Terror dos pais, a birra é um descontrole emocional da criança. A bronca não é a melhor saída, já que não ensina a criança a controlar, mas a reprimir seus sentimentos.
#1 Mude o foco
A primeira coisa é afastar a criança do que está gerando o problema e mudar o foco da atenção.
#2 Acolha
Dê um abraço, colo, acalente. Nessa hora é preciso evitar o uso do "não" e simplesmente buscar que a criança se acalme, antes de mais nada.
#3 Valide
Escute o que a criança tem a dizer, mesmo que pareça bobo ou mal-criado. Dê nome ao sentimento, e diga que está tudo bem se sentir assim.
#4 questione
Pergunte como ela poderia resolver a situação ou qual o risco envolvido. Em vez da bronca, deixe que a criança perceba porque aquilo não foi aceitável.
#5 dê limites
Diga que aquele comportamento não será aceito, já que a criança já sabe como resolver a situação. Aponte o que você espera dela.
#6 encoraje
Com um abraço firme, diga que a criança será capaz de se sair melhor da próxima vez e que ela pode contar com você, se precisar. Acredite nela!
Independentemente da idade, esses 6 passos ajudam a resolver qualquer descontrole emocional, até os nossos, como pais. Já que lidar com a frustração é uma habilidade poderosa.