corremaeEstá lá: uma das metas deste meu novo ano é correr. E eu já posso começar a riscar este item como cumprido.

Semprei achei que andar, correr por aí, era uma atividade boring, maçante. Correr pra quê? Se ainda fosse à beira do mar, numa rua de terra cercada de verde, vá lá. Mas no meio do concreto, com o ar cinza e pesado da Grande São Paulo…

Mas, há tempos, titio Dráuzio Varella vem puxando minha orelha. Sou fã dele: já li todos os livros, acompanho sua coluna na Folha de S. Paulo e não perco um episódio quando tem quadro dele no Fantástico. Uma vez, ele escreveu que

Se você é daqueles que esperam a visita da disposição física para fazer exercícios, desista. Ela jamais virá. Disposição para sair da cama todos os dias, calçar o tênis e andar até o suor escorrer pelo rosto nenhum mortal tem.

Você pode não saber, mas aquele senhorzinho franzino, de voz serena, que fala de câncer, aids, obesidade e hepatite no Fantástico, é maratonista. Corre 42km!!! E eu no auge do meu balzaquismo paradona… no carro.

Pois bem, tio! Voltei à academia 40 dias depois de parir. Numa quinta-feira, de frio e chuva. Academia vazia, e as instrutoras me olhando com cara de “e hoje é dia de começar?”. Se com um tempinho daqueles eu estava começando, não havia motivo para eu faltar às aulas. E podem usar isso contra mim no tribunal academístico de abdominais.

Depois tomei vergonha na cara e comecei a ir a pé para a academia. E não é que tive uma surpresa: demoro 12 minutos para ir de casa à academia, e apenas 10 se for a pé. Então um dia, tomei mais vergonha ainda e resolvi dar uma corridinha. Hoje o percurso é feito em 7 minutos.

Daí cheguei, respirei fundo e me inscrevi pros 5km na 9ª Meia Maratona de Saint Bernardt du Champ. Vamos dizer que ela será o marco inicial desta nova fase. Quer saber o que rolou? Me youtuba. Este é o 1º vídeo do projeto Corre, Mãe!, em que eu pretendo correr 10km. Ai, será que vai dar?

Efeitos especiais by Ispíubergue

 

Volta e meia eu apareço para falar de meus progressos.

Vamos apostar uma corrida?