Aproveite para tirar a chupeta de seu filho no Natal

Como entregar a chupeta ao papai noel

Tirar a chupeta do seu filho pode ficar mais fácil com a ajuda do Papai Noel

Chupeta, mamadeira, paninhos são objetos de transição que nossos pequenos utilizam para ter segurança na transformação do bebê para a criança. Autonomia e independência só aparecem depois que a criança está segura em sua nova posição de criança, quando ela abandona os hábitos de bebê.

Só que tirar chupeta de criança é uma tarefa tensa. Existe o risco de criança sofrer, chorar, e ver isso acontecer corta o coração de qualquer mãe. Por isso, a chegada do Papai Noel é um grande estímulo para os pequenos. Esta figura mágica do Natal tem o poder de transformar cada desculpa da criança em querer a chupeta de volta num argumento que invade a imaginação dos pequenos.

preparando a criança ao longo do mês para a entrega do objeto. Ela precisa saber o que vai acontecer. Tirar a chupeta sem explicações vai deixá-la confusa e mais insegura.

Já não permita que a criança saia de casa ou se comunique com a chupeta. Nas últimas semanas, diga que ela só poderá dormir com a chupeta.

Prepare a criança ao longo do mês. Nada de tirar a chupeta sem explicações.

Prepare uma caixinha bem bonita para entregar a chupeta na noite de Natal. Assim a criança vai se apropriando da ideia que a chupeta vai embora como um presente, e não para o lixo. Ela terá um lugar especial.

Todas as chupetas deverão ser entregues. Lembre-se de resgatar todas as chupetas da casa, da casa da vó (Leia: Código de conduta da casa da vó), e colocar na caixa. Se a criança encontrar uma depois, o plano pode ir por água abaixo.

Diga que o Papai Noel vai trocá-la por um presente. Você pode dizer que as chupetas são guardadas numa sala e são elas que dão energia para a fábrica de brinquedos do Papai Noel funcionar. Ou então diga que não existe chupeta na terra do Papai Noel, então ele leva as das crianças para as renas bebês que acabaram de nascer.

A criança pode entregar a chupeta diretamente ao Papai Noel. Em alguns locais tem até cesto e caixas para a criança depositar a sua. Ali na hora, ela já pode fazer seu pedido oralmente ou em forma de desenho.

Tirar a chupeta e entregar para papai noel

Reforce a ideia que a criança cresceu, que sabe fazer várias coisas que bebês não fazem, e que é hora de dizer tchau para a chupeta. As crianças muitas vezes têm medo de perderem seu lugar de bebê e não serem mais amadas pelo pais, por isso é importante salientar que ela terá o mesmo amor, até maior, porque ele cresce conforme a criança cresce.

As crianças reagem de forma diferente ao adeus à chupeta: uma nunca mais pedem, outras abrem o berreiro logo de cara, e outras demoram uns dias para entender que a chupeta não vai voltar.

Seja firme, e ainda que seu coração esteja dilacerado em mil pedacinhos, não ceda. Afinal de contas quem é você para passar por cima do Papai Noel?! Vai devolver o presente? Vai construir um trenó e roubar a rena do zoológico para chegar na terra do Papai Noel?

Já leu? Mentiras que as mães contam na época de Natal

Também é importante mudar a rotina da criança para ela não sentir tanto. Se estava acostumada a dormir com a chupeta, experimente mudar a posição dos móveis no quarto, deixá-la adormecer no sofá com a família, ou ter a companhia de um brinquedo para dormir.

No caso da mamadeira, ela pode ganhar um copo bem bacana para tomar o leite antes de dormir, de preferência num outra lugar que não o que estava acostumada a mamar.

Dê muito carinho, colo, aconchego. A criança está insegura com a nova etapa, e vai precisar de muito apoio da família. Imagine você cortando os doces, parando de fumar… A reação é bem parecida. A criança vai ficar mais estressada, chorona, manhosa, mas com o passar dos dias as coisas vão melhorando.

Se você ceder, pode passar uma imagem de que a criança fracassou, e será ruim para ela. Da mesma forma como você se tivesse falhado no terceiro dia de dieta. Não seria mais bacana ter tido apoio e incentivo para aguentar firme?

É tão difícil para seu filho ficar sem chupeta como para você fazer dieta.

E mostre à criança as coisas que ela pode fazer que bebês não são capazes de fazer. Estimule, desafie. Os pequenos adoram se aventurar em coisas novas e aprender!

Que o Papai Noel leve a chupeta e traga muita paciência e força para transformar nossos bebês em crianças seguras e felizes!

E você, como fez seu filho largar a chupeta, a mamadeira? Conte sua dica nos comentários para ajudar outras mamães.

Quem mais tirou a chupeta:

4 comments

  1. Sim, vamos entregar a chupeta (por aqui falamos bico) para o Papai Noel. Já estamos em negociação. Oremos!

  2. Muito legal.. aqui já deu certo com meu filho há uns seis anos, agora vou fazer com minha filha! Abraços.

  3. MUITO LEGAL, FIZ COM A MINHA FILHA DEU SUPER CERTO, E ESTE ANO VOU FAZER COM A MAMADEIRA

  4. eu comprei uma piscina dei ao papai noel e meu filho havia pendurado todas as chupetas na árvore então la fomos nós contei a história ao papai noel de rua ele chamou ele e disse paasei em sua casa e peguei suas chupetas e fiz sua piscina! kkkk chegando em casa eu ja havia tirado todas, ele olhou e disse ele passou ak mesmo mãe!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: