truques para a lancheira

Macetes, dicas e truques para lancheira que vão facilitar sua vida!

Preparar o lanche não é tarefa fácil. Escolhas saudáveis, gosto do filho, tempo até a hora do lanche… Ter que unir tudo isso é um desafio diário. Outro dia mostrei aqui como montar uma lancheira que as crianças vão amar

Também já falei aqui de como montar a lancheira saudável e já dei sugestões bem práticas de lanche, como palitinho salgado, biscoitinho de nutella e chips de batata-doce. Mas agora fui atrás de umas dicas para preparar a lancheira com muita criatividade e – melhor! – gastando pouco.

Então agora confira esses truques para lancheira que vão facilitar demais sua vida. 

#1 Forminhas

truques para a lancheira

https://www.whatlisacooks.com/school-lunches/

O primeiro truque para lancheira que uso bastante é usar forminhas de papel ou silicone para separar o lanche dentro do potinho. Parece uma bobeirinha, mas as crianças acham superlegal ter tudo dividido.

#2 Esponja no lanche

truques para lancheira

https://www.mamacheaps.com/17-insanely-clever-lunchbox-hacks-for-packing-school-lunches/

Não! Esponja não é uma opção saudável para o lanche, mas encharcá-la com um pouco de água, colocá-la numa embalagem plástica (até em duas para garantir) e levá-la ao freezer é uma opção para aquela bolsinha térmica de gel que costuma custar os olhos da cara e que nossos filhos perder uma vez por semana. Assim a comida fica fresquinha até a hora do lanche.

#3 Suco congelado

truques para lancheira

https://www.shape.com/healthy-eating/healthy-drinks/freezer-smoothies-breakfast

Na noite seguinte, congele o suco que vai para a lancheira. Assim você não precisa nem colocar gelo na bolsinha para garantir que nada estrague até a hora do lanche. Esse truque para lancheira é bem simples, e até a hora de consumir o suco terá descongelado – ainda mais aqui no Brasil onde faz calor.

#4 Fruta que não escurece

dicas para lancheira

https://www.passionforsavings.com/lunchbox-hacks-36-amazing-tricks-for-school-lunches/

Maçã e pera são duas frutas bem resistentes, fáceis de mandar na lancheira. O problema é que muita criança desiste de comê-las ou porque não estão cortadas, ou porque estão pretas. Cortá-las e embalá-las imediatamente no plástico filme vai ajudar a prevenir que escureçam. A Maternidade Colorida tem ideias ótimas para levar fruta na lancheira.

#5 Iogurte que não estraga

dicas de lancheira

https://www.passionforsavings.com/lunchbox-hacks-36-amazing-tricks-for-school-lunches/

Eu sempre evitei mandar iogurte e lácteos no lanche com medo que estragassem, mas depois que aprendi essa dica para a lancheira e passei a congelá-los na noite anterior, posso ficar tranquila que o iogurte estará geladinho na hora de consumir. Além do que, estando gelado, ele conserva os outros alimentos da lancheira.

#6 Recadinhos prontos

dicas para lancheira

https://www.thepinningmama.com

#7 Mãos limpas

A gente sabe que mandar um recadinho na lancheira enche o coraçãozinho das crianças. Mas quem é que tem tempo de escrever todos os dias? Então, deixe os recadinhos já prontos e aí é só colocar na lancheira

truques lancheiras

https://www.fiskars.com/en-us/crafting-and-sewing/ideas-and-how-tos/creations-for-kids/crafty-hand-sanitizer

Quando estamos com as crianças, sempre alertamos da necessidade de se lavar as mãos antes de comer. Os pequeninos na escola sempre tem o momento de higiene na turminha, mas depois que ficam maiorzinhos não têm mais esse controle. E, trabalhando em escola, eu sei bem que eles nunca lavam as mãos. Já saem da sala beliscando o lanche. Então, coloque um frasquinho de álcool gel na lancheira. A chance de eles usarem é maior se estiver bem a vista.

#8 Bolo sempre à mão

truque para lancheira

https://www.lifeasastrawberry.com/cupcakes-104-how-to-store-and-freeze-cupcakes/

Quem é que não gosta de um bolinho no lanche? Mas fazer bolo toda semana está fora da nossa agenda e mandar os prontos não é uma opção muito saudável. Então, quando fizer seu próximo bolo, dobre a receita, porcione e congele os pedaços já embalados. É só por na lancheira que na hora de comer estará fresquinho. De nada!

#9 Reaproveite as lembrancinhas de festa

ideias lancheira

Imagem: GNT

Temos aqui em casa alguns potinhos para levar no lanche, mas se deixar, as crianças querem uma coleção deles para revezar. Então, não jogue mais fora aquelas embalagens de lembrancinha de festa como marmitinhas, potinhos, tubinhos, caixinhas. Feitos sempre num tema, coloridos, eles são ótimos para armazenar lanche. 

 

#10 Dia de faxina

Como limpar lancheira

https://theorganisedhousewife.com.au/cleaning-2/clean-insulated-lunch-bags-remove-odour/

O último truque para lancheira é o da limpeza. Crie o hábito de fazer a faxina na lancheira toda sexta: lavar se for preciso ou higienizar bem por dentro e por fora. Assim, se molhar, dá tempo de secar até segunda.