Empilhar, montar, desmontar, encaixar, encontrar a tampa, armazenar, moldar, transportar. Os potes assumem diversos papéis que promovem uma brincadeira aberta. Qualquer embalagem plástica vira brincadeira.
Meninos e meninas precisam desfrutar de brincadeiras com bonecos para "ensaiar" cenas cotidianas e resolver conflitos da ordem social.
Brincar com massinha ajuda na coordenação motora, na força, na criatividade. E nem é preciso gastar com kits caros: água e farinha dão conta da brincadeira.
Construir a partir de blocos desenvolve o pensamento estratégico, a coordenação. Mas não precisa ser com blocos famosos e caros: pedaços de madeira, caixas de papel e até pedras desempenham essa função.
O vai-e-vém das rodinhas facilita o movimento entre olho e mão, intenção e coordenação. Ter esse tipo de brinquedo ajuda a desenvolver os movimentos da criança.
Com diferentes tamanhos, texturas e pesos, as bolas possuem um formato que fortalece a coordenação, o movimento e dá uma ideia de completude que transmite segurança às crianças.