Dedique 20 minutos de seu dia a uma brincadeira com seu filho: pintar com texturas. Diversão, tempo de qualidade e lembranças de alegria que serão guardadas para sempre na memória de seu filho.

A coluna Filhoterapia de hoje traz inspirações pra lá de criativas que estimulam os sentido e a criatividade das crianças. Ao pintar com texturas, promovemos diversos benefícios no desenvolvimento de nossos filhos, mas nenhum é tão importante quanto a criação do vínculo entre mães/pais e filhos, laço que só surge quando mergulhamos no mundo dos pequenos, nos esquecendo das nossas tensões e problemas. (Esse artigo do Hospital Einstein explica bem o porque a brincadeira entre pais e filhos é importante para o desenvolvimento)

Ao pintar com texturas, permitimos que os pequenos ampliem a capacidade de expressão e o conhecimento do mundo.

Nos primeiros anos de vida, as crianças estão imersas no universo das imagens. Elas começam a perceber que podem agir sobre papéis ou telas provocando mudanças e produzindo algo para ser visto. Brincar e pintar com texturas e sensações,  permitimos que, por meio da exploração de diferentes materiais, os pequenos ampliem a capacidade de expressão e o conhecimento do mundo. Também é possível trabalhem a coordenação motora fina a partir da exploração de diferentes materiais, ao mesmo tempo em que desenvolvem a imaginação e a criatividade com diferentes materiais. Ao pintar com texturas, as crianças estimulam a percepção visual, percebem o tato e despertam o gosto pela arte.

Veja aqui Brincadeiras legais com tinta para estimular o desenvolvimento

Utilize diversos materiais e crie texturas super divertidas! Sugestões de materiais: carimbos, folhas, esponja, legos, bexiga, garrafas pet, escova, cotonete, etc…

Dica: Deixe a criança sugerir as texturas, deixe-a explorar e testar as possibilidades e os efeitos!

Filhoterapia por Jana Carneiro