Torta de Banana Crioula e uma versão ainda mais saudável

tortacrioula

Não precisa abrir massa, nem pré-assar. A Torta Crioula de Banana é fácil e pode ser muito saudável.

Se você quer ver uma mãe e dona de casa feliz e saltitante, basta levá-la para passar um fim de semana num hotel. Ver as crianças se divertirem o tempo todo e não precisar pensar no que você vai ter que fazer pro jantar (leia este post sobre o que estressa mais uma dona de casa) já bastam para suprir o estoque de felicidade e energia por algum tempo. Saber que todas refeições estrão prontas, com fartura, sem você precisar estragar o esmalte, sujar a blusa de molho, esquentar a cabeça com o que você precisa comprar dá mais sensação de descanso do que o fato de não precisar limpar nem arrumar nada.

Em nossa última mini-férias, pude experimentar uma torta de banana de sabor intenso, daquelas que desmancham na boca antes mesmo da primeira mordida. Mas meu espírito de descanso impediu que eu fosse à cozinha do hotel perguntar a receita. Voltei para casa pensando naquela delícia.

Restou-me procurar receitas e adaptá-las a meu modo para que ficassem no ponto que eu esperava. Também fiz uma versão mais saudável, que não fica tão crocante, mas ainda preserva o sabor. O resultado é uma daquelas tortas que acompanham café ou chá como nenhuma outra. E a cada mordida me brota um sentimento de recarregar baterias. Um pedço de mini-férias na correria do dia a dia.

 

Torta de Banana Crioula

torta1

Ingredientes

6 bananas

1 xícara de farinha de trigo ou farinha de arroz

1 xícara de açúcar ou açúcar mascavo

1 colher de sobremesa de fermento em pó

1/2 xícara de chá de chocolate do padre ou 2 colheres de sopa de cacau em pó

100g de margarina ou manteiga bem gelada

2 ovos grandes

2 colheres de sopa de açúcar ou açúcar mascavo

1 colher de chá de canela

1/4 de xícara de chá de leite

 

Modo de preparo

Peneire a farinha, o açúcar, o fermento e o chocolate e reserve. Corte as bananas pelo comprimento e reserve também. Unte uma fôrma de 22 cm x 32 cm e preaqueça o forno a 180 graus. Adicione a manteiga gelada à misture seca e vá desfazendo-a com a ajuda de um garfo. Se você usar as mãos, o calor delas vai derreter a manteiga e prejudicar o resultado. Coloque metade desta farofa na forma.

torta2 P1060071 torta4

Disponha as bananas sobre ela e cubra com o restante. Numa vasilha, bata os ovos, o açúcar, a canela e o leite, e com a ajuda de uma colher molhe a torta.

Leve ao forno por cerca de 30 minutos, até a farofa virar uma casquinha crocante.

E boa férias!

torta6

Check Also

bife à milanesa crocante assado no forno sem sujeira

Bife à milanesa assado crocante

Como preparar um bife à milanesa assado no forno, crocante e sem sujeira Um dos …

3 comments

  1. É um dilema diário! As vezes tenho vontade de dinamitar o fogão!

  2. Mais uma receita diiirce para experimentar. 🙂 realmente acho que nada nos descansa mais do que tirar dos ombros toda a carga de gerir a cozinha diariamente.

Deixe uma resposta