cansada

Essa mensagem é para aquela mãe cansada, que se envergonha de ter perdido a paciência e não compreende como consegue sentir tanta raiva e tanto amor ao mesmo tempo.

A gente passa o dia na correria, e logo ao acordar a gente já se sente uma mãe cansada.  Ao cair da noite, quando me dou conta de que já não vai dar tempo de fazer tudo o que eu queria, bate um certo desespero, uma vontade louca de chorar e me tacar no chão, como as crianças, de jogar as panelas na parede e sair correndo. Então penso que eu mesma teria arrumar a bagunça depois, engulo mais uns sapos e termino o dia exausta, pensando se vou dar conta de tudo amanhã.
Não vou, é fato. E antes de dormir já me sinto frustrada pelo dia que nem raiou. A maternidade é a coisa mais exaustiva pela qual passei, sem sombra de dúvidas. E também a única coisa da vida que simplesmente não dá para voltar atrás ou desistir.

A maternidade é a coisa mais exaustiva pela qual passei, sem sombra de dúvidas.

Mas não sou a primeira, nem a única a sentir este cansaço, este esgotamento. Uma noite mal dormida, um filho resfriado, uma conta para pagar, alguém que não comeu o jantar, a roupa esquecida dentro da máquina, a louça que não para de brotar na pia (talvez deva se reproduzir com as roupas do cesto!), o dentista que você não marcou, a festinha de fim de ano, os presentes, o mercado, um pneu furado, a gritaria das crianças com sono, um copo que se quebra, um filho que tira a roupa da gaveta… e lá se foi sua paciência! E olha que as férias escolares nem chegaram.

Essa Mensagem a uma mãe cansada tem tudo a ver com “Deixe de ser uma mãe estressada em 5 minutos

Às vezes, tudo o que eu precisava era de um colo, um cafuné na cabeça, um café quentinho e um abraço dizendo que sou uma ótima mãe, que me dedico e faço minha família feliz. Isso quase nunca acontece. Exceto quando as crianças dormem, e a carinha deles adormecidos tranquilos é como uma massagem nas costas.

adorable-21998_1920

E essa mãe cansada existe apenas porque a gente tenta ser melhor a cada dia, a gente quer dar a felicidade para nossos filhos, a gente quer a felicidade para nós, a gente quer estar presente em todos os momentos da vida deles, e quer que tudo corra bem. Mesmo sabendo que a perfeição não existe, que ninguém é feliz 100% do tempo (exceto a família da Pepa – leia este texto épico), a gente se mata para buscar a nossa realização e a realização da nossa família. Em vão, a gente se esgota, e tem aquela sensação terrível de fracasso.

Mas existem 5 verdades que essa mãe cansada (eu!) precisa entender:

5 Mensagens para uma mãe cansada

  1. Não é preciso ter vergonha: Se nada deu certo, se você chorou, se gritou com as crianças, se deu vontade de bater a porta e largar tudo, não há motivo para se envergonhar. Isso acontece na minha, na sua casa. São apenas momentos ruins, que não te definem como mãe.
  2. Vai passar: Algumas vezes, sinto raiva desta frase, pois ela cabe muito bem em quase todos os perrengues da maternidade: do bebê que não dorme ao seu estresse de fim de ano. Vai passar, e vai chegar aquele momento em que você vai se sentir de bem com a vida, linda, feliz e realizada. E esse momento bom também vai passar e voltar. É assim que funciona.happy-286152_1920
  3. Você vai precisar pedir ajuda: Tem dias em que a melhor coisa é pedir ajuda da avó, de uma amiga, de um primo, de uma tia, do delivery, da passadeira. Se você perceber que não vai dar conta, delegue. Não tente assumir uma bronca sozinha. Isso só vai te desgastar mais. (E eu preciso ler este recado com mais frequência)
  4. Aprenda: As coisas não mudam do dia para a noite. Precisamos dar muitos passos para realizar o que queremos, seja por grandes planos, seja pelo jantar de hoje. Nesses passos, tropeçamos. No fim do dia, vale mais a pena refletir sobre como teríamos feito as coisas diferentes, do que pensar nas coisas que precisamos fazer no dia seguinte. Aprender com nossos erros é mais efetivo do que criar metas e mais metas.push-ups-888024_1280
  5. Aproveite os momentos de alegria: Um jantar regado a risada de filho, um abraço, uma música que anima vocês, os amigos que você já não vê com tanta frequência, um sorvete debaixo do sol, uma ida ao cabeleireiro. Desfrute cada minuto bom, e faça ele valer e brilhar no seu dia, mais do que os muitos momentos ruins que o tentarão ofuscá-lo. E no fim do dia, agradeça por esses pequenos momentos de alegria, reviva-os em sua memória.

Relendo este post, tenho a impressão de que estou falando da boca para fora. Que não faço nada disso. Pudera! Não sou perfeita, estou exausta, e escrevi esta mensagem para uma mãe cansada dirigida a mim mesma, tentando me levantar. Ser mãe cansa e há atividades diárias que nos irritam muito. E se eu puder levantar o astral de outra mãe com este post, meu dia será mais bonito, terá valido à pena ter deixado de lado algumas pendengas da vida para me sentar e escrever.

Se você se sentiu bem ao ler este post, compartilhe! Mostre a seus amigos que você está tentando ser uma pessoa melhor, educando pequenas criaturas, dando muito amor, e tentando ser feliz e meio a muuuuuitos tropeços.