Lição de casa: Amiga ou vilã

Por Milene Massucato, educadora e psicopedagoga

O dever de casa surgiu em 1905, por questões pedagógicas. Mas a educação de 2022 deve ser bem diferente daquela.

HISTÓRIA

o estudo fora da escola deve ser estimulado, mas não como punição ou repetição do que já foi feito em sala de aula.

PROPÓSITO

Pesquisa, investigação, desafio, jogos e observação são atividades muito mais proveitosas do que um questionário ou exercícios repetitivos.

PROPOSTA

Não é volume de lição de garante um melhor aprendizado, mas o valor valor significativo e o uso de conceitos em situações do dia a dia que asseguram.

QUALIDADE

A mudança do estili do dever de casa é algo que deve ser acordado entre a escola, as famílias e os alunos. Tods precisam entender os novos propósitos.

ACORDOS

As famílias têm pouco tempo juntas durante a semana. Abrir mão desse tempo pelo dever de casa é transformar a escola em vilã das famílias.

NOVOS TEMPOS