Roupa suja se lava em casa

Uma vez eu li que inteligência é aquilo que se transmite, o que se guarda é burrice. Entonces, vou aqui dividir um pouco da minha ID (inteligência doméstica) e contar para vocês como eu lavo as roupas aqui de casa.

Círculos

Sinta-se no Google +, e separe as roupas por categoria. Uma vez lavei os tapetes de cozinha com roupas, e não deu muito certo, daí optei por separar.

  • Roupas de cama
  • Roupas de banho
  • Panos de cozinha + babadores
  • Panos de chão
  • Roupas escuras
  • Roupas coloridas
  • Roupas claras (que podem ser lavadas com alvejante)
  • Roupas de bebê (depois que o filho fez 1 ano, aboli esta categoria)
  • Roupas delicadas (blusinhas de malha mais fina, linha, lã)

Preâmbulo lavanderístico

Daí eu olho peça por peça, para ver se não tem vestígios de filho babão, marido desligado ou mulher com a barriga no fogão. E, se estiver, eu uso Vanish Resolv para manchas simples, Vanish Tira Manchas rápido para manchas mais resistentes e Semorin ou alvejante com cloro se o negócio estiver tenso. Mas, muitas vezes, uma pastinha de água morna e sabão em pó no local da mancha já resolvem. A fase do molho é imprescindível para o sucesso. Geralmente, 30 minutos com sabão em pó dão conta do recado. Mas para roupas claras, eu deixo uma hora, com sabão, alvejante e água morna.

E, antes de qualquer coisa, boas maneiras e etiqueta servem para todas as ocasiões. Por isso, espie a etiqueta (se é que você já não passou a tesoura nela) antes de sair esfregando tudo:

 

Lata d’água na cabeça

Para lavar, eu não abro mão do bom e velho – e caro – Omo. E a medida é assim: 1/2 copo de nutella (com sabão, claro, nutella não serve para isso, é só a medida padrão do Standard Institute of Medidation) de sabão em pó para a carga mínima da máquina, 1 copo para a carga média, e 1 1/2 para a carga máxima. Eu dissolvo o sabão na água antes de por a roupa, para não ficar aqueles resquícios depois. E para roupas escuras e delicadas eu prefiro usar sabão líquido. Para roupas brancas, eu coloco uma colherzona de “bircabonato” de sódio também, em vez daqueles milagrosos pós que não resolvem nada e custam o zóio da cara. Já para as roupas de bebê, eu usava o Ola Bebê, tudibão.

Para enxaguar, água e amaciante para roupas (Confort concentrado Erva-doce, no caso), água e desinfetante para panos de chão, água e álcool para as toalhas (ficam mais fofinhas, acredita?). Dizem que não é bom usar amaciante nas roupas íntimas, mas a dona de casa feliz gosta de cheirar a cueca limpinha do marido (oi?).

Fofoca no varal

Centrifugou, pendurou. A não ser que você seja louca ame de paixão passar roupa. Outra coisa: não tem sol, não lave. Roupa que não seca direito, fica fedida. É melhor acumular e lavar tudo quando o tempo melhorar. E também não precisa deixar a roupa 5 dias no varal: secou, tire. Se secar demais, a roupa perde a maciez e pode estragar. Para os dias de frio e chuva, a secadora é a salvação, mas cuidado, porque dentro dela rola aquele negocinho da Alice no País das Maravilhas e sua roupa pode encolher e seu marido vai brigar com você se a camiseta nova dele não couber mais. Mas se você não tem este gadget, vale colocar num varal de chão e ligar o ventilador perto. Outra dicosa é esticar bem a roupa no varal: seca mais rápido e amarrota menos. Pregadores (ou grampos, como se diz no sul) de plástico são fashion, mas marcam mais a roupa. Os de madeira são mais baratos, marcam menos e você tem a opção de trocá-los com mais frequência.

Xiiiii

Daí, depois que secou a roupitcha, você percebe que a mancha não saiu. ÓDEO! Não vá cortar os pulsos! Não passe a roupa (ferro quente só vai fazer a mancha marcar de vez o território). Sente em frente ao computador e entre aqui, aqui ou aqui e descubra como se livrar da infame. Se nada der certo, você senta e chora se desapega aos bens materiais e doa.

Tudo lavadinho, cheiroso, limpinho… Acabou? Nããããão! Tem que passar. Mas isso eu conto em outro post, porque já estou cansada de lavar tanta roupa.

Porque esfregar roupa no tanque não tem glamour, estraga as unhas e dá dor no ciático.

11 comments

  1. Eu, a spammer vou comentar de novo!
    Na teoria eu faço tudoissaí, na prática eu separo pano de chão, roupa clara e roupa escura (e as roupas do Dudu que lavo separadamente com sabão líquido). O resto vai tudo junto.

    Boa dona de casa or what??

    Bjs

    • Vc é excelente dona de casa, pq as vezes em q te vi (2!), vc está com roupa bonita, arrumadinha e cheirosa. E seu filho nunca tá remelentinho.
      Aprovada no ISO 900765-B Plãããs das donas de casa.
      Jokas da Mi

  2. TEAMO, menina!!!
    Vc conseguiu transformar um momento tão rotineiro e bored em algo muito divertido! Adorei! Não consigo ser tão meticulosa quanto vc, mas tb adoro roupa branca e cheirosa!!!
    Beijão!!!

  3. Nunca usei esse Semorin, acredita? E agora, na escola nova, os meninos chegam pura manchas de roupa. Preciso estudar a fundo o assunto! E o alcool nas toalhas, como faz isso? No enxague mesmo da máquina?

  4. muito bom! vou imprimir e colar na área de serviço!

    beijoca,

    Mariana

  5. Adorei as dicas!
    Vou até imprimir a etiqueta!
    Tô com a mesma dúvida da Dani louca pra experimentar o álcool nas toalhas…e ai não coloca amaciante, só álcool?

  6. Olá, bom dia todos bem? Gostei do pata ti.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: