Pré-adolescência: idade e como lidar

Pré-adolescência: idade e como lidar

pré adolescência

A pré-adolescência vai dos 10 aos 13 anos de idade.. Alterações físicas, até novos pensamentos, muitas coisas acontecem nesta etapa e é essencial que a família compreenda a situação. Você precisará se acostumar a ver seus filhos deixando os brinquedos de lado e descobrindo novos interesses.

o que acontece?

– Mais interesse pela vida social; – Vontade de fazer parte de um grupo; – Necessidade de ter mais privacidade.

e o corpo?

– Surgimento de pelos pubianos e em lugares do corpo que não existiam antes (axilas, por exemplo); – Pelos das pernas mais espessos; – Crescimento acelerado; – Pele oleosa e surgimento de acnes; – Odores corporais.

como lidar?

Sabemos que pode ser difícil (às vezes desesperador) lidar com nossos filhos nessa etapa da vida. Mas está tudo bem. Temos dicas para te ajudar nessa missão e você não precisa passar por isso sem uma ajudinha.

seja paciente

Precisamos lembrar que é um momento difícil para eles também. É uma etapa de novas descobertas.  Precisamos ter empatia em momentos de conflitos e, assim, escutar o que o nosso filho está querendo dizer.

novos interesses

Coisas que seus filhos antes não gostavam, agora, pode ser objeto de desejo deles.  Se antes ele lia livros infantis, agora poderá começar a gostar de mangás ou de livros infanto-juvenis de fantasia, por exemplo.

rotina

Os pré-adolescentes também precisam ter uma organização em sua vida para que eles se sintam mais seguros. Isso faz com que eles se sintam parte da rotina familiar como um todo e, até mesmo, parte das decisões da casa. Assim, você também estimula a autonomia e deixa que seus filhos sintam que possuem certo controle da própria rotina.

momentos

Nessa fase, ter programas para fazer com o pré-adolescente é muito importante para fortalecer seus vínculos e, ainda, contribuir com o desenvolvimento dos seus interesses.