risotinho

Você sabia que cogumelos podem ser adicionados nas papinhas de bebê? Confira esta receita de papinha gourmet com shitake.

Nem só de papinha de músculo, batata e cenoura precisa viver um bebê. Sabendo combinar e utilizar temperos naturais, as receitas do nosso dia a dia podem – e devem – fazer parte da alimentação dos bebês.

A receita de hoje é de uma papinha gourmet que leva arroz arbóreo e shitake. Rico em proteínas e vitaminas do complexo B, D, zinco, manganês e cálcio, o shitake ajuda a fortalecer o sistema imunológico dos bebês.

Que tal dar uma de mamãe chef e preparar uma papinha gourmet para seu baby?

risotinho1 risotinho2

Primeiramente eu fiz um caldo caseiro com franguinho, cebola, cenoura, alho e salsão para usar como base do risoto. Também hidratei o shitake com uma concha do caldo antes de picá-lo.

Depois esmaguei um dente de alho e refoguei com 2 colheres de água (isso mesmo, água). Ele não ganha cor, mas perde aquele sabor forte. Então coloquei o arroz (que pode ser o tradicional mesmo) e aos poucos adicionava conchas com o caldo. O importante e mexerrisotinho3 sempre.

Acredito que vá cerca de 500ml de caldo ao longo da receita.

Depois de 10 minutos de cozimento, adicionei a vagem picada (que já estava precozida) e o shitake picadinho. A noz-moscada que entra aqui dá um toque especial ao risotinho.

Fui adicionando mais caldo e mexendo por mais 10 minutos até adquirir esta aparência:

risotinho4

Como o risotinho será esmagado, o arroz não pode estar al dente, e também não precisa secar tanto a água.

Com o esmagador, deixei a papinha de a cordo com o gosto do bebê: mal esmagada. Mas você pode esmagar mais se o bebê for menorzinho e ainda não souber mastigar bem.

O espinafre bem picadinho na ponta da faca eu adicionei ao final, assim como o azeite, quando o risoto ainda estava bem quente.

É só esperar esfriar e oferecer ao bebê.

Dica 1: Rale um queijo ralado e reserve. Se sobrar o risoto, aconselho você a experimentar! Na próxima, já faça a receita dobrada da papinha gourmet.

Dica 2: No site da Pueri Nutri da colunista do blog Flávia Montanari tem mais um monte de receitinhas para as crianças.

risotinho6