O alarde todo se deu por conta de uma epidemia global do corona vírus, mas lavar as mãos é uma hábito que previne muitos problemas de saúde nas crianças.
Extremamente curiosas, as crianças não se preocupam muito onde colocam suas mãos. Os dedinhos que cutucam a terra do jardim são os mesmos que amarram o cadarço e agarram o pãozinho que você preparou com carinho para o lanche. Se em casa já é difícil mantermos o hábito de higienizar as mãos com frequência, imagine na escola, onde as crianças se distraem e fica difícil para os professores conferirem se todos lavaram as mãos de forma adequada?
O ideal não é ficarmos em cima para ver se a criança vai lavar as mãos corretamente, mas trabalhar a autonomia dos pequenos para que o hábito da higiene torne-se uma rotina na vida delas, a ponto de os adultos não precisarem dar o comando todas as vezes.
Mas como é que a gente cria o hábito de lavar as mãos numa criança?
- A primeira dica é facilitar o processo. Se a pia for alta demais, se o sabonete for difícil de pegar, a criança não vai se sentir motivada a lavar as mãos. Por isso, mantenha um banquinho seguro para as crianças e tenha um sabonete que ela consiga utilizar – às vezes os em pedra ajudam bastante no início.
- O segundo passo é tornar tudo divertido: se você sair esbravejando, brigando, a criança vai acabar criando um bloqueio. Experimente cantarem juntos enquanto lavam as mãos. Se ainda estiver difícil, você pode fazer um quadro de incentivo para cada vez que a criança lava as mãos na hora correta.
- A terceira dica é tornar o lavar as mãos uma atividade interessante. Para isso você pode recorrer a sabonetes com formas, com glitter, saboneteiras com personagens, ou abusar da criatividade. Por exemplo, você pode cortar um sabonete em barra em quadradinhos pequenos e o desafio é lavar as mãos até o quadradinho desaparecer, ou então utilizar um daqueles frascos que saem apenas a espuma e se divertir um pouco fazendo formas.
- Outra forma de criar o hábito de lavar as mãos nas crianças é criar uma tabela mostrando quando devemos nos higienizar. Por exemplo, depois das brincadeiras, depois de usar o banheiro (se seu filho já desfraldou), antes de comer, quando chegar em casa e antes de se deitar. Com esse check-list sempre à vista, fica fácil de a criança memorizar quando ela deve lavar as mãos.
- O brincar e a arte podem ajudar bastante no processo. Sujar as mãos de tinta antes de lavá-las é uma excelente maneira de mostrar como se deve lavar as mãos – já que as crianças acabam focam em lavar só as palmas. Ajudar a criança a criar um cartaz sobre a higiene das mãos e deixá-lo no banheiro da casa também é uma maneira de incentivá-la.
- Uma das dicas mais importantes para criar o hábito de lavar as mãos nas crianças é o exemplo. De nada adianta incentivar, explicar, dançar, pintar, plantar bananeira, se você não tem o hábito de lavar as mãos com frequência. Aproveite o momento para encararem o desafio juntos!
- Persista! Se nem você aprende as coisas de primeira, porque uma criança deveria aprender? Pode ser que a criança aprenda a lavar as mãos nos primeiros dias, pode ser que demore algumas semanas, mas o hábito sempre vem da repetição, sem abrir precedentes.
- Um outro macete é falar sobre as doenças, mas de uma maneira delicada, sem assustar as crianças. Se você não tiver muito jeito, pode usar um livro. Veja essas duas opções:
- Crie rituais: ajude a criança a memorizar os momentos em que deve lavar as mãos, perguntando antes. Por exemplo, assim que estiver abrindo a porta de casa pergunte “O que devemos fazer assim que chegamos em casa?”, ou assim que ela acabar de usar o banheiro pergunte “Depois que a gente usa o banheiro, a gente sempre…?
Obviamente, vão existir aqueles dias em que as crianças vão entender tudo errado (por que elas fazem isso???) e a gente vai se descabelar, e vão existir os dias em que a gente vai se encher de orgulho. Faz parte do processo de se criar um hábito.
O importante é que lavar as mãos é um hábito que traz mais saúde para toda a família e pode também trazer momentos de alegria e diversão!
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