Sou chegada às modernidades. A tecnologia auxilia e muito a vida de quem cuida de casa.
Mas não consigo entender a vantagem de se ter cadernos de receitas digitalizados.
Certa vez minha mãe pediu para eu digitar os dela. Salvamos num disquete e jogamos a papelada fora. Poucos anos depois o disquete deu pau, o computador deu pau e perdemos as receitas. Salvaram-se poucas, justamente as que eu tinha copiado no meu caderninho, já que tinha acabado de me casar.
Ficou a lição. O caderninho vale mais.
E não me venha com esse negócio de livros de receitas on-line, nos quais se pode selecionar suas receitas favoritas, inserir outras e deixar tudo disponível aos seus seguidores.
Sou chegada à nostalgia. Os caderninhos de receita registram nossa história culinária, nossas influências, nossa família.
Sempre tem aquela receita com o apelido da tia-avó: Torta de Morango da Tia Lucinda.
Sempre tem um segredinho, um macete, um pulo do gato que você não copia quando alguém te pede a receita daquele bolo que todo mundo adora.
Sempre tem uma receita rasurada, porque você descobriu o ponto certo.
Sempre tem uma digital de gordura.
Sempre tem uma sujeirinha de massa.
Vira e mexe a gente passa o caderninho a limpo. Mantendo os apelidos das receitas, os truques, uma folha seca e um cartão recebido com flores.
Mais do que guardar instruções de pratos, os cadernos de receitas guardam nossa história culinária. Nas páginas, impregnadas de cheiros de infância, vou escrevendo minhas memórias gastronômicas. Enquanto cozinho, vou me lembrando de gente querida e construindo as lembranças que terão de mim.
Adorei! Tbm gosto do caderno, com a minha letra… mas confesso que to com um monte de receita pra passar pros meus. Mas ainda vou passar, não sei quando, mas vou!
Bjux
Iná, não conta p ninguém, mas preciso passar um moooonte de receita a limpo!
shhhhhh
Jokas da Mi
Também acho difícil substituir o caderno de receitas. O melhor site de receitas do mundo não é nada prático quando a gente está com a mão na massa e precisa consultar alguma coisa. Lembro que passei minha adolescência fazendo bolo usando a receita do caderno da minha mãe… deu saudade agora 🙂
Bjs
Renata, tirando q a gnt suja o teclado e dps limpa. Nossas digitais não ficam impressas…
Sou antiquada?
Jokas da Mi diiirce
Vc tem toda razão, adoroooo a tecnologia, mas p/ algumas coisas não tem como,em se tratando de receitas o máximo de tecnologia que eu uso é entrar no site de receitas, imprimir e colar no caderno hehehehe.
Pri
Eu nem imprimo: copio de próprio punho. Caxias total!!!
Jokas da Mi
Vc tem toda razão, adoroooo a tecnologia, mas p/ algumas coisas não tem como,em se tratando de receitas o máximo de tecnologia que eu uso é entrar no site de receitas, imprimir e colar no caderno hehehehe.
Adorei, e concordo plenamente! Adoro um caderninho de receitas
beijos
Muito bom o post! Qq dia desses faço um sobre o meu tb – apesar de que, confesso, tenho usado mais o blog para registrar receitas. rs
Abs!
Paula, eu não consigo deixar só no digital. Meu lado diiirce manda eu copiar de próprio punho a receita, acredita?
Dps me manda o link, hein?
Jokas da Mi diiirce
Esse é bom, hein? Mas deve ser caro. Se um caderno específico p receitas já custa o triplo de um convencional… Mas a ideia é boa!
Jokas da Mi
É verdade amiga.. eu tbm adoro caderninhos.. tenho o meu com receitas q copie da net e as melhores na minha seleção do caderno da minha mãe.. q tbm é cozinheira de mão cheia.. e adoro escrever no final da receita como ficou o primeiro teste..rsss nas boas ele escreve hummmmm .. e sempre anota o q colocou a mais ou acha q deve colocar ou mudar na proxima vez q fazer a receita( ela tem outro q foi eu q enfeitei no prezinho de presente de dia das mães.. temos ainda muito bem guardado, sensível a movimentos brucos o caderno da minha avó q deve ter por volta de uns 60 anos.. rsss e assim como vc falou todos sujinhos com marcas.. é muito muito muito bom essa lembrança gostosa q nós faz reviver momentos em família.
adorei o post..
bjooooo
É verdade, tenho umas receitas do meu pai, pizza da Carol, o pudim de leite da Dona Zélia, Sobremesa de Morango da Si e assim vai…