Tempo para si mesma depois de ter filhos

 

cantinho

Mãe sem tempo para si mesma é quase um pleonasmo.

Cara leitora que está grávida do primeiro filho, eu sei que conselho é algo que você mais escuta ultimamente – e depois que se tem filhos eles pipocam alucinadamente –, mas eu preciso falar isso: aproveite seu tempo!

Aproveite enquanto as 24 horas do dia são só suas, ainda que você as dedique aos preparativos do bebê. Pois depois que ele nascer, suas horas não serão mais suas, e você terá que fazer infinitas coisas por seu bebê antes de se sentar e ler a revista da semana.

Aproveite enquanto você ainda é dona das suas vontades, enquanto pode gastar a tarde no salão de beleza, sem se preocupar com a hora de buscar as crianças, ou atender a ligação da avó desesperada e estragar o esmalte recém-pintado. Posso te garantir que sendo mãe de dois e grávida do número três, tento cuidar da minha aparência, mas faz 20 dias que minha unha só vê a base e o detergente. Aproveite o esmaltão vermelho. Você ainda pode passá-lo depois dos filhos, a diferença é que ele vai descarcar em poucas horas.

Leia, leia muito! Revista, livro, tablet, o blog da diiirce, caixa de cereal, embalagem de xampu, bula de remédio… Depois que as crianças nascem e crescem, elas fazem barulho a ponto de não deixarem você se concentrar, ou então permanecem ao seu lado cheias de curiosidade, fazendo perguntas do tipo “o que você está lendo? Por que o livro tem esse nome estranho? Seu livro não tem figuras? Por quê?”. E isso pode te deixar um pouco irritada a ponto de abandonar a leitura. Eu mesma já desisti de ler em casa. Minha nova tática é agendar médicos das mais diversas especialidades, daqueles que demoram eras para atender. Fico ali na sala de espera, curtindo minha leitura, feliz da vida se a atendente perguntar se pode passar um encaixe na sua frente.

Alivie a culpa e seja feliz – em cinco minutos!

Se você é apreciadora de filmes e séries de TV, esqueça. As crianças dominarão o controle remoto antes mesmo de aprenderem a falar o próprio nome. Vão dizer que seu filme é chato, vão gritar e acionar todos os brinquedos barulhentos até você mudar de canal. Ou isso ou você passa a ser uma apreciadora de animações e filmes infantis. Troca um bom suspense pelo lançamento da Pixar. Troca aquela comédia romântica por um filme pastelão, com bichos de vozes irritantes, e divide a pipoca e as balinhas com a prole. São escolhas – oi? – em prol da sua sanidade.

Mas quero muito enfatizar este último tópico: aproveite cada ida sua ao banheiro, cada sentada no vaso sanitário, cada relaxada de períneo. Se tem gente que adora aquele dizer em latim Carpe Diem, eu reitero: Carpe Urinae! Aproveite o xixi. Cada um. Você nunca mais vai ao banheiro em paz. Vai ter companhia, plateia, torcida. E se resolver se trancar, vai ter criança batendo na porta, chorando, te chamando. E se o bebê estiver dormindo profundamente, ele vai acordar assim que você se sentar. Você vai precisar desenvolver habilidades ninja para ir ao banheiro secretamente, sem nenhum filho notar. A técnica será muito parecida com aquela que você usará para comer um bombom na frente deles sem que eles percebam. Acredite: valorize cada xixi bem feito! Agradeça por esse momento precioso.

Não é que você nunca mais vai ter tempo para você. Você vai, mas seu tempo vai diminuir drasticamente, simplesmente porque sua prioridade deixou de ser você. Sua prioridade é o bem-estar de seus filhos. Acredito que eu esteja errada. Que é preciso educar os filhos para que eles entendam que a mamãe precisa de um pouquinho de paz. Eu tento. Todos os dias. E quando consigo, bate uma culpa. Um sentimento de que eu deveria estar me dedicando única e exclusivamente a meus filhos. Ou então culpa porque eu deveria estar lavando aquela louça, passando a pilha de roupas…

Se sou eu, o sistema, a Globo ou a Dilma, eu não sei. Mas preciso urgentemente pensar sobre isso. No cantinho, do pensamento, um minuto para cada ano de idade… Mais de meia hora no cantinho, quietinha, eu e Deus? Vou ali queimar o almoço para ir pro castigo!

Check Also

Deixe de ser uma mãe estressada em 5 minutos

  Desabafo de mãe: Como a gente se livra do estresse do dia a dia? …

32 comments

  1. HAHAHAH verdade verdadeira!
    Mas sabe que eu já passei do tempo da culpa… quer dizer, na maior parte do tempo já!
    Adoro “ir dormir” antes deles enquanto o papai assume o comando e fico por mais uns minutinhos lendo um livro ou zapeando nas redes sociais, escrevendo um post, etc…
    beijooos
    Le

  2. Amo tudo que você escreve e assino embaixo!

  3. Verdade mais q verdadeira… Estou lendo seu post no celular encostada na maquina enquanto coloco roupa pra lavar e la vem o Miguel reclamar que a Sabrina fechou a geladeira e ta pedindo colo … kkkkk

  4. Adorei!! É tudo isso!! Ainda mais sobre o banheiro!!

  5. Sem falar em dormir…vc nunca mais vai dormir do mesmo jeito. E olha, nada disso é passageiro. Minha filha está com 15 anos e ainda rola debate sobre o que assistir, nunca consigo tomar banho sem ela abrir a porta pra falar comigo, tenho que dizer com frequência : ei, posso continuar estudando? E olha que nunca fui de dar moleza, fazer todas as vontades…mas ai, como vale a pena, né?

  6. E quem nunca assistiu netflix no celular, escondida, que jogue a primeira pedra.

  7. Comecei a ler este post enquanto meus filhos jogavam futebol com os amigos. Mas foi só começar a ler e perguntas como “o que está fazendo?”, “tem joguinho no celular?” e etc surgiram. Tive que largar o celular e entrar literalmente em campo (Quando não se pode vencê-los…). Quatro horas depois estou terminando de ler seu post, enquanto ainda não descobriram onde estou escondida.

  8. Amor da minha vida, seu terceiro baby está no forninho e o meu terceiro saiu do forninho há 2 meses. Posso te garantir que com o terceiro do lado de fora, sua culpa toma doril e as habilidades ninja afloram de um dia para o outro.

  9. Post maravilhoso e muito realista. Olha vc está de parabéns.

  10. Amei sei post, muito engraçado! Mas é a pura realidade, tenho uma filhinha de 7 meses e meu dia é dedicado a ela…Ultimamente só consigo tomar banho já é quase 1 da manha, pois ela está doentinha então é um chamego só… Só colo, peito e por ai vai..mas enfim vida e mãe!

  11. Milene, você é ótima, adoro seus textos, a forma com que você escreve. Aqui não temos “cantinho do castigo” e a questão do xixi… nossa é muito verdade. Aliás, tudo isso que você falou sobre esmaltes e séries de tv… CLARO que você viu acontecendo aqui em casa, né? Virou minha vizinha e anda me espionando, só pode, né? hahahahah Beijos, parabéns pelo trabalho!

  12. Nossa amei!!!!!!Meu bebê só tem 5 meses mais já senti tudo isso que você escreveu,não sei mais o que é tomar um banho de verdade, uma noite de sono, um filme, uma refeição tranquila!!!Essa madrugada ele acordou de 1:30 e só dormiu as 3:00 e de 6:00 da manhã já estava lindo acordado e até agora nada de sono!!!!!!!!

  13. Kkkkkkk. .. infinitamente verdade. Meu terceiro tesouro tem 6 meses. Pense como é administrar esses três sapequinhas, trabalhar fora e o maridao. Ooi kd eu? Onde s encaixou euzinha? Rsrsrs.

  14. Torcendo p isso acontecer comigo tb! 😉

  15. Pois é… o grande dilema da mulher moderna: quem sou dps dos filhos?

  16. E eu respondendo aos comentários só hoje, enqto a máquina centrifuga tb. kkkkk

  17. Dormir, assim, profundamente, como um gata borralheira, nunca mais mesmo, né? Por isso as pessoas aconselham a gnt a dormir mto na gestação. Aproveita q dps já era!

  18. é isso tudo e um pouco mais. Tenho 3 e nao consigo ler 1 linha dos livros que estao a minha espera… banheiro e dormir nem se fala… ate bater um papo com minhas amigas via face… esta dificil….

  19. é isso tudo e um pouco mais. Tenho 3 e nao consigo ler 1 linha dos livros que estao a minha espera… banheiro e dormir nem se fala… ate bater um papo com minhas amigas via face… esta dificil….

  20. é isso tudo e um pouco mais. Tenho 3 e nao consigo ler 1 linha dos livros que estao a minha espera… banheiro e dormir nem se fala… ate bater um papo com minhas amigas (via face, pq nem sonhar em sair e tomar um cafe…) esta dificil….

  21. é isso tudo e um pouco mais. Tenho 3 e nao consigo ler 1 linha dos livros que estao a minha espera… banheiro e dormir nem se fala… ate bater um papo com minhas amigas (via face, pq nem sonhar em sair e tomar um cafe…) esta dificil….

  22. Alguém pode me dizer qual é a parte boa?! rs.. quanto mais leio mais fico em duvida se quero ou não ter filho.. se espero ou se tenho logo de uma vez..

  23. tenho medo de nao conseguir ser essa ninja toda.. de me arrepender.. sei lá.. to confusa

  24. essa sou eu banheiro ahhhh que saudade
    agora minha pequena ta na escolinha então consegui um pouco mais de tempo o que não é fácil beijossss

Deixe uma resposta