image_3

Cansada de ouvir “O que eu posso fazer agora, mãe?” nas férias? Veja este ideia simples que vai mudar as férias das crianças.

Todas as férias são iguais: pelo menos uma vez por dia (tá, umas 20 no mínimo), as crianças aparecem com a terrível dúvida de “o que eu posso fazer agora?”. Num outro post aí, e falei que é bacana deixar as crianças sem nada para fazer, que o ócio estimula a criatividade e tals, mas tem hora que é bom ajudar as crianças na busca por uma atividade legal.

Cansada de inventar moda ou ser gongada pelos filhotes, criei a caixa de “Ideias Divertidas”, um projeto para mudar a cara das férias das crianças em casa. Sentei com os pequenos, decorei uma caixinha qualquer, e pedi a ajuda deles para enchê-la de papéis com brincadeiras que eles gostam. Bola, carrinho, boneca, piquenique na varanda, banho de bacia, faz de conta de praia, faz de conta de neve, pular corda, esconde-esconde, pega-pega, brincar do tablet, assistir um filme… Vale tudo o que as crianças gostam. Neste post e neste outro tem algumas ideias bacanas para se fazer. E também aconselho uma visita nos blogs Fala, mãe e Eu, ele e as crianças, cheios de muita coisa diferente e criativa para se fazer com a molecada.

O projeto é simples, mas tem uma única regra: as crianças só podem pedir a ajuda da caixinha uma vez pela manhã e uma vez à tarde. Senão se acomodam. Ah! E também não podem se negar a fazer a atividade proposta. Abriu a caixa e pegou o papel, tem que encarar o desafio da brincadeira.

Resultado: férias divertidas, mãe levemente mais aliviada. Porque haja criatividade para lidar com as crianças em casa sem enlouquecer. Aliás, já posso mudar o nome da caixinha para “Quebre o vidro”, tipo aqueles alarmes de incêndio. E é o fim do “não tenho nada de legal para fazer”!