Truque para controlar o uso da tecnologia na infância do seu filho

Como controlar o uso da tecnologia na infância com uma atividade simples que você vai imprimir em casa

Controle o tempo na frente das telas e promova o desenvolvimento infantil com uma atividade para você baixar.

Eles já nasceram num mundo conectado. Diferentemente da gente, o mundo real e o digital para eles é uma coisa só. E a ferramenta que até há pouco utilizávamos apenas para trabalho, agora é lazer e aprendizado desde a primeira infância.

Seja um vídeo infantil, um joguinho, um trabalho de escola, até o uso de redes sociais e aplicativos que realizam compras, a internet oferece uma vasta gama de possibilidades como o mundo que a gente encontra quando abre a porta de casa. Nesse mesmo mundo, encontramos gente legal e gente com más intenções. Vivemos experiências incríveis e coisas que desejamos esquecer. 

Ainda estamos aprendendo a lidar com o mundo digital, por isso é difícil ensinar sobre ele para as crianças.

Já sabemos (ou pensamos que sabemos) o que fazer para educar nossos filhos para o mundo. Olhe para os dois lados para atravessar a rua, não fale com estranhos, não saia sozinho. Deveríamos ter a mesma conduta com o mundo digital, mas isso não acontece.

E sabe porque não acontece?

Porque estamos aprendendo a lidar com esse mundo. É tão novidade para nós, como para nossos filhos. 

Quantas vezes nos pegamos estupefatos porque nosso filho caçula já sabe lidar com um aplicativo melhor que a gente, não é mesmo?

Muitas vezes entregamos smartphones e tablets aos nossos filhos com a falsa impressão de que eles estão seguros dentro de casa. Eles podem se comunicar com estranhos, eles podem acessar conteúdo impróprio para a idade (como vídeos no YouTube que deixam a gente de cabelo em pé), eles podem colocar a segurança deles em risco, eles podem deixar a segurança de toda a família vulnerável.

Pensando nisso, diiirce firmou uma parceria com a Nethics, uma empresa que trata de educação e direito digital. Juntos vamos levar muito mais informação sobre o uso consciente da tecnologia na infância e na adolescência.

Depois de bater um longo papo com a Silvia Blum e a Alessandra Borelli, especialistas em direito digital que são a voz da Nethics (junto de outros profissionais que buscam trabalhar com educação digital como meio de evitar crimes cibernéticos), bateu aquela inspiração para alertar pais e mães da importância do controle dos eletrônicos.

A gente sabe que a tecnologia não precisa ser vilã da educação das crianças, aliás ela pode ensinar bastante coisas. Mas o grande segredo está na supervisão e no controle.

Eu já mostrei como configurar o YouTube Kids para ele se tornar uma ferramenta segura, já mostrei como nosso exemplo influencia o comportamento online de nossos filhos e já indiquei uma atividade que estimula a criança a fazer outras atividades que não os eletrônicos.

 

Hoje venho propor uma atividade mais livre para as famílias:

Vale Tempo de Eletrônicos

Como funciona

Para cada atividade ou brincadeira que estimule o desenvolvimento da criança, ela ganha um bilhete com minutos de uso de eletrônicos, que valerão para ela jogar, ver vídeos ou assistir TV.

Os minutos são os responsáveis quem decidem. E a criança pode acumular para gastar tudo num dia ou ir gastando os minutos aos poucos ao longo do dia. Cabe à família decidir como será esse uso.

Lembrando que as crianças devem SEMPRE ser supervisionadas ou monitoradas em suas atividades na web.

Quanto mais brincar com outras coisas, quanto mais se envolver com a família, mais pontos ela ganha.

Vale tempo para eletrônicos: controlar a tecnologia na infância
Clique na imagem para baixar

Veja também:

Brincadeiras para as crianças

Como ensinar autonomia para as crianças

Atividades que a criança pode fazer em casa

Atividades para a criança fazer na cozinha

Check Also

Seu filho se sente trocado pelo celular?

  A frequência com que você checa seu celular pode fazer com que seu filho …

Deixe uma resposta