potty

 

Batendo papo por aí, me dei conta que deixei de falar uma coisa aqui no “brogue”: a conclusão do desfralde. Eu falei sobre a quantidade de cuecas que apareceram nessa casa e depois sobre os cocôs dos piratas. Mas acabei me empolgando tanto com a etapa concluída que esqueci de contar como tudo se deu!

 

O xixi já estava treinadinho, só faltava o cocô. Tentei quadro de recompensa, livros, massinha de modelar (cujo aspecto é similar ao das fezes), bonecos cagões… Daí que num momento de desespero, consultei o pediatra Saraiva (não é o nome dele, mas ele dá cada resposta que eu piro!).

Doutor, meu filho faz xixi no penico, no vaso, mas cocô… Ou é na calça ou pede para por a fralda.

– E você põe a fralda, né, mãe?

– Errrh… ponho!

– Pois diga que acabaram-se as fraldas de casa.

– Mas ele se recusa a utilizar o banheiro! Esperneia, grita… Não forço porque acho pior.

– E nem deve forçar. Vocês têm um penico especial?

– Tem redutor de assento, penicos…

– Tem que ser penico. Um especial só para cocôs.

Oi? Ah é?

– É, mãe! Compre um baratinho, mas diga que é especial para esse fim.

– Vamos tentar. Ã-hã, ah tá, senta lá, que isso vai dar certo…

 

E saímos do consultório rumo a uma loja de tranqueiras infantis, compramos o penico mais chinfrim (afinal, já tinha investido num penico maneiro, num redutor de assento comum e num redutor de assento dobrável, sem contar naquele mini-vaso de marca famosa que só falta se limpar sozinho que ele já tinha ganhado da madrinha). O menino escolheu a cor do aparato dessa vez.

Chegamos em casa, e a vontade bateu: “Corre, mãe, põe a fralda!”. Daí expliquei que a gente tinha comprado aquele penico especial de cocô e que não tinha mais fralda em casa. Encorajei-o a se sentar. Receoso, ele se sentou, e… Foi! Fizemos uma festinha básica, nada de grandes fuzarcas, andamos o pirata rumo ao tesouro. E tchau, fralda!

De noite, antes de se dormir, pedi para ele se deitar na cama que eu ia colocar a fralda:

– Mas, mãe, eu não uso mais fralda.

~ Tudum-pá! ~

Chuuuuuuuupa, mãe! E agora?

Agora que eu entrei na dele. Durante uma semana lavei lençol todos os dias, colocava o colchão no chão… Depois peguei a manha e comecei a dar menos líquido depois das seis da tarde.

Agora ele faz xixi antes de se deitar, e fim.

E a cada 10 cocôs (que nunca mais escaparam), ele ganhava um potinho de piratas com balinhas e chocolatinhos. Foram 3 quadros e recompensa e fim, também!

MISSÃO DESFRALDE: COMPRIDA CUMPRIDA!

~ Salva de palmas ~

E se você ainda está na dúvida se é hora de começar o desfralde por aí, dê uma lida nesse texto ou nesse aqui.