Pare de procurar pela escola perfeita: ela não existe!

escola perfeita não existe

A escola perfeita não existe. O sucesso da vida escolar de seu filho vai depender da sua relação com a instituição escolar.

Assim que chega a necessidade de ter um filho na escola, passamos a analisar propostas pedagógicas e esquemas metodológicos, cheios de teorias que nunca funcionam na prática. Queremos encontrar a escola perfeita para nossos filhos, onde ele vai ser estimulado e se desenvolver para garantir um futuro brilhante. É nosso sonho. Mas, assim como não existe filho perfeito, mãe perfeita, família perfeita, a escola perfeita também é um mito. E se entendermos que nós, pais, também fazemos parte do processo, as chances de nossos filhos terem uma vida acadêmica tranquila aumentam. Sucesso mesmo ninguém garante. Até porque as escolas e as famílias deveriam preparar as crianças para lidar com o fracasso – tão mais frequente na vida. O sucesso é uma consequência.

Pedagogia, metodologia, parâmetros curriculares, temas transversais são alguns dos nomes estranhos que a gente passa a ouvir quando tem filho na escola. Para quem não é da área, a coisa entra por um ouvido e sai pelo outro sem que seja compreendida. Na prática, a gente quer mesmo é filho chegando feliz da escola, tirando boa nota e tendo bom comportamento. Mas qual o nosso papel para que isso aconteça?

  • Entender que não existe a escola perfeita
  • Nunca falar mal da escola na frente da criança
  • Demonstrar mais colaboração do que competição
  • Envolver-se no processo de educação

A primeira coisa é entender que não existe escola perfeita. Todas as escolas têm seus problemas e defeitos. Nossa família também é assim. É claro que as escolas precisam MUITO de renovação (se você congelasse um professor nos anos 60 e o descongelasse numa sala de aula hoje, muito provavelmente ele conseguiria dar aula sem grandes dificuldades). Nossa sociedade precisa encarar a educação de uma nova forma: os pais precisam entender que a escola não é apenas uma prestadora de serviços, assim como a escola precisa visualizar que os pais precisam de um espaço em que seus filhos possam passar boa parte do dia.

É terrível para a criança ouvir reclamações dos pais sobre a escola em que ela estuda. “Ora, se os pais deixam seus filhos num lugar em que os deixa tão descontentes, é sinal de que eles não devem gostar tanto de mim”, podem pensar as crianças. Assim, nunca fale mal da escola da frente da criança. Deixe para um momento em que os pais estão sozinhos. Faça as reclamações em reuniões sem a presença da criança. Nossos filhos precisam se sentir seguros e acolhidos, e eles só conseguem sentir isso em ações, não em palavras.

Aliás, esse negócio de exemplo é crucial MESMO. Perceba como mães e pais competem entre si nas reuniões e nos encontros: um querendo dizer que é melhor pai que o outro. E o que ensinamos a nossos filhos? Que é preciso ser sempre o melhor, o mais descolado, o mais bonito, o mais realizado… E não é bem isso o que queríamos ensinar, não é? Por isso, na próxima reunião, na próxima interação no grupo de pais do Whatsaap, demonstre mais colaboração do que competição. Pense em quanto todos os filhos têm a ganhar com essa atitude.

Finalmente, o grande segredo da escola certo para seu filho consiste em se fazer presente naquilo que diz respeito aos pais. Envolva-se no processo de educação. E não basta ir às reuniões. Estar presente é acompanhar o dever de casa, saber o que seu filho está estudando, conversar sobre o que ele faz no recreio, saber quem são seus amigos, conversar com os professores, conversar com outros funcionários. Já diz o provérbio africano que

É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança.

A escola perfeita não existe, mas juntos – escola e família – a gente pode criar um ambiente que propicie um aprendizado relevante, que crie cidadãos críticos e ativos e forme indivíduos humanizados e civilizados.

Este post faz parte da parceria do blog diiirce e do movimento Todos Pela Educação (leia aqui), que tem como missão, garantir educação de qualidade a todas as crianças do nosso país. Hoje, dia 28 de abril, é o dia Internacional da Educação. Então este post veio para fazer uma comemoração em forma de reflexão. dia internacional da educação - escola perfeita não existe 

Check Also

10 dicas valiosas para você praticar um consumo consciente

O consumo consciente deve fazer parte da rotina das famílias. Entenda o porquê. Quando recebi …

4 comments

  1. Adorei o post. De fato, não existe escola perfeita. E acredito cada vez mais que quem faz a escola é o aluno. Para um pode ser "perfeita", para outro, não.

  2. Gostei do post. Sei que não existe escola perfeita, mas atualmente tudo está parecendo imperfeito, alunos desinteressados,professores sem vontade de trabalhar e família sem responsabilidade de cobrar.

  3. Excelente Post sobre_ Não existe Instituição Perfeita! Estive recentemente em um encontro Pedagógico em Aquiraz-Ce ,onde sabiamente ouvi da Secretaria de Educação o seguinte relato:_ Se fossemos perfeitos nao seriamos Humanos…Entao refletie sobre as reflexões. Conclui que para o momento Político, Social e Econômico pelo qual estamosl vivenciando é uma relevante oportunidade em darnos as mãos e sairmos da zona de conforto e procurarmos culpados pelos acertos que ainda não foram alcançados na Educação…Enfim nosso DEVER é possibilitar o DIREITO do cidadã o de hoje aos CONHECIMENTOS e esse é papel de todos inclusive das famílias…Silvia Helena Rocha Barroso-Aquiraz-Ceara Brasul

  4. Corrigindo digitação:NÃO procurarmos culpados pelos acertos que ainda não foram alcançados…Ceará- Brasil!

Deixe uma resposta