Temos muitas dúvidas e certezas sobre como desfraldar, mas até hoje ninguém nunca te contou a realidade sobre o processo de desfralde.
A hora de tirar as fraldas de um filho é um grande marco na vida da família. Sinal de que o pequeno bebê é agora uma criança, mais autônoma e independente. Desde a gestação já viemos nos informando sobre como desfraldar nossos pequenos, nos achamos preparadas, até que chega o grande momento e toda aquela sabedoria de mãe vai por água abaixo.
Na internet, nos consultórios de pediatria, nos livros e nas portas de escolinha, temos todo o tipo de dica sobre como desfraldar a criança. Mas, hoje, eu venho aqui por as cartas na mesa, e deixar bem claro para as mamães que o desfralde é hardcore. As mães precisam ter muito sanguenozói para encarar essa batalha, pois a prática é bem diferente da teoria.
Confira a expectativa e a realidade de como desfraldar seu filho
Expectativa: O desfralde deve acontecer por volta dos 2 anos de idade. Realidade: Você vai ficar com tanta preguiça da trabalheira que é desfraldar um filho, que você vai adiando, adiando… Até as pessoas perguntarem: “Mas você não vai desfraldar nunca esta criança?”. Acredite: ele estará desfraldado quando passar no vestibular.
Expectativa: É preciso aguardar os sinais de que seu filho está pronto. Realidade: A gente vai passar uma vida tentando descobrir se nosso filho já está pronto para desfraldar. Vamos jurar que já é hora, e no dia seguinte se arrepender e dizer que fomos precipitadas, que a criança ainda não estava pronta.
Expectativa: Observe os sinais que seu filho faz antes de fazer xixi ou cocô. Realidade: Isso é quase uma mandinga. As crianças fazem uns trejeitos antes do xixi e do cocô, e interpretá-los é que são elas. Você passa a achar que seu filho faz xixi assim que coça os olhos. Então, cada passada de mão no rosto é uma prova de 100 metros rasos com barreiras até a chegada ao banheiro. Isso até eles aprenderem a pedir. Então eles gritarão em alto e bom som que QUEREM FAZER COCÔ, não importa o local.
Leia:10 coisas nojentas que as mães fazemExpectativa: Mostre como se faz. Realidade: No início você vai ingenuamente convidar seu filho a ver como você faz. Neste dia, você decretará o sepultamento da sua privacidade, pois nunca mais você poderá ir ao banheiro sem companhia. Você vai fazer xixi, e lá estão eles com brinquedos, te pedindo comida. Você vai fazer cocô, fecha a porta, e a criança se esgoela a ponto de o vizinho pensar em chamar o conselho tutelar, quando na verdade ela só estava querendo usar o banheiro também.
Expectativa: Aproveite as estações mais quentes. Realidade: Você vai adiar, estação após estação, utilizando as desculpas mais esfarrapadas: esse mês está frio, no outro está chuvoso, no seguinte está seco demais, depois ele mudou de escola, no outro mês ele perdeu o bichinho de pelúcia, no outro ele está gripado, no outro ele passou em medicina.
Expectativa: O desfralde deve ser divertido. Realidade: Existe um mundo sobre como desfraldar: livros, músicas, brinquedos, aplicativos, quadros de incentivo… Tudo vira brincadeira para convencer a criança a se sentar e fazer o que precisa fazer. Até que chega o dia em que a criança descobre que dar descarga é uma encantadora brincadeira.
Expectativa: Comemore cada conquista com moderação. Realidade: No primeiro xixi no penico, será inevitável. A comemoração do Galvão no Tetra fica no chinelo.
Expectativa: Prepare-se para eventuais escapadas. Realidade: Vamos recolocar a sentença: prepare-se para eventuais xixi no penico. Pois o usual serão as poças amarelinhas pela casa, no carro, no sofá da casa dos amigos.
Expectativa: O processo de desfralde leva de 1 semana a 1 mês. Realidade: O processo do primeiro xixi ou cocô no penico pode demorar isso, mas o desfralde completo acontece depois de meses, talvez até anos, se considerarmos a fralda noturna. Sim. Acostume-se com isso.
Expectativa: Não brigue com seu filho. Realidade: Nos primeiros escapes, você se mostra compreensiva com seu filho. Coitadinho, está aprendendo. Um mês de lavanderia mode turbo, um mês andando com desinfetante debaixo do braço, você perde o prumo e daí enriquece algum psicólogo anos depois.
Expectativa: Dê recompensas nos acertos. Realidade: A felicidade será tanta que haverá adesivos colados pela casa toda, balinhas e confeitos fora dos fins de semana e pouco antes do jantar. O importante é que a criança perceba que vale a pena fazer xixi e cocô no lugar certo. E também acredito que as mães deveriam ter sua recompensa por lavar tanta roupa suja.
Expectativa: Leve a criança ao banheiro a cada meia hora. Realidade: A cada 10 minutos você para tudo o que está fazendo e leva a criança só para garantir. Dois minutos depois de jurar que não tinha nada para sair, lá está a poça no chão, as roupas molhadas e a carinha de arte. E também existe uma lei que começa a valer a partir do momento em que você tira a fralda: seus filhos vão pedir para ir ao banheiro assim que você se sentar para comer um prato de comida quente – isso se repetirá por uns 5 anos mais ou menos.
Expectativa: O desfralde deve ser um processo tranquilo. Realidade: A tensão começa só com a ideia de como desfraldar. Depois vêm as tentativas, as frustrações, e então, quando você começa a comemorar, vêm as artes, a privada mijada, o cocô virando massinha de modelar, a pia molhada…
Expectativa: Seja firme e não desista. Realidade: Vamos desistir algumas vezes, e voltar à fralda. Invariavelmente vai rolar um evento, um casamento, em que não haverá banheiro por perto, e o único jeito e meter a fralda na criança. Mas você vai dizer que ela é especial. Você vai dar a desculpa que ela é mágica. Então, meu conselho é aproveitar cada viagem dessa etapa da vida dos pequenos, até porque você vai conhecer lugares diferentes por causa do desfralde: Você vai conhecer todos os banheiros dos lugares que for.
Eu nesse momento o pior é que o Miguel sabe segurar o xixi mas cadê que ele pede pra ir ao banheiro e ainda faz cara de paisagem quando pergunto porque não pediu pra levar ao bendito banheiro
hehehe Por aqui, a maior alegria do filhote nesse momento do desfralde era poder correr pelado pela casa!
Contei nossa experiência aqui:
http://somelhora.com.br/index.php/2016/04/19/desfralde-diurno-experiencia/
HAHAHAHAHHA é isso!
O mundo perfeito e a dura realidade! (ou será que somos incompetentes e não conseguimos fazer o certo???)
hahaha
bjs
Lele
o meu segura muito tempo o xixi não sei o que fazer levo para o banheiro mais não faz de jeito nenhumm
A minha filha tem 2 anos e 9 meses e não consigo tirar a fralda, já tentei mas ela ficava com xixi toda molhada e eu queria tirar a roupa e ela dizia : ” deixa estar , não faz mal”. Então voltei a colocar a fralda passo horas a pola no bacio e ela nada , depois coloco a fralda e ela faz.
eu acendia velas e cantava parabéns para xixi ou cocô no vaso…foi…divertido !!!
me diverti lendo tudo e rindo de mim mesma nessa dura batalha, que bom saber que tem gente como a gente. me alegrou, pois estava me sentido culpada por ter tido algumas mudanças que afetaram o desfralde da minha pequena. Obrigada e parabéns
Tatiane, sempre que o bicho pegar, corre que aqui tem sempre um monte de mãe com histórias doidas para te mostrar que a maternidade pode e deve ser o caos mis alegre da sua vida!
Bjs
Ri muito do post e dos comentários, minha filha ta com alergia no bumbum e eu preciso tirar a fralda, mais ta difícil criar coragem para começar!!!
Outz o meu tem 8 meses mas já me vejo nessa maluquice!!! Deus nos ajude…
Amém pra nós! kkkk
bem assim mesmo… minha filha não tá nem ai se tá com cocô ou xixi ..ela segue a vida sem nem mesmo se pronunciar sobre a situação dela..kkkkk..tá dificil…da primeira filha consegui tirar com 1 ano e 8 meses, mas a segunda já está com 2 anos e 1 mês e naaaadaaa…kkkk
O melhor texto sofre desfralde que você respeita!!!
O meu pequeno está com 1 ano e 3 meses e já começamos. Primeiro ensinamos o que era xixi e cocô. Cada um tem uma musiquinha diferente e ele já fala quando irá fazer. Aqui o pai levava-o ao banheiro junto para Biel ver como fazer e ele já pede, mesmo sem sair nada. Kkkkkk vamos ver mais para frente.