Você não precisa dar conta de tudo!

mãe-que-consegue-dar-conta-de-tudo

Dar conta de tudo é algo que vai depender muito do seu humor.

O diálogo é sempre este:

-Você só tem ele?

– Não, tenho mais um casal.

– Nossa, corajosa ter 3 filhos!

– *risos acanhados*

– Você tem alguém que te ajuda?

– Sim, meu marido ajuda bastante em casa.

– Mas você não tem empregada?

– Não.

– E como você dá conta de tudo?

PAUSA

É nessa hora da conversa que eu não sei exatamente o que responder.

Será que e digo que sou mulher-maravilha, consigo dar conta de tudo, minha casa é um brinco, as crianças crescem felizes, saudáveis e bem alimentadas? Ou digo que não dou conta, a casa vive uma zona, as tarefas se acumulam, as crianças pulam do tablet para a TV enquanto eu tento dar cabo das coisas de casa, que nunca terminam, e, por isso, nunca tenho tempo de fazer uma comida descente, então comemos muita besteira.

Leia>> 10 fast food que revolucionaram o mundo

Tem dias que estou mais para a mãe-super-foda-perfeita-deita-na-BR-se-me-odeia. Consigo dar conta de tudo, de limpar, arrumar, cozinhar e ainda intercalo tudo com brincadeiras com as crianças. (devo estar seguindo à risca as 10 metas para ser uma mãe melhor)

Tem dias em que o bicho pega, e eu tenho vontade de pular da janela. Mas a sujeira vai continuar, a desorganização vai continuar, ninguém vai fazer a comida, dar banho nas crianças, arrumar a mochila, dar de mamar, limpar o chão cheio de migalhas, ler uma história para dormir e um carinho e um beijo de boa noite.

E é aí que a dúvida pega: o que é dar conta de tudo?

É viver numa novela, com casa cenário, crianças limpas, felizes e comendo mini-cenouras no lanche, você de unhas feitas, cabelo escovado, lendo a revista da semana?

Ou é viver num correria intensa, ser escrava das tarefas de casa. Perder a sanidade nesse modo alucinado de vida, sem ter tempo para respirar e apreciar a chuva da janela. Dormir exausta, mas ter conseguido arrumar e limpar a casa, cozinhar, ir ao mercado, pegar as crianças na escola, ajudar no dever, dar banho, por para dormir e lavar a louça do jantar antes de dormir. Se fosse só isso…

Chego à conclusão que esse tal de “dar conta de tudo” é sobreviver em paz. É conviver com a bagunça, se aquilo não te incomoda. É saber lidar com prioridades, urgências e emergências. É mandar o mundo politicamente correto às favas e comer fast-food para não sujar a casa que você acabou de limpar.

Leia>> 12 mil reais: é o salário que toda dona de casa deveria ganhar

Dar conta de tudo é fazer o que dá, e ficar feliz por isso, e não se sentir culpada porque a lista de afazeres do dia não foi liquidada.

E para dar conta de tudo, eu ponho em mente as prioridades do dia, o que eu gostaria de realizar. Listo de acordo com a urgência. E entendo que às vezes aquele tempo para mim ou para a brincadeira com as crianças terão de ser cortados por uma emergência.

Assim, sigo sobrevivendo, um dia de cada vez, às vezes sem banho, outros sem diversão, alguns sem comida boa. Sigo dando e não dando conta de tudo.

Porque eu não preciso dar conta de tudo. Só preciso dar conta do que vai me fazer feliz hoje.

Check Also

Mães de primeira viagem: 20 conselhos que vocês devem ouvir

20 conselhos que as mães de primeira viagem precisam saber

Mães de primeira viagem se sentiriam mais tranquilas se soubessem a verdade da maternidade. 1. …

48 comments

  1. Love you!♥♥♥♥

  2. Exatamente isso, Mi! Acho que o dar conta de tudo é na verdade, determinar e aceitar nossas prioridades (e ultimamente a limpeza da casa aqui nao tem sido muito minha prioridade, vergonha rs. Te admiro pacas, #superdiirce! beijo

  3. Que bom ler o seu texto. Sinto-me solidária. Obrigada

  4. Boa! Pensei nisso hoje, caramba, não consegui fazer a rotina do mais novo que já entrou na introdução alimentar a mais de 1 mês! Tem dia que mama no peito ao invés de almoçar ou comer uma fruta, porque como ir no hortifruti com os 3 em dias de chuva? isso é só um petisco do que tenho passado. Bárbara, mãe de 3: Beatriz 6, João quase 3, Heitor 7 meses.

  5. Há duas semanas uma leitora me mandou e-mail perguntando exatamente isso: como dou conta de tudo trabalhando fora. Olha que estou indo para o segundo filho ainda…ontem consegui responder o e-mail dela, bem envergonhada e dizendo que me inspirou um post que será publicado já já quando eu terminar. E eu me sinto bem como vc falou: “sigo dando e não dando conta de tudo”. A verdade é que todos vivem assim, mas as redes sociais não permitem mostrar as fragilidades, por isso a maioria das mães parecem tão perfeitas e felizes e dando conta de tudo….

  6. Bato recorrentemente na tecla do "você não precisa ser super sempre". E é impressionante como as próprias mulheres se cobram dessa forma. Há pouco tempo me falaram de tudo no facebook por causa disso. Inclusive: "força, você é a rainha do seu lar". Dá uma lida nisso, Milene: http://meufilhousou.com.br/a-louca-pode-esperar/
    bjs

  7. Nossa ,você conseguiu resumir bem a vida das mamães de hj,tenho dois filhos e não três,mas também não dou conta e fico frustada quase todo dia,depois desse desabafo vou repensar, equem sabe relaxar,obrigada por assumir verdadeiramente a nossa realidade.

  8. Ehhh… Mais uma vez vc expressou os meus pensamentos. Nao e facil realmente dá conta de 3, e ainda em faixa etarias diferentes , que cada uma quer uma coisa. Ufaaa !!! As vzs penso : "Esse dia nao vai acabar?" ou entao " Amanha começa tudo outra vez?" . MAs foram escolhas, as melhores da minha vida, nao e facil e sei que o caminho e longo , mas faça como eu qdo me perguntam : " Mae de 3? Como vc dá conta ?" eu so dou um sorriso amarelo e respondo : " Não sei como , as vzs consigo , as vzs nem tanto. Mas oque nao deu pra fazer hoje , amanhã eu faço , ou depois ou depois e assim … " rrsss

  9. Eu sempre digo que temos que aprender priorizar. Eu tenho 4 filhos, faço artesanato, sou blogueira (meia boca) e não tenho ajuda. E dou conta de tudo? NÃO.
    Mas é bem por aí a questão, pra mim dar conta de tudo é não surtar, é ter tempo de dar abraço no filho, tempo de ouvir e contar uma anedota, tempo de comer miojo e dar risada, pra mim dar conta de tudo é perguntar para o filho no final do dia se ele é feliz e ele dizer que sim, é deitar pra dormir exausta as vezes, ou cansada de não fazer nada outras vezes. Beijo grande

  10. muito eu isso, 3 e o caos… rsrsrs mas amo muito

  11. Me encontrei no seu texto! Obrigada♡ 😉

  12. Tão eu esse texto. tenho três filhos e estou a beira de um colapso.no momento não estou trabalhando fora qero ficar com as crianças pelo menos até o bebê completa um ano, ele tem 8 meses e o mais velho 14 e uma menina de 77 . achei que teria mais tempo d organizar a casa ficar con as crianças fazer artesanato que tanto gosto. mais não estou conseguindo fazer nada de nada. me sinto frustrada mas não sei o que fazer passo o dia correndo pra lá e pra cá e não consigo conciliar casa filhos e etc. …Será que eu vou consegui me organizar? ?

  13. Minha vida nesse momento! Tenho três também!!!!

  14. Amigaaaaaa! Se eu fosse sua irmã gemea não pensaríamos tão parecido!!!! Faço minhas suas palavras! Minha rotina é tão maluca quanto a sua e com um filho a menos hein? E quando me perguntam se ser mãe da cabeça aos pés é ser “só” mãe a minha resposta é: não… É saber que não damos conta de tudo é que temos que priorizar… Em um determinado momento eu priorizei a maternidade e criei o blog com esse nome! Hoje, faço tudo ao mesmo tempo, não dou conta e continuo tentando, sendo mãe da cabeça aos pés, como você! Porque essa vida com filhos é uma loucura, mas a gente ama certo? Somos todas mães que não damos conta!!! Da cabeça aos pés!!

    Beijos e parabéns po texto!!!

  15. Sou Life Coach e atendo mães, esposas e profissionais que vivem dilemas constantes desse "dar conta de tudo", e na primeira virose a vida vira de pernas para o ar. O segredo é ter a rotina planejada, para assim aceitar imprevistos e ter a certeza de que algo foi realizado naquele dia, e não simplesmente o sentimento de que faltou muita coisa para ser feita. É trabalhar a adequação, para que se hoje algo ficar para trás, amanhã poderá ser "encaixado" nas tarefas que já estavam planejadas. Uma boa agenda/caderno/post-its que seja, o ato de escrever o que precisa ser feito, "alivia a mente" e nos direciona para as ações que são de alto, médio e grande impacto. Não se cobre, e sim comemore por ter vivido mais um dia!

  16. Muito bom,adorei!!!

  17. Essa é a minha vida.

  18. Eu nesse momento da minha vida com 04 crianças em casa e sem contar que são gêmeas com 07 meses tem dias que acho que vou enlouquecer!

  19. Nossa obrigada pela seu texto, além de resumir minha vida com 3 crianças sendo exatamente uma bb q mama no peito.. Me deixou mais tranquila em relação a casa.. Pq me acho na obrigação de deixar tudo perfeito com numa novela mas com seu texto vejo q eu estou errada.. E q não sou a única q passa por esse perrengue.. Rs

  20. É fácil reconhecer isso é ninguém discorda, mas no dia a dia é bem difícil.

  21. Eu tenho só 1 filho de 3 meses e parece que to ficando louca! Oh meu deus!

  22. Quando me perguntam: como vc dá conta de tudo? Eu começo a rir (sem discrição rs) e respondo com outra pergunta: quem disse que eu dou conta de tudo? Hahahahaha
    Agora ja posso indicar este post como resposta! #merepresenta

  23. Esse texto diz tudo tenho três filhos TB, e tem dias que tô um lixo, me sinto a pior criatura do mundo por não dar conta das tarefas, e tem dias que nem LIGO!!!!!

  24. Adorei o texto !! Bem eu nesse momento da minha vida rsrsrs

  25. Adorei o texto, tirando a parte do fast-food eu praticamente me vi fazendo o mesmo que você.

  26. Ai que alívio ler esse texto!

  27. sou tudo na minha casa, e ainda sou gerente adm. em uma empraza de mais de 20 funcionarios, e que lida com o publico todos os minutos, chego em casa, não tenho empregada, nem pra lavar a roupa, tenho um filho adolescente, e um marido que não ajuda em nada dentro de casa, nem ao menos a desentupir a pia, lavo, passo, cozinho, limpo, sou mãe, professora, psicologa e o trabalho fora é ate as 20hs, quando chego em casa, passo para cozinha pois se não eles passam fome, e quando vou deitar por volta da meia noite ainda tenho que ser amante, se digo que estou cansada, ainda ouso: dinovo cansada? estou em estres total, pois ainda tem que sobrar tempo, para unha, cabelo, depilação se não perco o emprego….. SOCORRO…. não estou mais aguentando…. me ajude!!! tenho 32 anos

    • Ana, puxado, hein? Tem horas que ficamos no piloto automático, né? Mas temos que priorizar e escolher apenas 2 dessas 3 coisas: Casa limpa, Filhos felizes, Sua sanidade. Não dá para ter os 3.
      Força na peruca, que qdo a gente dá conta, ninguém segura nosso ego!
      Bjoo

  28. Me diz uma coisa: porque a gnt se culpa se um dia o almoço foi uma fruta ou bolo, ou o jantar foi pizza? Mesmo se todo dia a gnt faz altas comidas boas, um dia a gnt se crucifica como se aquilo fosse a pior coisa do mundo. kkkk Bjoooo

  29. Jeane, vou adotar p vida esse "você é a rainha do seu lar". Bjos

  30. Elaine, tenho certeza que vc é uma super mãe! A gnt que se cobra demais mesmo… Força e acredite em vc!!! bjos

  31. Prioridades, né? A primeira é não pirar. hehehe bjos

  32. Bem isso, Cynthia! A prioridade é o segredo. E essa prioridade precisa se alternar. Daí a gente "dá conta de tudo".
    Bjos

  33. Ana Carolina, eu sempre faço listas p desafogar minha cabeça. Agora quero pegar o hábito de fazer uma lista das coisas legais que fiz no dia.
    Será que dá resultado?
    Bjs

  34. Priscila, tem dias que a gnt se perde, tem dias q a gnt se supera. É a vida! Bom é encontrar pessoas no mesmo barco, e ver que está tudo bem.
    Bjos

  35. Michelle, queria entender a lógica de como a gente se sente… Cadê Freud essas horas?
    Bjos

  36. eu. mae detres kkkk nao dou contakkkk

  37. Adorei seu texto, tenho duas filhas uma de 7 anos e uma de 9 meses…tem dias que acho que vou surtar de tanta cobrança que faço a mim mesma por não conseguir dar conta de tudo e ainda ter que ficar bela para o marido…RS ☺

  38. Mto eu ! Mas eu só tenho uma …

  39. Quero tanto desabafar… Tenho um bebê de dois meses. Estou me adaptando a rotina de ser mãe, dona de casa e esposa(esse último é o que menos estou sendo).
    Do setimo para o oitavo mes de gravidez, meu cunhado( o único irmão do meu marido) ficou doente e quem corria atrás de tudo era meu marido, por isso passei algumas noites sozinha pq meu esposo ficava como acompanhante no hospital. No dia q a bolsa estourou ele não estava comigo ( ainda bem que minha mãe estava!).
    Resumindo… Meu cunhado ficou 2 meses e meio internado, ou seja, meu marido e eu quase não curtomos nossa vida nova a três.. Meu cunhado faleceu e meu sogros vieram passar um tempo na minha casa, só que minha sogra nao me ajuda em nada, me sinto sobrecarregada, pq eu tenhobq fazer td! Ja estão em casa ha 15 dias e ele nunca nem varreu a casa!! Só faz o café de manha, mas nao sai nem pra comprar um pão…Ela é muuuuiiito devagar pra tudoooo! Só faz as coisas se alguem falar ( e eu odeio pedir…a pessoa tem q se tocar que to precisando…cuidando so bebe, lavando roupa, fazendo comida…poxa, ta td mundo vendo!!!) Mas se eu falar eu sei qu estarei errada.
    Meu sogro( nunca me dei com ele…aí ele nao gosta muito de banho…escovar dentes e eu quero morrer com tanta “porquice” ( ainda pega meu bebê no colo e eu naonposso falar nada..)
    Eu sei que eles estao passando pelo momento mais dificil na vida de um pai e de uma mãe, mas eu só quero ser ajudada. Quero que lguem enxergue que nao posso fazer td sozinha… Peço a Deus paciência, porque essa é uma virtude que nao tenho e acabo discutindo com meu marido ..pq sou chata demais… Nao é facil! E nao tenho previsao de qdo isso vai acabar.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: