Como desfraldar seu filho: Expectativa X realidade

Como desfraldar seu filho: expectativa x realidadeTemos muitas dúvidas e certezas sobre como desfraldar, mas até hoje ninguém nunca te contou a realidade sobre o processo de desfralde.

A hora de tirar as fraldas de um filho é um grande marco na vida da família. Sinal de que o pequeno bebê é agora uma criança, mais autônoma e independente. Desde a gestação já viemos nos informando sobre como desfraldar nossos pequenos, nos achamos preparadas, até que chega o grande momento e toda aquela sabedoria de mãe vai por água abaixo.

Na internet, nos consultórios de pediatria, nos livros e nas portas de escolinha, temos todo o tipo de dica sobre como desfraldar a criança. Mas, hoje, eu venho aqui por as cartas na mesa, e deixar bem claro para as mamães que o desfralde é hardcore. As mães precisam ter muito sanguenozói para encarar essa batalha, pois a prática é bem diferente da teoria.

Confira a expectativa e a realidade de como desfraldar seu filho

Expectativa: O desfralde deve acontecer por volta dos 2 anos de idade. Realidade: Você vai ficar com tanta preguiça da trabalheira que é desfraldar um filho, que você vai adiando, adiando… Até as pessoas perguntarem: “Mas você não vai desfraldar nunca esta criança?”. Acredite: ele estará desfraldado quando passar no vestibular.

Expectativa: É preciso aguardar os sinais de que seu filho está pronto. Realidade: A gente vai passar uma vida tentando descobrir se nosso filho já está pronto para desfraldar. Vamos jurar que já é hora, e no dia seguinte se arrepender e dizer que fomos precipitadas, que a criança ainda não estava pronta.

Expectativa: Observe os sinais que seu filho faz antes de fazer xixi ou cocô. Realidade: Isso é quase uma mandinga. As crianças fazem uns trejeitos antes do xixi e do cocô, e interpretá-los é que são elas. Você passa a achar que seu filho faz xixi assim que coça os olhos. Então, cada passada de mão no rosto é uma prova de 100 metros rasos com barreiras até a chegada ao banheiro. Isso até eles aprenderem a pedir. Então eles gritarão em alto e bom som que QUEREM FAZER COCÔ, não importa o local.

Leia:10 coisas nojentas que as mães fazem

Expectativa: Mostre como se faz. Realidade: No início você vai ingenuamente convidar seu filho a ver como você faz. Neste dia, você decretará o sepultamento da sua privacidade, pois nunca mais você poderá ir ao banheiro sem companhia. Você vai fazer xixi, e lá estão eles com brinquedos, te pedindo comida. Você vai fazer cocô, fecha a porta, e a criança se esgoela a ponto de o vizinho pensar em chamar o conselho tutelar, quando na verdade ela só estava querendo usar o banheiro também.

Expectativa: Aproveite as estações mais quentes. Realidade: Você vai adiar, estação após estação, utilizando as desculpas mais esfarrapadas: esse mês está frio, no outro está chuvoso, no seguinte está seco demais, depois ele mudou de escola, no outro mês ele perdeu o bichinho de pelúcia, no outro ele está gripado, no outro ele passou em medicina.

Expectativa: O desfralde deve ser divertido. Realidade: Existe um mundo sobre como desfraldar: livros, músicas, brinquedos, aplicativos, quadros de incentivo… Tudo vira brincadeira para convencer a criança a se sentar e fazer o que precisa fazer. Até que chega o dia em que a criança descobre que dar descarga é uma encantadora brincadeira.

Expectativa: Comemore cada conquista com moderação. Realidade: No primeiro xixi no penico, será inevitável. A comemoração do Galvão no Tetra fica no chinelo.

Expectativa: Prepare-se para eventuais escapadas. Realidade: Vamos recolocar a sentença: prepare-se para eventuais xixi no penico. Pois o usual serão as poças amarelinhas pela casa, no carro, no sofá da casa dos amigos.

Expectativa: O processo de desfralde leva de 1 semana a 1 mês. Realidade: O processo do primeiro xixi ou cocô no penico pode demorar isso, mas o desfralde completo acontece depois de meses, talvez até anos, se considerarmos a fralda noturna. Sim. Acostume-se com isso.

Expectativa: Não brigue com seu filho. Realidade: Nos primeiros escapes, você se mostra compreensiva com seu filho. Coitadinho, está aprendendo. Um mês de lavanderia mode turbo, um mês andando com desinfetante debaixo do braço, você perde o prumo e daí enriquece algum psicólogo anos depois.

Expectativa: Dê recompensas nos acertos. Realidade: A felicidade será tanta que haverá adesivos colados pela casa toda, balinhas e confeitos fora dos fins de semana e pouco antes do jantar. O importante é que a criança perceba que vale a pena fazer xixi e cocô no lugar certo. E também acredito que as mães deveriam ter sua recompensa por lavar tanta roupa suja.

Como desfraldar seu filho: expectativa x realidade

Expectativa: Leve a criança ao banheiro a cada meia hora. Realidade: A cada 10 minutos você para tudo o que está fazendo e leva a criança só para garantir. Dois minutos depois de jurar que não tinha nada para sair, lá está a poça no chão, as roupas molhadas e a carinha de arte. E também existe uma lei que começa a valer a partir do momento em que você tira a fralda: seus filhos vão pedir para ir ao banheiro assim que você se sentar para comer um prato de comida quente – isso se repetirá por uns 5 anos mais ou menos.

Expectativa: O desfralde deve ser um processo tranquilo. Realidade: A tensão começa só com a ideia de como desfraldar. Depois vêm as tentativas, as frustrações, e então, quando você começa a comemorar, vêm as artes, a privada mijada, o cocô virando massinha de modelar, a pia molhada…

Expectativa: Seja firme e não desista. Realidade: Vamos desistir algumas vezes, e voltar à fralda. Invariavelmente vai rolar um evento, um casamento, em que não haverá banheiro por perto, e o único jeito e meter a fralda na criança. Mas você vai dizer que ela é especial. Você vai dar a desculpa que ela é mágica. Então, meu conselho é aproveitar cada viagem dessa etapa da vida dos pequenos, até porque você vai conhecer lugares diferentes por causa do desfralde:  Você vai conhecer todos os banheiros dos lugares que for.

 

Check Also

Será que estou fazendo tudo certo com meu filho?

Será que estou fazendo tudo certo com meu filho?

A dúvida que angustia a maioria das mães: será que estou fazendo tudo certo? Será …

13 comments

  1. Eu nesse momento o pior é que o Miguel sabe segurar o xixi mas cadê que ele pede pra ir ao banheiro e ainda faz cara de paisagem quando pergunto porque não pediu pra levar ao bendito banheiro

  2. hehehe Por aqui, a maior alegria do filhote nesse momento do desfralde era poder correr pelado pela casa!
    Contei nossa experiência aqui:
    http://somelhora.com.br/index.php/2016/04/19/desfralde-diurno-experiencia/

  3. HAHAHAHAHHA é isso!
    O mundo perfeito e a dura realidade! (ou será que somos incompetentes e não conseguimos fazer o certo???)
    hahaha
    bjs
    Lele

  4. sheila FIAMENGO

    o meu segura muito tempo o xixi não sei o que fazer levo para o banheiro mais não faz de jeito nenhumm

  5. A minha filha tem 2 anos e 9 meses e não consigo tirar a fralda, já tentei mas ela ficava com xixi toda molhada e eu queria tirar a roupa e ela dizia : ” deixa estar , não faz mal”. Então voltei a colocar a fralda passo horas a pola no bacio e ela nada , depois coloco a fralda e ela faz.

  6. eu acendia velas e cantava parabéns para xixi ou cocô no vaso…foi…divertido !!!

  7. me diverti lendo tudo e rindo de mim mesma nessa dura batalha, que bom saber que tem gente como a gente. me alegrou, pois estava me sentido culpada por ter tido algumas mudanças que afetaram o desfralde da minha pequena. Obrigada e parabéns

    • Tatiane, sempre que o bicho pegar, corre que aqui tem sempre um monte de mãe com histórias doidas para te mostrar que a maternidade pode e deve ser o caos mis alegre da sua vida!

      Bjs

  8. Alessandra Toledo

    Ri muito do post e dos comentários, minha filha ta com alergia no bumbum e eu preciso tirar a fralda, mais ta difícil criar coragem para começar!!!

  9. Outz o meu tem 8 meses mas já me vejo nessa maluquice!!! Deus nos ajude…

  10. bem assim mesmo… minha filha não tá nem ai se tá com cocô ou xixi ..ela segue a vida sem nem mesmo se pronunciar sobre a situação dela..kkkkk..tá dificil…da primeira filha consegui tirar com 1 ano e 8 meses, mas a segunda já está com 2 anos e 1 mês e naaaadaaa…kkkk

  11. O melhor texto sofre desfralde que você respeita!!!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: