que não  parecem  mas são 

violência contra a mulher

10 atitudes 

o que é violência doméstica

Segundo o art. 5º da Lei Maria da Penha, violência contra a mulher é “qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial”.

socos em objetos

O soco pode não ter sido na mulher, mas a intenção da violência fica clara. O soco não acerta o físico, mas machuca o psicológico.

destruição de documentos  e posses

Destruir, rasgar ou estragar documentos e objetos que pertençam à esposa é violência patrimonial contra a mulher.

proibições

Seja a roupa, as amizades ou até a crença religiosa, nada disso pode ser vetado à mulher.

chantagem

Ameaçar e coagir uma mulher é um tipo de violência contra a liberdade da mulher.

gaslighting

Como uma manipulação, este tipo de violência doméstica deixa a mulher em dúvida sobre sua própria sanidade. O marido manipula a informação de forma que a muher ache que está sempre errada ou ficando louca.

perseguição

Ficar no encalço da mulher é considerado violência, pois ela se sente privada de sua liberdade. O mesmo vale para o ambiente digital.

controlar o dinheiro

Ainda que a mulher seja dependente financeiramente do marido, controlar o dinheiro é uma forma de tirar sua liberdade. A mulher pode não trabalhar fora, mas é graças ao trabalho doméstico que o homem consegue fazê-lo.

ridicularizar

Oprimir e tirar sarro, no particular ou em público, é um forma de controlar o comportamento da mulher. A mulher pode fazer e ser como quiser, sem ter medo de ser achincalhada.

humilhar

Menosprezar o trabalho da mulher, fazer pouco caso de suas tarefas no dia a dia ou de suas conquistas é uma forma de perpetuar a dependência da mulher e violentar sua força.

expor

Divulgar conversas e fotos como modo de intimidar é chantagem, manipulação e configura crime contra a honra da mulher, portanto violência doméstica.

denuncie

busque ajuda

Você não está só!

Ligue 180