns setores da sociedade. Nota-se que as famílias favorecidas financeiramente geralmente incentivam o estudo, o lazer e as atividades pertinentes à idade, enquanto as famílias menos favorecidas estão fadadas ao conceito de que o trabalho infantil é a única maneira de livrar às crianças das drogas, marginalidade e risco. Precisamos estar atentos a não disseminar um conteúdo que muitas vezes pode ter uma interpretação errônea e ir até mesmo contra a legislação vigente.
        É claro que a criança pode participar de algumas tarefas domésticas adequadas a sua idade, contando que não sejam obrigações e que sempre esteja acompanhada e supervisionada por um adulto responsável, lembrando principalmente que não há nada mais saudável para o desenvolvimento infantil do que o brincar.

        Equipe PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.
        aphas_peti@yahoo.com.br
        Sugerimos as consultas de tais materiais:
        http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069compilado.htm
        http://www.oitbrasil.org.br/
        http://www.oitbrasil.org.br/publication
        http://portal.mpt.gov.br/wps/portal/portal_do_mpt/area_de_atuacao/trabalho_infantil/!ut/p/c5/04_SB8K8xLLM9MSSzPy8xBz9CP0os3hH92BPJydDRwN_E3cjA88QU1N3L7OgsFBfM6B8pFm8AQ7gaEBAt5d-VHpOfhLQnnCQzbjVOppC5PHY5OeRn5uqX5AbURkckK4IAFiz3fc!/dl3/d3/L2dJQSEvUUt3QS9ZQnZ3LzZfQUdTSUJCMUEwTzRHMjBJVDU1R0o2UlY5RDA!/#&panel1-3
        http://www.mds.gov.br/
        http://www.tst.jus.br/documents/3284284/0/Entrevista+Kailash+Sathyarti

      • Prezada Diiirce,

        Atualmente há legislações mais completas e recentes que determinam sobre o trabalho infantil bem como os direitos e deveres da criança e adolescente, o último que deveria ser levado em consideração é o Código Civil.
        A Constituição, o Estatuto da Criança e Adolescente – ECA, e a Declaração Universal dos Direitos da Criança, versam sobre a proteção integral da criança e do adolescente, principalmente por estarem em condição peculiar de desenvolvimento (físico, psicológico, social, afetivo) que sobrepõem ao Código Civil.
        Ressalta-se que a tabela “Seu filho pode ajudar em casa!” tem sido mal interpretada e compartilhada por muitos, o Decreto Nº 6.481, de 12 Junho de 2008, que regulamenta a convenção 182 (Convenção Sobre Proibição das Piores Formas de Trabalho Infantil e Ação Imediata Para sua Eliminação) da Organização Internacional do Trabalho – OIT, descreve as piores formas de trabalho infantil, dentre elas a de cuidado e vigilância de crianças, de pessoas idosas ou doentes, além do trabalho doméstico.
        As politicas públicas estão evoluindo para erradicação do trabalho infantil, privilegiando o tempo de lazer, o brincar e a escolarização. Neste ano o indiano Kailash Satyarthi foi um dos ganhadores do Nobel da Paz, por ter libertado mais de 60 mil crianças do trabalho infantil.
        Contudo ainda há uma visão que retrocede as politicas públicas e a legislação brasileira, principalmente por alguns setores da sociedade. Nota-se que as famílias favorecidas financeiramente geralmente incentivam o estudo, o lazer e as atividades pertinentes à idade, enquanto as famílias menos favorecidas estão fadadas ao conceito de que o trabalho infantil é a única maneira de livrar às crianças das drogas, marginalidade e risco. Precisamos estar atentos a não disseminar um conteúdo que muitas vezes pode ter uma interpretação errônea e ir até mesmo contra a legislação vigente.
        É claro que a criança pode participar de algumas tarefas domésticas adequadas a sua idade, contando que não sejam obrigações e que sempre esteja acompanhada e supervisionada por um adulto responsável, lembrando principalmente que não há nada mais saudável para o desenvolvimento infantil do que o brincar.
        Equipe PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.
        aphas_peti@yahoo.com.br
        Sugerimos as consultas de tais materiais:
        http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069compilado.htm
        http://www.oitbrasil.org.br/
        http://www.oitbrasil.org.br/publication

        http://portal.mpt.gov.br/wps/portal/portal_do_mpt/area_de_atuacao/trabalho_infantil/!ut/p/c5/04_SB8K8xLLM9MSSzPy8xBz9CP0os3hH92BPJydDRwN_E3cjA88QU1N3L7OgsFBfM6B8pFm8AQ7gaEBAt5d-VHpOfhLQnnCQzbjVOppC5PHY5OeRn5uqX5AbURkckK4IAFiz3fc!/dl3/d3/L2dJQSEvUUt3QS9ZQnZ3LzZfQUdTSUJCMUEwTzRHMjBJVDU1R0o2UlY5RDA!/#&panel1-3
        http://www.mds.gov.br/
        http://www.tst.jus.br/documents/3284284/0/Entrevista+Kailash+Sathyarti

  33. … a fiscalização lhes criou outros problemas….eu escrevi. Isso 20 anos atras.

  34. Concordo com você, eu também trabalhava nesta idade… infelizmente, hoje, se uma pequena empresa coloca um menino de13/14 anos para trabalhar pode ser inclusive processada pelo Ministério do Trabalho…. temos somente os jovens aprendizes, já com 17/18 anos, e em empresas grandes….:(. A legislação não ajuda…

  35. Daniel Gil rsrs, será? gente, ela é muito espertinha, tudo que vc fala ou pergunta ela tem a resposta na ponta da língua, conta até dez, tá começando a falar as cores. Ontem mesmo ela estava com uma sacolinha de doces, sentou no chão e começou a separar os pirulitos das balas e pipocas e em seguida começou a contar por etapas viu. Babei!!!

  36. Os Meus filhos cada um tem suas obrigações dentro de casa assim eu como mãe tenho as minha, foi o que apreendi com os meus país um de 7 e o outro de 14 anos

  37. Francielma Araujo explora bastante isso, crianças muito espertaS SÃO TBM MUITO CURIOSAS, já pode comprar aqueles joguinhos de cores e aos 3 vc pode introduzir aquele quebra cabeça grande ajuda muito na parte motora os pais são os 1 professores, não sendo algo maçante pra criança pode exagerar nos brinquedinhos.

  38. Nossa gente a minha tem 12 e é uma preguiça, não sei mais o que fazer, as unicas coisas que eu peço pra ela fazer é arrumar o quarto dela e lavar a louça" ela faz chorando e reclamando" tá terrivel só quer ficar passando esmalte e teclando no celular o tempo todo, estou me sentindo cansada, todo dia tem que lembra la das tarefas " tá osso viu"

  39. Fabiana L. Campos obrigada, pelas dicas! ela até já tem aqueles brinquedinhos de montar, fica colocando um em cima do outro até cair.

  40. Ajuda? parece mais uma empregada doméstica mirim

  41. Geisse Matos olha ai oque você já deveria fazer

  42. Dimitri Maia hmmmm… nao julguei, se julgou sozinho qdo disse q uma criança de 6 anos nao poderia lavar a louça pq seria escravidão. comparar lavar louça com escravidão, já se pré julgou meu amigo, pois nao entende mesmo NADA de trbalho… há, viu??? sou músico cara, e já me deparei muito com preconceito… mas nunk falei uma merda dessas… e viu, não precisa ofender…. apenas mantenha a calma… senão vc já perdeu aí 'playboy' …abço amigo

  43. Marcelo Daronch Sinto muito mas você escreveu de um jeito que qualquer pessoa entenda que você está chamando Skatista de Vagabundo,falou que ele era skatista,e depois das reticências escreveu "que sabe lavar louça" então quer dizer que nenhum Skatista sabe lavar louça?Sinto muito mas você está totalmente errado e não vem com essa não "play boy".

  44. E se você soubesse interpretar corretamente,saberia muito bem que ele não falou Escravidão em seu principal sentido,e sim um meio de dizer oque a criança pensaria por ter várias obrigações nessa idade,que seria a idade de aproveitar a infância.Abraços.

  45. E outra,qualquer tipo de trabalho infantil é CRIME.

  46. VARRER?PASSAR ASPIRADOR?LAVAR LOUÇA?POR E TIRAR A MESA?GUARDAR COMPRAS?LAVAR QUINTAL?Isso pra min é uma coisa ridícula e pode ser totalmente considerado um CRIME,porque a criança vai passar o dia todo até fazer isso,isso é o que uma Mãe faz,isso é quase tudo oque uma Dona de Casa ou Faxineira tem que fazer no Dia.Esta tabela esta TOTALMENTE errada.Sinto muito mas tanto você e tanto a pessoa que escreveu este texto estão de certo ERRADAS.

    E cade o tempo livre da criança?Dela brincar,jogar bola,etc.Agora eu sou totalmente a FAVOR da Criança Limpar oque suja,levar o SEU prato até a pia,e outras mínimas coisas que não quero entrar em detalhes agora,a criança lavar o prato que a Mãe,o Pai e o resto da Família,você acha isto justo?Está tabela ta querendo fazer a Mãe de Rainha,ficar deitada o dia inteiro vendo a criança fazendo essas tarefas. Rídiculo Esta postagem!

    • Dimitri, em momento algum escrevi que as crianças seriam responsáveis pelo serviço da casa. O texto foca justamente na questão de a criança AUXILIAR nos afazeres, como uma forma de adquirir independência, autonomia e até entender a dicotomia do direito e do dever. Colocar uma criança para ser o responsável pelos serviços domésticos configura trabalho infantil, sim, mas exigir que ela faça pequenas tarefas do dia a dia também está previsto na lei 1634 no código civil. No mais, criança tem que brincar, tem que estudar e tem que ser responsável por suas atitudes também. Isso se chama educação.

  47. Nao concordo! Tenho um casal de filhos ,irrepreensíveis,responsáveis , formados,bem sucedidos,sempre souberam dar valor às conquistas e ao dinheiro.Ensinei com EXEMPLOS. Sou organizada, responsável, presente,cobrei deles atitudes certas. Nunca colocaria um filho meu para lavar louça ou banheiro. Coloquei-o nas artes marciais, inglês,violao,futebol,minha filha frequentou ateliê de pintura,balé,idiomas, levava-os aos ILPIs,abrigos de menores infratores,casas de recuperaçao de drogados….e mostrava o outro ladoda vida. DEU certo!!! Sao super organizados em suas casas…e em suas vidas!
    Minha funçao? Secretária…É possivel dar uma educaçao de qualidade sem necessariamente ser permissivo e/ou milionário.

  48. Dimitri Maia quando tiveres filhos…vais ver, que o que está nesta tabela não tira tempo livre as crianças…caso não saibas, o dia é dividido em 3 partes iguais…8 horas, mais 8 horas, mais 8 horas…24 HORAS
    dessas 3 partes, 8 horas são para dormir, 8 horas para brincar, e as 8 HORAS restantes são para a escola e ajudar em casa… por isso antes de falares de CRIME, PENSA DUAS VEZES OU TRÊS…AS QUE FIZEREM FALTA.

    quando publicares alguma coisa em que te referes a "MÃE"

    TEM CUIDADO…

    E AINDA POR CIMA DIZERES QUE QUEREM FICAR FAZENDO DE RAINHA DEITADA O DIA INTEIRO VENDO CRIANÇA FAZENDO ESSAS TAREFAS….

    PENSA ANTES DE PUBLICAR "pode ser totalmente considerado um CRIME".

  49. Marlene Peixoto Que eu saiba todos aqui tem liberdade de expressão,e eu NÃO estou citando nomes,eu NÃO estou insultando ninguém,então não fale isso porque não esta certo.A Mãe não tem que deixar o filho fazendo tudo isso,como eu disse ajudar faz parte sim mas deixar fazer quase todas as tarefas não é certo.

  50. Dimitri Maia eu nao disse que voce nao tinha liberdade de expressão e tão pouco disse que voce INSULTOU ALGUÉM…eu só te expliquei que esta tabela esta bem delineada para as tarefas das crianças…Na tabela nao diz que a criança tem que fazer QUASE todas as tarefas como te referes, porque nem toda agente vive numa casa para a criança poder lavar o quintal…cuidar de plantas e regalas…
    por e simplesmente te disse que o dia é dividido em tres partes e dessas tres partes UMA DELAS da pra AJUDAR nas tarefas de casa.
    PERCEBES TE AGORA?

  51. oi gostari que me desse uma ajuda tenho um filho de 9 anos ele e uma criança que me da muito trabalho em casa e na escola e eu nao sei mais o que fazer ja tiri tudo mais eu nao sei o que fazer me de uma luz

  52. Marlene Peixoto Sim mas ajudar,não realizar essas tarefas, 40 minutos de auxílio a mãe já está muito bom.Oque eu quiz dizer é que pela tabela,aquelas Tarefas para uma criança de 6 anos estão demais,pois são muitas coisas,e é necessário esforço físico.Entendeu meu ponto de vista agr?

  53. Gostei…. é de pequeno que as crianças vão aprendendo a ajudar. Começarei a fazer isso com minhas pequenas.
    Obrigada.

  54. Acho que é preciso delegar responsabilidades desde pequeno e ensinar a criança a alçar o seu voo.

  55. tem razão, o que falta é pré-adolescente e adolescentes com responsabilidade, mas a culta é dos pais, pais omissos filhos fracos, como diz minha esposa que é psicóloga, filho é uma fita virgem, o que gravarmos neles, é o que vai refletir em seu amanha.

  56. Juliane Costa olha que interessante, mesmo com o problema do meu irmão, a gente ja manda ele fazer várias coisas dessa lista e ele faz super bem. Guarda brinquedo ele faz com mt mal vontade, ele bota de 1 em 1 dentro da caixa, temv ezes que eu perco a paciencia e eu memso boto

  57. O problema dessa juventude é a falta de Mertiolate ardido.

  58. Meus filhos começaram ajudar em casa aos 5 anos de idade, e a trabalhar com 13 anos. Trabalhavam e estudavam, e hoje tenho filhos maravilhosos, responsáveis, honestos e trabalhadores. Gostaria que meus netos também tivessem a mesma responsabilidade, mas nem todos compartilham a mesma ideia, infelizmente.

  59. Desculpe mas qual a fonte dessa tabela?? São informações tiradas de fontes científicas ou é somente as idades q vc "acha" q são adequadas pra essas tarefas???

  60. Complicado é quando a propria mãe não faz nada, se a própria mãe não lava uma louça, não arruma uma cama, não separa roupa suja fica impossivel a criança aprender. Ah mães e Mães!

  61. O meu tb já faz desde 6 anos, deixo ele escolher algumas coisa e ao outras vou pedindo para ele anotar. Ele adora participar.

  62. Tudo que aprendemos na infância levamos para o decorrer da vida, por isso é importante ensinar as crianças logo cedo.

  63. Responsabilidade e escravidão são termos distintos…Quando se entende o que é cada um, não se tem abertura a tal questionamento. É super válido a ajuda dentro de casa, faz parte da educação e formação de um adulto responsável…Quando se tem filhos o entendimento é mais fácil 🙂

  64. A falar é que nos entendemos,e a ajudar é que crescemos e aprendemos…

  65. Meu filho de 1 ano e 9 meses já leva o prato dele na pia quando termina de comer, joga o lixo no lixo e guarda os brinquedos dele. Fica super feliz quando dizemos que ele fez "muito bem"! As crianças gostam de ser uteis.

  66. Realmente desenvolver interesse na criança nas tarefas do dia a dia :ao meu ver é muito importante.

  67. eu tenho uma pre-disposição a questionar o termo pré-adolescente, acredito que somos crianças, adolescente, jovens e posteriormente adultos.

    devemos dar a nossos filhos a idade que lhes cabe, não podemos pular etapas.

    uma criança não deve tomar suas decisões, ter acesso a cenas de romances (da globo principalmente).

    acredito que hoje estamos tirando deles a oportunidade de viver sua infância.

  68. o fdp ele nao vai fica lavando louça o dia todo nao enfeliz sao apenas dicas e claros que vc nao vai colocar uma crianca de 6 anos para trabalhar na casa enquanto vc fica sentado assistindo Chaves ..entendeu

  69. curti a tabela, gostaria que desse sua referência para a criação da mesma. Gostaria Gostaria tb de alertá-la para a forma com a qual é tratada a relação de "recompensa e punição". No meu entendimento mecanismos indutivos devem ser usados com muitas cautela, afinal, nossos filhos precisam de educadores e não de doutrinadores
    Desenvolver a relação com nossos filhos por meio desta estratégia pode ser muito cômodo para nós, mas os impactos que isto pode ter no futuro da criança podem ser sérios por desconectar a criança da verdadeira relação de "causa-consequência" (você quer criar seu filho para que ele respeite as leis de trânsito por saber que elas são importantes para o bem estar social e a segurança ou apenas para não ser multado?)..Eu recomendaria que dissertasse melhor sobre esta parte, pois da a entender que esta pode ser uma medida usada de maneira corriqueira,sem a mínima cautela e reflexão acerca do que esta estratégia pode gerar de reflexos no futuro.

  70. Crianca tem que ser crianca, ou seja, brincar bastante e interagir com outras criancas. As pessoas devem estimular a crianca a desenvolver seu intelecto, porem sem pressao. A crianca nao deve fazer coisas de adulto, mas deve ter uma responsabilidade com as suas coisas, e nao com a casa inteira. Isso se faz quando ela já atingiu a adolescencia!

  71. eu vendia picole e pegava caes para passear, nunca fui reprovado e minhas notas eram otimas. Me da vergonha ao ver essa menorzada que é um mix de SMARTPHONE, PUTARIA, VAGABUNDAGEM E BURRICE

  72. Muito bom! Tudo para ensinar e não escravizar a criança pois é nossa responsabilidade.

  73. Fas parte da educação dos jovens!!!

  74. muito bom! desde cedo as crianças precisam aprender a arte da solidariedade e o valor da participação para se viver melhor.

  75. Lucia Coata
    É una faca com dois gumes! A parte de brinquedos e materiais didáticos, todos is outros itensílios nas maos de una criança nesta idade se transforma em una arma perigosa mas: Vale a pena ensinar com acompanhamento constante

  76. A propósito prima! Quando deve chegar Eduarda? Nao me diga que já chegou e eu estou por fora..

  77. Crianças tem os pais como primeiro modelo, logo, exemplo, exemplo, exemplo!!! Não adianta ensinar, exigir e mostrar o contrário, aí fica difícil. Vivo isto em casa, e olha que sou vó, que ensinei e acho que fui um bom modelo para meus filhos…

  78. Rafael, acredito que o melhor critério seja: todos ajudam por que moram juntos e isso contribui com o bem estar de cada um. É visível o estress de uma mãe sobrecarregada. Digo isso por ser mulher, óbvio, mas por que a administração geralmente cabe a mulher. Raros homens tomam a frente na organização das tarefas. A recompensa deve ser para a família. Todos trabalhando juntos e usufruindo juntos… acredito em recompensas, por exemplo, a recompensa do trabalho é o salário, mas concordo com você sobre quando há um "adestramento" por assim dizer. Enfim, dilhos são educados com conversa, entendimento, esclarecimento. Boa sorte!

  79. sempre trabalhei, desde os 12 anos hojé tenho minha família formada e muito orgulho.

  80. O comentário de um ser que tem como emprego no perfil a ''VASP''

  81. Obrigar as crianças a fazer certas coisas (nem todas) que estão relacionadas acima e com uma foto da criança de uniforme de limpeza, levará os filhos homens diretamente para a ampliação de gays no Brasil. Só rindo.

  82. Dimitri Maia, leia sobre desenvolvimento infantil, ok? Depois vc comenta à vontade. Há tópicos interessantíssimos como coordenação motora ampla e fina… vc verá que têm tudo a ver com brincar na rua e ajudar em casa. Oops! Sem brincar na rua, nem ajudar em casa é muito mais difícil aprender a escrever e ler…

  83. gente acho q estou no caminho certo.tenho um menino de 3 anos que ja me ajuda em varias tarefas de casa e uma menina de 1 ano e 10 meses que tambem ja me ajuda.e por favor isso nao e exploraçao infantil,nao me venha com essa ladainha barata pq isso e ensinamento de vida para que as crianças cresçam e se desenvolvam ao invez de ficar o dia todo assistindo desenho eles aprendem desde cedo a ter responsabilidade e ainda desenvolvem a cordenaçao motora e tal.quem acha que seu filho tem apenas que brincar e receber tudo na mao depois nao reclame se seu filho crescer um vagabundo mimadoe começar a te dar trabalho fica a dica

  84. Muito bom seria que as mâes aproveitassem isso.

  85. "Pais omissos filhos fracos" essa é ótima…E concordo…A grande falha de hoje é achar que as crianças são incapazes e inúteis, e assim se tornam adultos fracos sim… Já nascemos com responsabilidade, pois, se não aprendemos a usar os nossos pulmões assim que saímos da barriga ninguém respirará por nós.E depois segue as outras responsabilidades como: aprender a mamar, chorar pra pedir algo..Porque depois começam a ser tratados como se não fossem capazes de fazer algo por eles mesmos?Cabe, a nós pais, continuarmos ensinando a explorar as próprias capacidades para se tornarem adultos que possam contribuir com uma sociedade melhor…Pois, na minha humilde opinião, está aí o grande mal da humanidade.Pessoas que não se julgam capazes de dar o melhor de si…

  86. Dimitri Maia Até concordo com vc que ser skatista não o rotula um vagabundo, mas, que o comentário dele, foi um tanto sem noção entre ser responsável e ser escravizado, isso vc não pode negar!!! Se ele fosse responsável, deveria saber a notável diferença…

  87. Luis Perestrelo O meu caro, está sendo falado sobre auxílio dentro de casa, não significa que a criança será obrigada a cumprir as tarefas dos pais, mas ela irá ajudá-los no que estiverem fazendo…Até para que saiba o trabalho que é feito por eles para que a vida dela flua de forma saudável…Só assim se constrói um adulto que sabe respeitar a importância do trabalho alheio…

  88. Conheço uma que a filha adolescente nem comprar o pão vai. Uma vez até esperar o homem da água mineral chegar, eu disse: porquê não deixa tua filha esperando? a mãe respondeu: É humilhante para ela. A mãe leva de bandeja o café, o almoço e o jantar desta adolescente de 17 anos. A filha é o tempo todo no computador quando não está na escola. Ela não faz nada de nada. Uma vez a peguei lavando o cabelo desta filha, fiquei espantada!! ela só disse que a filha não sabe lavar os cabelos. Acho que esta filha tem uma empregada e não uma mãe.

  89. Thaysa Neves Michiles Vianez Soraya Michiles Vianez

  90. Claudia Andrea Rodrigues, me desculpe mas a filha é reflexo dos pais, hoje ela é assim pq foi criada desse jeito, (não que ela não possa mudar) mas se tem uma mãe que dá essa vida mansa desse jeito é pq a mãe tem mais problemas que a filha. Talvez a mãe tenha algum sentimento de culpa por algo que aconteceu (por ser mãe solteira, por exemplo) talvez a mãe dela tenha tido uma vida tão miserável que agora quer dar uma vida melhor para filha mas não sabe como fazer isso, pois não sabe oque é vida boa, mas com responsabilidades…Antes de julgar a filha, talvez você deve ajudar a mãe dela a enxergar isso.

  91. Viviane Soares , já tentei. Pois ela não é nenhuma desconhecida, é minha irmã, e esta adolescente é minha sobrinha. Já tentei ajudar, mas ela não disse com palavras, mas deu a entender que ela não quer ajuda. Portanto não mais direi alguma coisa sequer. Ela não foi uma miserável, ela foi criada com todos os gostos dentro do permitido, amor estudos e tudo o mais. Fora de mim julgar, foi somente um comentário, que pelo qual é um absurdo ver e sem poder fazer nada.

  92. Eu e meus irmãos quando pequenos, sempre ajudamos nos a fazeres domésticos. Realmente concordo pois sei que a independência futura será muito mais eficaz. A criança por sí própria será mais pró ativa!

  93. Eu sinto que quem está criticando não leu ou entendeu o texto, só viu a tabela. Ninguém disse que a criança precisa fazer tudo que está na lista referente à idade dela, mas que são coisas que elas PODEM fazer pra ajudar em casa. Minha filha tem 2 anos e 10 meses e faz praticamente tudo da tabela e digo mais: ela se sente importante em ajudar! Ela fica orgulhosa, pois como o texto disse ela está desenvolvendo sua autonomia. Conheço pessoalmente adolescentes que mal sabem ferver uma água pra fazer miojo, que mãe e pai trabalham a semana toda e a pessoa que fica em casa nem pra colocar as roupas na máquina de lavar…

  94. Se VC tem filho leia e pratique essas recomendações. Assim, VC prepara um cidadão ou cidadã para vencer na vida. Não esquecer de estimular o hábigode da leitura.

  95. Minha filha tem 8 anosacorda aruma a cama antes de ir a aula .e ajuda na casa cuida de sua cachorra e sua calopicita mas é bem teimosa nas outas coisas o que eu faço

  96. Ninguém atinge o último degrau, se não pisar no primeiro!

  97. Sem dúvida, ajuda muito na escrita, leitura além de responsabilidade.

  98. tenho 11 anos faço comida arrumo minha casa varro e paço pano no chão tiro pó lavo os espelhos e janelas estendo roupas não sou uma pre adolescente que fica no computador e celular o dia inteiro vagabundando e também não sou totalmente dependente de meus pais acho isso uma injustiça ver sua mãe limpando a casa sozinha e vc ficar no Facebook ou whatsapp que escravidão sua mãe vive.Então vamos levantar do sofá e agir parar de ficar nesta vidinha mediocre de mal acostumada

  99. Meu nome é nans Meu namorado e eu estávamos felizes, tanto quanto eu poderia dizer e eu nunca pensei que iria quebrar-se. Quando seu primo morreu em um trágico acidente de carro, ele voltou para a Philippine por uma semana para estar com sua família. Eu não podia ir porque eu estava no meio de entreter os clientes fora da cidade para o trabalho. Ele não parecia estar chateado que eu não poderia ir, então eu deixá-lo ser. A próxima coisa que eu sei, ele reconectado com um velho amigo de escola que ele tinha uma queda por anos e eles começaram a ter um caso! Eu não tinha idéia do que estava acontecendo até que um mês depois que ele voltou de Philippine.He passou a ver a ela e eu até que eu peguei ele testando ela uma noite. Eu confrontei-o e ele me disse a verdade sobre o que aconteceu. Nós terminamos e fomos nossas maneiras separadas. Nenhum de nós lutaram para o nosso relacionamento. Eu estava com raiva e decidiu não ficar chateada com isso e apenas mantê-lo em movimento. Em seguida, após cerca de um mês de não falar com ele eu fiquei triste. Eu queria que ele me diga que ele queria ficar comigo e não ela. Entrei em contato com Dr.okojie por um feitiço de amor e ele totalmente me ajudou! ele foi capaz de levá-lo a me perder para onde ele queria voltar a ficar juntos novamente. Ele tinha um monte de arrependimentos e me senti mal por não lutar para me manter e para fazer batota em geral. Ele valoriza a nossa relação muito mais agora e estamos juntos agora! Você também pode obter o seu amor de volta com a ajuda de Dr.okojie em contato com ele através de seu e-mail: drokojiehealinghome@gmail.com

  100. Sempre habituei a minha filha a fazer um pouco de tudo!!!

  101. Guilherme Ansolin verdade bem reparado.

  102. O problema é que com o comodismo da tecnologia as coisas ficaram faceis e as familias não tem tanto trabalho mais ,para que os seus respctivos filhos ''se virem'',ou seja a nossa geração de jovens e adolescentes ,é uma geração de dependencia

  103. Laís Oliveira e Guilherme Ansolin, eu coloco no meu face o que eu quizer, meu face é para amigos, zueira e as vezes um debates cabeça como esse. Visite meu perfil, veja minhas fotos seja meu amigo e me conheça antes de falarem borracha, OBRIGADO

  104. Guilherme Ansolin Publico o que eu quiser e nao preciso ficar dizendo pros outros o que faço ou nao da vida, ombre comigo dois dias seguidos no meu trampo e quero ver se vc aguenta, na primeira hora vc vai mijar perna abaixo e correr pro colo da mamae rsrsrsrs

  105. Verdade.
    Desde criança ajudava em casa e ensino os meus filhos com adequação também. Com essas dicas descobri que podem mais!

  106. Gostei da resposta, só se aprende com a necessidade e a dor, se não for por amor e pela inteligencia. Parabéns Washington Reis!

  107. minha filha de 2 e 7 anos já tem umas pequenas tarefinhas de casa que elas já fazem e tem que fazer pois no sabe pedir as coisa tem que fazer por onde ter.

  108. tá bom que eu vou fazer essas coisas

  109. As riquezas são uma verdadeira maldição, quando os seus possuidores deixam que elas sejam um impedimento para os filhos e filhas obterem o conhecimento de algum trabalho útil que os habilite para a vida prática.
    A pobreza, em muitos casos, é uma bênção; pois evita que os jovens e as crianças sejam arruinados pela inatividade. Tanto as faculdades físicas como as mentais devem ser cultivadas e desenvolvidas devidamente. O primeiro e constante cuidado dos pais deve ser o de ver que os filhos tenham constituição vigorosa, para que possam ser homens e mulheres sadios. É impossível alcançar este objetivo sem exercício físico. Para sua própria saúde física e bem moral, as crianças devem ser ensinadas a trabalhar, mesmo que a necessidade não o requeira. Se querem ter caráter puro e virtuoso, devem desfrutar da disciplina de um trabalho bem regulado, que ponha em atividade todos os músculos. A satisfação das crianças por serem úteis e praticarem atos de abnegação para ajudar a outros, será o prazer mais salutar que já experimentaram. Por que deveriam os ricos impedir a si mesmos e a seus queridos filhos desta grande bênção? Pais, a inatividade é a maior maldição que já caiu sobre os jovens. Conselhos Sobre Educação pg.20,21

  110. Tenho 3 filhos e coloco os 3 para me ajudarem em casa, nas atividades do lar.
    Meu filho mais velho de 10 anos me ajuda a cuidar do bebe de 1 ano, arruma a mesa para mim ( quando eu peço), e passa pano na casa pra mim, digo a Ele vamos trabalhar juntos? Eu varro e vocÊ passa o pano. Ele vai no mercadinho atrás de casa comprar quando peço e vai na padaria comprar pão ( é pertinho de casa), Minha filha de 4 anos arruma os brinquedos..e arruma a mesa para o almoço, o que ela sabe fazer eu delego..o que ainda não sabe ajudo, até o bebe que já sabe andar pega a vassoura e faz a o gesto de que está varrendo a casa, ou passando o aspirador de pó. Acredito que isso passa a responsabilidade de casa, e faz-se sentirem uteis e não apenas ficar no quarto vendo TV. Eles assistem TV é claro..mas…vou pedindo para eles fazerem as coisas… tem que saber que tudo é com esforço.

  111. Com 7 anos eu cuidava de muitas das tarefas de casa (limpava, lavava louca, preparava meu café da manhã…) e isso fez toda diferença na minha vida.
    Com 21 anos fui morar sozinha e tive minhas filhas (prematuras) longe de mãe, sogra, irmãs… E por ter sido ensinada a ser independente desde pequena, consegui dar conta do recado.
    Seu blog é nota 10. Parabéns!!!

  112. Eu também desde cedo tive que cuidar da casa e do meu irmão. Pq meus pais se separaram qd eu tinha 6 anos e tudo veio a baixo. Porém depois que cresci nunca trabalhei, estou na segunda graduação e qd tiver meus filhos quero que eles tenham uma vida diferente da que eu tive.

  113. Claudia Andrea Rodrigues isso já parece é mais patológico do que (apenas) preguiça.

  114. Estou achando que a mãe tem é uma boneca ao invés de uma filha, isso sim. =/

  115. Um ano e pouco é muito cedo para castigos, mãe. Sei que você não fez isso por mal, então sugiro que dê uma olhada em materiais sobre desenvolvimento infantil Se precisar, estou a disposição para dar umas dicas. =)

  116. tem cada comentários idiotas, mais eu com meus 6 anos de vida cozinhava e levava na roça pois foi la que fui criada e virei gente. agora as crianças de hoje são preguiçosas mau mau estuda e ainda vira bandidos, fica por ai usando drogas ao invés de ajudar dentro de casa conheço uma moça de 16 anos que não lava a própria calcinha quem lava é a mãe sabe porque falta da mãe colocar ela para frente e ainda vive repetindo de ano ela sinceramente merece é uma surra tenho duas filhas uma de 8 anos e a outra tem 11 meses ontem estava organizando os calçados ela pegava e mim entregava é logico que não era pela ordem mais ajudava a minha de 8 já ajuda cozinha quando não quero fazer comida ela mesmo se vira e faz pra ela mais mesmo assim ando muito falha que ela deveria fazer muito mais do que ela faz.quem foi criado no interior sabe que final de semana a gente tirava todas as vasilhas dos armários e ariava tudo ficava como um espelho agora é só preguiça falta dos pais colocar todos para frente falta de atitude de nós pais.

  117. engraçado, algumas coisas tudo bem, mas bater, como algumas falaram, surras , isso é coisa d0 passado e criança principalmente as menores de 10 anos tem que ficar longe da cozinha de fazer as coisas, teve um cara aí que falou que a filha de 9 anos cozinha, e se ela sofrer um acidente feio na cozinha você vai se culpar ou vai culpa-la?

  118. acho engraçado também, que muidos adultos mentem na frente das crianças e quando as crianças mentem, os adultos ficam revoltados e as castigam.

  119. Claudia Andrea Rodrigues É CLAUDIA TENHO UM EXEMPLO DE UM NAMORADO MEU QUE SEU FILHO DE 19 ANOS SO FICA NO COMPUTADOR EXPLORANDO A VÓ PEDINDO CAFÉ NA CAMA ALMOÇO JANTA… OLHA ME DA UMA RAIVA ISSO … MINHA DISCUÇAO COM ELE É CONSTANTE DEVIDO A ISSO … EU TENHO UMA FILHA DE 8 ANOS QUE É MEU BRAÇO DIREITO FAZ TUDO E MAIS UM POUCO GRACAS ADEUS

  120. kkkkkkkk rindo do seu comentario kkkkkkkk não entendeu nada e outra coisa que dizer que homem não pode fazer trabalhos domesticos vc ta enganado meu pai morreu aos 86 anos e sempre ensinou o valor e a humildade de ajudar a esposa em casa todos meus irmãos homens sabem fazer as coisas e ajudam suas esposas. Pra ser gay e escolha de querer ser e opisão e ser gay não significa a pessoa ter carater mal.

  121. Acho que demorei demais a exigir tais esforços da minha mais velha (12). Ela nunca quer ajudar, quando faz reclama de tudo. Me preocupo e me esforço para reverter esse quadro e não contaminar a menor (5).

  122. Eu não acho legal as crianças ficar fazendo lista quando está com preguiça e enjoada pois sei como é ficar assim então não acho legal colocar ela para fazer lista ou que for nada disso e legal o legal quando a criança brinca com os pais …..E assim fica o felizes e se dispersão depois vc pede para ela fazer o seu servicinho pois ela foi recompensada e vc também é tem que o elogiar e dizer o que limpo parabes e final de semana sair com ela é deixar ela escolher onde quer ir e faça isso todos os dias

  123. eu sugiro aos pais que defendem que as crianças desde 5, 6 amnos já aprenda a ir para cozinha e fazer tarefas domesticas a fazer uma coia, as crianças estudam certo, daí elas estudam, depois elas te ensinam o que aprenderam na escola de lição de casa e etc, dos 6 aos 12., 13 anos, depois se você tirar uma nota na prova que elas elaborarem abaixo de 7, vocês passam a fazer o dobro do que vocês fazem de trabalho domestcio, e aí quem topa?

Deixe uma resposta