Como evitar que as crianças assistam vídeos impróprios

Como evitar que as crianças assistam vídeos impróprios no YouTube

Há uma maneira segura das crianças navegarem pelo YouTube: veja como!

A maioria das crianças passa um tempo do dia no YouTube. Não há como negar que as telas distraem, divertem e ensinam os pequenos. Uns dias com mais controle, outro dia porque estamos tão atarefadas que “esquecemos” a criança distraída nesse mundo digital.

Eu já falei aqui da importância da supervisão dos pais, da falei dos perigos dos vídeos na internet e já até ideia de como controlar o uso dos eletrônicos de uma maneira divertida.

Mas eu queria mais: Se a tecnologia tem tantos avanços e ferramentas, porque não podemos usá-la a nosso favor, principalmente na educação digital de nossos filhos?

Foi numa conversa com o gerente de comunicação do YouTube no Brasil, Cauã Taborda, que tirei um monte de dúvidas sobre a plataforma e, principalmente, sobre o YouTube Kids. Ele me alertou que a política do YouTube só indica a plataforma para maiores de 13 anos. Mas, sabendo do interesse dos pequenos no conteúdo de vídeos, desenvolveram o YouTube Kids: uma plataforma dirigida a crianças, com interface simplificada e com recursos avançados de bloqueio de vídeos.

Se a tecnologia tem tantos avanços e ferramentas, porque não podemos usá-la a nosso favor?

Além do filtro automático de conteúdo infantil, o app conta com uma curadoria manual. Entretanto, a plataforma só fica realmente segura quando os adultos que supervisionam e filtram aquilo que as crianças assistem. Segundo o representante do YouTube, o YouTube Kids proporciona uma experiência muito mais segura se os pais souberem utilizar todos os recursos do sistema.

Então vamos ao tutorial que vai deixar a navegação mais segura:

Como evitar que as crianças assistam vídeos impróprios no YouTube

A primeira coisa é baixar o YouTube Kids no seu aparelho.

Depois você vai precisar logar com sua conta no Google. A navegação pode ser feita sem esse login, mas aí as configurações avançadas de segurança não são ativadas.

O segredo todo está naquele cadeado ali embaixo. 

Como evitar que as crianças assistam vídeos impróprios no YouTube

É lá que você loga, escolhe senha e configura o app de acordo com o perfil de seus filhos.

Como evitar que as crianças assistam vídeos impróprios no YouTube

A função timer do YouTube Kids limita o uso por um período de tempo. Após o intervalo, a tela é bloqueada e só volta quando a senha é inserida.

Como evitar que as crianças assistam vídeos impróprios no YouTube

Nas configurações, é possível escolher a faixa etária da criança. O próprio algoritmo do YouTube Kids filtra o conteúdo.

Um dos grande macetes que Cauã Taborda me explicou é o histórico. Basta deslizar a tela inicial para a direita e à esquerda estarão os último vídeos assistidos.

Como evitar que as crianças assistam vídeos impróprios no YouTube

Clicando nas 3 bolinhas no canto inferior direito de cada vídeo, você vai escolher o que seu filho pode ver, bloqueando vídeos e canais inteiros:

Como evitar que as crianças assistam vídeos impróprios no YouTube

Apenas com bases nessas informações, a plataforma vai personalizando e ajustando os vídeos sugeridos. 

Mas percebem como a presença dos pais ainda é crucial nesse processo?

É assistindo junto, verificando o histórico – SUPERVISIONANDO – que estamos criando o melhor filtro. E não dá para confiar no título ou na imagem: assista ao vídeo, veja do que seu filho gosta, conversem sobre isso.

É o melhor filtro para o YouTube e o melhor filtro para a vida.

Check Also

Mães Blogueiras Unidas por uma Internet + Segura

Privacidade na Internet: como vai a sua?

Como a experiência “Mães Blogueiras Unidas por uma Internet + Segura” alertou sobre privacidade na …

3 comments

  1. Não sabia da dica do tempo. Por aqui amamos yt Kids!
    Bjs

  2. Infelizmente qdo tentei baixar o app apareceu a mensagem de q o mesmo não é compatível com meu tablet…. Samsung Galaxy 10.1. Tenho como usar essas orientações no You Tube comum?

    • Patrícia, No YouTube só dá para ativar as restrições. Na página principal, lá embaixo tem um controle disso. Não é muito, mas já dá uma bloqueada.
      O ideal mesmo é p YouTube Kids que bloqueia bem ou outra plataforma, como Netflix ou Playkids.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: