Como é que que a gente faz para ensinar crianças a lavar roupa? Descubra dicas e brincadeiras para te ajudar.

Lavar roupa envolve muito mais do que esfregar pano no tanque ou colocar na máquina para bater. Há muito mais atividades envolvidas nesse processo. Que tal ensinar as crianças a lavar roupa? Além de se divertirem , elas vão desenvolver diversos aspectos cognitivos que vão auxiliar no aprendizado e no desenvolvimento de modo geral.

Desde bem pequenas as crianças já podem auxiliar na lavanderia. Há atividades para todas as idades que podem incentivar a criança a cuidar da própria roupa, auxiliar a família e, com isso, se sentir útil e parte integrante da família. Isso aumenta a autoestima e a autonomia das crianças e dos adolescentes, só para iniciar nossa conversa.

Mas a criança não vai topar ajudar nas atividades domésticas se elas forem chatas e metódicas. Precisamos transformar a rotina em diversão. Então se liga nas atividades a seguir que podem te ajudar nesse processo de ensinar seu filho a lavar a roupa.

Ensinar Crianças a lavar roupa

Ensinar crianças a lavar roupa – Crianças pequenas de 1 a 5 anos

Quem é que não tem um filho que adorar tirar todas as roupas da gaveta? Criança pequena adora esse poder de transformar as coisas (sim, na cabeça delas elas têm um poder incrível de tirar e colocar coisas!). Em vez que brigar e dizer que não pode, vamos usar isso ao nosso favor. Peça ajuda para ela com as roupas do cesto. Ela vai ficar brincando de tirar e colocar enquanto você separa de verdade.

Conforme a criança crescer, vocês podem partir para a separação. Sabe aquela atividade que a criança faz na escolinha de separar elementos com um círculo, do tipo “forme um conjunto”? Então, vamos fazer isso numa situação real. Peça para a criança a partir dos 2 anos, encontrar meias no cesto, ou peças que uma determinada cor. Mas um elemento por vez. Aos poucos ela vai assimilando, e você pode pedir 2 coisas (meias e cuecas, roupa branca e preta). Com 5 anos ela vai ser capaz de separar o cesto todo!

Outra atividade bacana são com pregadores. Com 2 anos a criança já tem elementos para conseguir apertar o pregador (e entender que ele belisca!). Ela pode te auxiliar entregando os pregadores. Com 3 anos ela já pode separar os pregadores por cor (se os seus forem de madeira, invistam uma tarde na pintura dos pregadores com giz de cera ou tinta PVC (guache e canetinha podem manchar as roupas depois). Com 4, 5 anos, você já podem pedir um certo número de pregadores, e ela vai contando.

Aproveite um dia de sol, e deixe seu filho lavar roupinhas dele num balde. Mas isso é uma atividade que merece a atenção plena de um adulto por causa do sabão e da água. Evite acidentes usando bacias pequenas, com o mínimo de sabão e apenas 2 dedinhos de água.

Ensinar crianças a lavar roupa – Crianças de 6 a 11 anos

A molecadinha já gosta de atividades que gastem mais energia. Uma boa brincadeira é entregar caixas (ou delimitar espaços no chão) e colocar o cesto de roupas do outro lado do cômodo. A ideia é as crianças separarem as roupas nas caixas (roupas claras, escuras e lingerie). Elas podem competir, ou esvaziar o cesto no período de uma música. Se não tiver irmãos, a criança pode usar um cronômetro para tentar esvaziar em menos tempo (e ir marcando num caderninho).

Aos 6, ela já vai conseguir pendurar pequenas coisas num varal de chão. Com incentivo, aos 10 ela vai estar pendurando tudo. Evite a ideia de usar cadeira para a criança pendurar roupa num varal alto. É furada! Ela pode se desequilibrar e cair.

E já que criança maior já sabe ler, é hora de ensinar a ler produtos, medir, apertar botões de máquina, torcer… Se elas aprendem a jogar sem ninguém ensinar, usando controles com as duas mãos, elas facilmente podem colocar roupa para lavar!

E que tal um jogo de basquete? Crianças arremessando roupas na máquina ou no balde, vendo quem marca mais pontos.

Ensinar crianças a lavar roupa – Adolescentes

Chegou a hora dos mais velhos. Aqueles que acham tudo um porre. Mas se você tiver incentivado desde pequeno, muito facilmente os adolescentes já estarão encarando a lavanderia como um cômodo comum da casa, e não um quarto de tortura e castigo. Se seu filho ainda não sabe cuidar das roupas, peça companhia. Diga para eles escolher uma música que goste para vocês escutarem enquanto fazem a atividade juntos. Sem críticas e sem muita correção. Aos poucos os laços se estreitam – do adolescente com a lavanderia-, e ele vai se familiarizar com os processos. Quer desafiá-lo? Mostre uma mancha num tecido, e peça para ele descobrir na internet como tirar aquela mancha pois você não sabe (se sabe, prepare-se para novas descobertas). Cuidar da própria roupa é um excelente passo para esse adolescente poder morar sozinho um dia. 

Ensinar crianças a lavar roupa – Dicas

  • Evite a rotina: e ela que tira o brilho da tarefa doméstica. Todos os dias temos roupas para lavar, mas podemos fazer a mesma coisa de formas diferentes.
  • Transforme as atividades em desafios e brincadeiras. Criança gosta de cor e movimento. Um cesto de roupas sujas é cheio de possibilidades!
  • Evite críticas. Guarde-as para outro dia. Os elogios você pode usar à vontade.
  • Evite a palavra NÃO. Esse é o seu desafio. Troque o “não” pelo “que tal”, pelo “o que você acha”.
  • Esteja presente: verifique o que as crianças estão fazendo, não só pela segurança delas, mas por estar junto, aprovando, incentivando.
  • Caixas podem ser muito úteis. Se não tiver as organizadoras de plástico, separe algumas de papelão do mercado ou sacolonas de feira para a separação de roupas. Vale até fronha. 
  • Se suas ideias de atividades bacanas para cuidas das roupas acabarem, pergunte às crianças o que vocês podem fazer hoje. Dê voz às ideias de seus filhos.