7 sintomas de ansiedade infantil

Linha branca

Há quem erroneamente pense que criança não tem ansiedade. Mas elas  podem sofrer por causa de bullying, alterações na rotina familiar, perdas e medos.

Com a pandemia, as crianças também desenvolveram medos e sintomas associados à ansiedade que precisam de atenção, já que elas não sabem nomear ou verbalizar o que sentem.

Alterações no sono podem ser uma pista de que algo não vai bem com a criança.

insônia

Crianças chorando ou se mostrando agressivas ou ainda apáticas são sinais de que algo não vai bem.

alterações de humor

Um desconforto é bem diferente de uma queixa frequente. Essa dor deve ser avaliada para serem descartados outros possíveis problemas.

dor de cabeça

As queixas frequentes de dor de barriga sem motivo aparente também são um indicativo de sofrimento. A criança sente, mas não sabe nomear, então chama de dor.

dor de barriga

Crianças que passam a comer mais ou que deixam de comer também indicam algum problema, assim como acontece com nós, adultos.

alterações no apetite

Se a criança já tem todos os dentinhos, mas leva a mão e objetos à boca com frequente, rói unnhas, lápis e brinquedos, isso é um indicativo de que ela pode estar precisando de ajuda.

mão na boca

Identificar os sintomas é primeiro passo para poder oferecer ajuda a uma criança. Acolha os sentimentos e busque por psicólogos.  Dizer que não é nada ou que é bobagem só agrava o problema.

birras: 6 maneiras de lidar com ela

Linha branca

veja também:

siga: