habilidades que a criança precisa ter

antes de saber ler

Ler não é só decodificar letras. o processo da leitura e da escrita exigem habilidades mais complexas.

as habilidades pré-alfabetização permitem que a criança desenvolva a leitura e a escrita, sem pular etapas e com menos dificuldades.

pular com os dois pés juntos

Apesar de parecer não ter a ver com leitura, o fato da criança pular com os dois pés demonstra maturidade  do desenvolvimento geral global e cognitiva.. 

Outro indício de maturidade cognitiva é o fato da criança conseguir controlar sua evacuação e ter saído das fraldas.

controle dos esfíncteres

pintar dentro  de linhas

 Quando a criança passa a pintar desenhos de acordo com linhas, ainda que sai para fora, significa que ela desenvolveu a noção espacial.

veja mais

Há diversas formas de fazer uma contagem regressiva para o natal. Pode ser algo mais elaborado ou só uma folhinha na parede. O que vale é a expectativa.

desenhar círculos

formas geométricas

Identificar formas é crucial para poder identificar letras. Sejam formas em duas ou três dimensões, figuras de encaixes coloridas podem indicar se a criança possui esta habilidade.

No início, a criança não é capaz de diferenciar esses dois códigos. Só depois de compreender a diferença entre os dois é que ela será capaz de ler.

números e letras

Rimas

Quando a criança passa a identificar sons (não palavras escritas) que rimam, isso é um forte indício de que sua consciência fonológica está madura para ler.

ler para uma criança desde sempre é o melhor exercício para desenvolver essas habilidades. já leu para seu filho hoje?

você não tem que dar conta de tudo

você também vai gostar