air

 

Parece que a air fryer virou item de primeira necessidade, mas será que precisamos dela e de tantos outros eletrodomésticos assim?

Eu queria muito uma air fryer. Atualmente ela é o sonho de consumo das donas de casa brasileiras. Há uns anos, foi a febre da máquina de pão, da panela de arroz, do grill, da sanduicheira… Lembro-me da febre do microondas e da alegria capitalista que inundou a casa quando minha mãe foi contemplada no consórcio, e o micro chegou. Tudo era feito no microondas. Até o dia em que eu resolvi cozinhar um ovo, na caneca de vidro com água. Não tentem fazer isso em casa, crianças, ou o FBI e a KGB podem invadir geral alegando ameaça terrorista.

As empresas estão sempre criando algo novo, e criam campanhas geniais, tão bem feitinhas que fazem aquilo passar por um item de primeira necessidade na sua vida. Queria ser uma mosquinha retrô para acompanhar o lançamento das primeiras geladeiras e outros eletrodomésticos…

Obrigada, internê! Desejo de ser mosquinha concedido.

1280415598423_f frigidaire1928  -l-290-propaganda-antiga-geladeira-general-electric-14513-MLB2889036282_072012-O -l-290-propaganda-antiga-maquina-de-lavar-roupas-easy-14607-MLB174496633_7215-O

O anúncio do liquidificador valoriza a praticidade e a saúde, quando fala em eliminar o cansaço e preparar coquetéis de frutas e legumes ricos em vitaminas.

A propaganda da geladeira Frigidaire fala que a elite, príncipes e grandes nomes da aristocracia mundial escolheram a marca, o que leva o consumidor a associar tal geladeira a status.

Já a da GE fala em economia e praticidade, tratando o eletrodoméstico descaradamente como necessidade. (E não é? Como é que as pessoas viviam sem geladeira, juro que não compreendo)

Por fim, o anúncio da lava-roupas fala de praticidade, modernidade, higiene.

Reparem que todos as propagandas levavam as consumidoras a imaginar seus lares mais saudáveis, a terem mais tempo livre, a serem modernas e terem certo status, simplesmente por adquirirem um eletrodoméstico X.

Muitas décadas se passaram e… Voltemos ao recalque da air fryer:

468297batata_slide airfryer

Quanta evolução na vida da dona de casa… só que não!

Olha lá o tal do saudável, da necessidade na sua VIDA, na praticidade, na economia de óleo. No status, porque é a original!

Olha lá a rapidez, a família sorrindo porque comeu pastel e batata-frita no almoço e está todo mundo saudável.

 

Enquanto eu não sucumbo ao desejo da air fryer, vou criando meus pratos saudáveis sem ela.

Ainda esta semana, vou compartilhar aqui no diiirce uma receita bem legal para você fazer em casa, no seu forno velho de guerra, que vai parecer que você tem a dita fritadeira da moda.

E se você também está resistindo à tentação, poste uma foto e marque com #sobrevivendosemairfryer. Vamos dividir receitas e recalques!