Que dificuldades o aluno pode encontrar num ambiente virtual on-line?

As dificuldades encontradas por alunos em ambientes on-line de aprendizagem podem ser divididas em três aspectos: afetivo, pedagógico e tecnológico. A ver:

AFETIVO

  • Interação entre alunos: aluno sente falta de compartilhar idéias com outros alunos. Sente-se só durante o curso a distância
  • Feedback do professor: aluno não obtém uma resposta do professor acerca de seu desempenho. Não adianta apenas relatórios automáticos e resultados de testes: é preciso haver interação, já que nessa modalidade o aluno tende a assumir um papel mais ativo do que em salas de aula presenciais.

PEDAGÓGICO

  • Falta de tempo: a má utilização do tempo e a organização da agenda diária acabam por interferir na frequência ao curso.
  • Falta de disciplina: sem a presença face-a-face, muitas vezes os alunos deixam de realizar as atividades propostas e acabam ficam defasados em relação ao conteúdo do curso.
  • Interferências externas: estudar em casa ou no trabalho pode colocar a concentração em risco, uma vez que são diversos os fatores que chamam nossa atenção nesses ambientes.
  • Curso difícil: não compreender o objetivo do curso ou não fazer parte de seu público-alvo pode gerar dificuldades no entendimento das disciplinas. A falta de contato com o professor é um agravante nesse caso.
  • Material ruim: um material didádico de má qualidade leva o aluno à desmotivação, já que suas expectativas deixam de ser alcançadas.

TECNOLÓGICO

  • Falta de recursos/recursos mal utilizados: a falta de uso ou o uso inadequado das TIC atrapalha o bom desempenho do aluno. O projeto pedagógico precisa delimitar o uso e justificar a estratégica pedagógica para cada ferramenta, caso contrário, o aluno sente-se perdido.
  • Familiarização com a internet: não estar familiarizado com os recursos da web pode fazer com que o aluno se sinta deslocado, tanto na utilização das TIC como na compreensão da linguagem utilizada on-line.
  • Não-adaptação ao AVA: não estar integrado à interface do AVA pode fazer com que o aluno não entenda como realizar as atividades propostas.
  • Falta de requisitos para o curso: falta de um pólo-presencial ou de requisitos básicos para rodar o AVA no computador (programas, banda larga, sistema operacional)