Cold Brew é uma receita de café passado a frio. Aprenda como fazer café gelado de um jeito diferente.

Acredito que para começar este post a gente vai precisar desmitificar a ideia de que café gelado é ruim. Aquele café que esfria na xícara, sem nenhuma intenção de ser consumido frio, bem, aquele sim não me agrada. Amarga, o residual na boca fica péssimo. Mas saber preparar um café para ser consumido de uma maneira refrescante tem todo seu valor.

Diferente de um café passado com água quente, o Cold Brew é uma bebida que usa água fria e vai para a geladeira durante o preparo. O resultado é um café gelado menos amargo, mais suave e com MUITO mais cafeína. Isso acontece porque quanto mais tempo o café fica em contato com a água, mais cafeína ele libera. Essa receita de café gelado deixa o café e a água juntos por mais de 10 horas, então você corre o risco de sair quicando por aí.

IDEIAS GENIAIS PARA UMA MÃE EXAUSTA RELAXAR COM OS FILHOS

Mas para fazer café gelado com qualidade é preciso se atentar a alguns detalhes importantes: Primeiramente o café. Aquele pó do dia a dia, velho de guerra, não serve para o Cold Brew. É preciso escolher um grão 100% arábica. É mais caro, eu sei, mas usar o pó tradicional vai estragar sua receita de café gelado, deixando a bebida amarga com um fundo azedo. Minha aposta é um grão inteiro, 100% arábica de torra média. Seguem algumas opções de marcas que podem ser encontradas em grandes supermercados.

Outro segredinho, mas não essencial, é a moagem. Se você tiver um moedor de café e puder moer na hora o grão, vai ter uma bebida mais fresca e intensa. O meu é esse modelo aqui, e vale cada moedinha.

Mas vamos à receita de Cold Brew sem mais delongas, porque você precisa fazer logo para ficar pronto para amanhã.

Cold Brew: Como fazer café gelado

Preparo do Café

  • 600ml de água fervida e esfriada
  • 150g de café (100% arábica, moagem grossa e torra média)

Numa jarra de vidro com tampa, misture a água e o café de deixe em temperatura ambiente por 12 horas. Se o dia estiver muito quente, você pode deixar descansando na geladeira.

Depois do período de descanso, coe num filtro de papel e armazene em geladeira por até 10 dias.

Preparo do Creme de Baunilha

  • 100ml de leite
  • 1 colher de sopa de creme de leite
  • 1 colher de café de xarope de baunilha
  • 1 pitada de baunilha (fava)

Misture todos os ingredientes e despeje sobre o cold brew já com gelo.

 

Opções para preparar um café gelado saborizado

Experimente combinar seu Cold Brew com outros ingredientes e aprecie uma bebida refrescante e cheia de cafeína. Hortelã, laranja, canela, anis, chocolate, limão, cachaça envelhecida, tônica, gin, sorvete…