é muito mais do que pronunciar palavras. É a habilidade de se comunicar por via oral, numa conversa, contando histórias, falando ao telefone...
estimular
a oralidade é muito mais que ensinar a repetir palavras. Mas oferecer recursos para que a criança construa seu próprio falar.
leia
Livros e revistas, infantis ou não. Jornais e embalagens. Acostume a criança às diferenças da linguagem escrita e falada.
conte
Conte histórias da sua infância e também da vida da criança.
converse
sobre tudo e procure evitar aquela vozinha de bebê. Fale como se falasse com outro adulto.
cante
Afinal, cantar é contar uma história com ritmo e melodia bem marcados.
telefone
Ligue para a criança ou apenas brinque de falar ao telefone.
entrevista
Improvise um microfone e brinque de entrevistar e ser entrevistado pela criança.
no mudo
Converse sem palavras. Gestos e olhares fazem parte da comunicação e representam muito no processo. Esse recurso estimula a atenção e a organização lógica do pensamento.