Aprendi a ler com os gibis da Turma da Mônica. Quem nunca?
Durante anos fui assinante e, mesmo depois de adulta, casada e, na época, sem filhos, comprava gibis. Meu marido até hoje guarda uma coleção de quadrinhos históricos. Quando a Turma da Mônica Jovem teve seu primeiro número lançado, lá estava eu na Bienal do Livro, na fila, com meu exemplar na mão. Não sou aficcionada por gibis, mangás e afins, mas sempre admirei o trabalho de Maurício de Sousa como formador de leitores cidadãos.
Esqueci de contar que minhas primeiras amizades virtuais se deram naqueles clubinhos de correspondência divulgados nos gibis. E olha eu aqui, mergulhada na hyperesfera… Tudo culpa do Seu Maurício.
Eis que a @huggiestdm convidou uma galerinha para conhecer a Maurício de Sousa Produções. Não sei como seria visitar uma fábrica de sonhos, mas posso ter uma ideia depois dessa experiência.
Ali, o artesanal e o digital convivem em harmonia, assim como o trabalhar e o se divertir. Era possível ver o semblante de satisfação em cada funcionário. Colaboradores novos e de décadas trabalhando juntos, em equipe, sempre com a mesma conversa de que adoravam trabalhar ali. E acho que foi por isso que não nos levaram para conhecer o departamento de RH: certamente eu iria pedir para preencher uma vaga de qualquer coisa!
Voltando à visita, descobri que o processo de criação de um gibi é rústico, feito no papel, com lápis e nanquim. A digitalização só acontece nos finalmentes. Descobri que nem só de quadrinhos vive a MSP: lá estão os estúdios de animação e áudio, a criação de produtos e embalagens que envolvem a marca Turma da Mônica, a editora de livros e publicações, o departamento de arquitetura e engenharia de parques… Também descobri que Seu Maurício (é assim que o pessoal se refere a ele) parece se envolver em todas as partes do processo, sabe tudo o que acontece na empresa dele, é respeitado como um dirigente político, mas não deixa de demonstrar uma relação de cumplicidade com os funcionários. O maior exemplo disso é que nada, absolutamente nada, do que é publicado sob a marca Turma da Mônica sai sem o aval dele: de uma animação 3D a uma tirinha de jornal.
Tentar narrar a visita não vai dar a dimensão da magia do lugar. Procurei algum vídeo que pudesse mostrar o quanto a gente vira criança lá dentro. E esse foi o mais próximo que achei (reparem como o rapaz se derrete ao ouvir a voz da Mônica).
O final da visita foi um papo gostoso e descontraído com o próprio Maurício de Sousa e a aparição da Mônica (a filha legítima do homem), uma pessoa simpatissíma – que disse que eu estava ótima para 38 semanas! #murry –, baixinha, sorridente, mas nem um pouco dentuça ou gorducha. Ela também não deu coelhadas em ninguém!
Pela oportunidade de conhecer e rever blogueiros amigos e pela experiência mágica de viajar no mundo da Turma da Mônica, fica meu muito obrigado à @huggiestdm, à @MSPOficial e à @TurmadamonicaTM.
Confissão: Eu estava torcendo para a minha bolsa estourar e eu entrar em trabalho de parto ali mesmo, no meio da produtora. Pô, eu ia virar história em quadrinhos, certeza! Mas, como não foi dessa vez, vou deixar filhote nascer tranquilo e inscrevê-lo para a promoção Seu bebê no meu gibi 2.
As fotos são do Portal das Arábias, e aquela é a primeira tirinha do Maurício de Sousa, editada para caber na moldura. A original está aqui.
Milene, que sonho conhecer a Mauricio de Sousa Produções! Eu sempre fui super fã dos quadrinhos, quando criança meu sonho era ser desenhista e trabalhar pro Mauricio (pena que nasci com zero talento para o desenho…). Acho um tremendo exemplo de qualidade e profissionalismo nacionais.
Hoje minha filha de 2 anos já conhece a Mônica e turminha, e adora, se depender de mim vai ser fã também!
Bjos
Cris
Pois eu tb tinha esse sonho, mas de escrever as histórias. Hj sei q não tenho o mínimo traquejo para a coisa.
E acho q a Mônica, logo mais, vira patrimônio, como o Mickey.
Jokas da Mi diiirce
Aiii AMEI esse vídeo! Meu sonho em conhecer os estúdios só se fortaleceu. Realmente, se vc entrasse em trabalho de parto viraria gibi, hahahha. Eu também tenho um post sobre a turma da Mônica, já tem um tempinho que fiz – olha só > http://ecletikablog.blogspot.com.br/2010/07/minha-historia-com-turma-da-monica.html Bjocas barriguda!
Pri, Agora meu sonho é ser funcionária do seu Maurício…huahuahuahua
E acho q todo mundo tem uma história com a Turma da Mônica. E pelo jeito, nossos pequenos também vão ter.
Jokas da Mi
Aiii AMEI esse vídeo! Meu sonho em conhecer os estúdios só se fortaleceu. Realmente, se vc entrasse em trabalho de parto viraria gibi, hahahha. Eu também tenho um post sobre a turma da Mônica, já tem um tempinho que fiz – olha só > http://ecletikablog.blogspot.com.br/2010/07/minha-historia-com-turma-da-monica.html Bjocas barriguda!
Nossaaaa! Amo as Hq’s do Mauricio de Sousa. Que delícia deve ter sido essa visita. Realmente, ele é um formador de leitores. Gosto de ler até hoje as historinhas! As expressões dos personagens me fazem rir demais hhihihih. Beijinhos!
Aqui em casa sempre tem gibi: a desculpa é q é p o filhote. Mas ele ainda não lê… qué dizê!
Não vejo a hora de ele começar a curtir!
Jokas da Mi
Que delícia Mi, vc tb realizou um grande sonho meu, deve ter sido maravilhoso!
E morri, já pensou se vc entra em TP lá mesmo???
Já pensou, Tha? Iam lançar a promoção Seu parto no meu gibi! kkkk
Jokas da Mi
Que tuuudo!!!! Eu amava gibi quando era pequena … tinha coleção! Até fingia que eram os cadernos dos alunos quando brincava de escolinha … enchia de certos e estrelinhas!
Adorei …
Beijos, Marcella
monmaternite.com
Marcella, quem nunca fez gibis de cadernos de alunos imaginários???
hahahahaha
Dei muita risada agora me lembrando de como eu fazia…
Jokas da Mi
Amei…Amei…Amei…Queria estar ali no meio de vcs =/
Mas xapralá vc tá Linda de Viver gravidíssima de 38 semanas. BjÃo.
Jana… Acha q eu ia perder essa oportunidade de conhecer o estúdio? Vamos com barriga e tudo!!!
Jokas da Mi
HAHAHAHA tbem torcemos pra bolsa estourar kkkk
Ké… eu devia ter tomado aqueles chazinhos p entrar em tp, né? Que burra…
Fica pra próxima!
Jokas da Mi