Nossa casa é nosso abrigo. Lugar onde acolhemos nossa família, onde crescem nossos filhos. Em tese, é o lugar mais seguro que encontramos para nossos pequenos, pois desde a gravidez preparamos nosso ninho de forma a receber seres tão indefesos e inocentes.

Janelas ganham telas, os bibelôs de vidro saem de cena, a mesa de centro vira mesa de canto, as portas ganham travas e as tomadas ficam tampadas. É o instinto de proteger o filhote das ameaças.

Entretanto, por mais que apetrechos e reformas ofereçam proteção, nossos filhos nunca estarão 100% livres de acidentes domésticos, como queda, corte, asfixia, afogamento, queimadura. São pequenos deslizes, distrações tolas, e algo inesperado acontece, pondo em risco a vida de nossos pequenos.

Assim, durante toda esta semana, você vai poder conferir dicas, infográficos, entrevistas e matérias sobre prevenção de acidentes dentro de nossas casas. Aqui no blog, no Twitter, no Facebook e no Instagram.

Um ambiente seguro depende de três fatores – todos colando na geladeira:

selo

Prevenção – com todas aquelas modificações e badulaques que colocamos em casa visando a segurança das crianças.

Educação – por mais que tenhamos grande conhecimento sobre acidentes domésticos, sempre podemos aprender algo novo. Além disso, é importante ensinar às crianças sobre riscos e consequências desde sempre.

Supervisão – ter um adulto presente significa estar presente. De nada adianta estar no mesmo ambiente, mas distraído com seu smartphone ou com a TV. Aliás, você sabia que pais que utilizam seus smartphones quando estão com as crianças colocam a segurança deles – tô falando das crianças, danem-se os telefones! – em jogo? Dá uma olhada nisso.

 

Participe. Questione. Compartilhe. Aproveite!

Acompanhe nos links abaixo todas as postagens com dicas para deixar sua casa sempre mais segura.

Acessórios que deixam a casa segura: http://wp.me/p1PdQh-kc

Histórias de acidentes domésticos com crianças: http://wp.me/p1PdQh-jU

Prevenindo queimaduras em crianças: http://wp.me/p1PdQh-jJ

Prevenindo afogamentos em casa: http://wp.me/p1PdQh-jB

Prevenindo engasgos e sufocamento: http://wp.me/p1PdQh-jo

Prevenindo quedas: http://wp.me/s1PdQh-quedas

Prevenindo afogamentos: http://wp.me/p1PdQh-jB