10 coisas que toda mãe deveria fazer para a rotina de volta às aulas

10 coisas que toda mãe deveria fazer para a rotina de volta às aulas

 

Ter uma rotina de volta às aulas pode ser o segredo de um ano letivo de sucesso para seus filhos.

Volta às aulas pode parecer um momento de muita alegria para as mães, mas se pensarmos na loucura que é fazer os filhos terem uma rotina pela manhã, chega a dar um mini desespero. Eu juro que estou tentando aplicar todas as dicas, mas não é mole não. Para lidar com as crianças ao acordar tem que ter disposição – e muita!

#1 calcular quanto tempo as crianças gastam em cada atividade para ver qual o melhor horário para acordá-las: Antes de as aulas começarem, cronometre quanto tempo seu filho gasta para despertar, se lavar, se trocar, tomar o café e se aprontar. Com base nesse cálculo, você vai saber quanto tempo seu filho precisa para ficar pronto. Assim, você evita atrasos e iniciar o dia sob pressão.

#2 dormir e acordar na hora da escola uma semana antes: Sabendo o melhor horário de seu filho acordar, o esquema agora é buscar acordá-lo no horário uma semana antes, que para o corpo se acostumar à rotina. É muito comum as crianças ficarem sonolentas na primeira semana de aula, e acabem achando tudo chato. Mas se já estiver desperta, acordada, ela pode aproveitar tudo desde o início, e a escola acaba ficando com outros ares.

#3 organizar material, mochila, uniforme e lancheira na noite anterior: Se vocês deixarem para arrumar tudo antes de sair, a correria será grande. Desta forma, na noite anterior, já separe o uniforme, deixe a mala em ordem, lição feita, e arrume a lancheira. Ter um lugar específico na casa para esses itens, facilita a organização. Um cantinho para o material, um cabide para o uniforme e um cesto ou caixa na cozinha com as coisas que podem ir para a lancheira. A única coisa que fica para a última hora é algum alimento que está na geladeira.

#4 criar uma tabela mostrando o que a criança deve fazer todas as manhãs: Muitas vezes as crianças se perdem porque não sabem o que devem fazer. Uma tabela, um desenho simples, com a sequência de coisas que a criança deve fazer ajuda-a a compreender a rotina. Com isso gravado, os atrasos perderão a vez.

#5 deixar a mesa de café no jeito: Acordar cedo e ainda ter que preparar o café parece coisa de propaganda de cereal matinal. Mas é mais questão de hábito do que sonho. Deixando a cozinha limpa, a mesa posta, os itens de café da manhã num mesmo armário ou bandeja na noite anterior, ajuda bastante. Se a pia estiver suja, com louça, você já vai começar seu dia com a sensação de que está tudo bagunçado. Com a cozinha em ordem e adiantada, a sensação é que o dia começou bem. E tem tudo para continuar assim.

Não perca: Mentiras do primeiro dia de aula

#6 acordar e se arrumar antes das crianças: De nada adianta acordar as crianças com tempo, se você ainda precisar se arrumar. E começar o dia se arrumando na correria, com criança no pé, é péssimo. A roupa sai amassada, a maquiagem borrada, o pé de sapato trocado. Troque 20 minutos do seu sono por 20 minutos de paz para se ajeitar. Você não vai se arrepender.

#7 acordar as crianças carinhosamente: “Quenhé” que não fica de bom humor se acordado com beijinhos? Mas no corre-corre do dia a dia,  a gente vai no automático, e o beijinho vira um “levanta logo que estamos atrasado”. Uma música, uma fresta da janela aberta, o jeito que deixar seu filho mais feliz. Filho feliz resulta em mãe disposta.

#8 colocar as crianças mais cedo na cama: E não é preciso forçar ninguém a dormir. Só o fato de estar no quarto, lendo um livro, batendo papo, separando o uniforme, já vai dando recado para o corpo que é hora de dormir. Com tempo, seu filho acostuma e acaba caindo no sono mais cedo. Mas não tem lógica ir para o quarto ver tv, ficar no tablet, brincando. Atividades estimulantes devem ficar do lado de fora.

#9 depois de acordar, ir dando as ordem de uma em uma: Lembra-se da tabela? Além dela, é legal os pais irem “cantando a bola” do que deve ser feito. No início é uma frase, como “agora você deve escovar os dentes”, que vai se encurtando para “hora de escovar”, que vira um “agora é hora de…?”. Assim, a criança pega o jeito da rotina, cria autonomia, e você vai economizando saliva.

#10 evitar gritos e broncas: Não é legal se começar o dia de forma negativa. Se de manhã sua paciência estiver no limite, imagine no fim do dia? Por você, seu bem-estar, evite as energias negativas. Leve na brincadeira, ria. Seja firme, se precisar, sem ser rude. Seu dia vai começar melhor, você se sentirá bem ao lidar com os perrengues de outra forma.

Agora é só deixar a rotina de volta às aulas contagiar durante o ano todo!

Na teoria, as 10 dicas são demais. Na prática, elas dão trabalho. Eu ainda estou tentando por em prática essa rotina, com sucessos e alguns fracassos – faz parte. E você, tem uma rotina de volta às aulas legal? Conta seu segredo nos comentários.

 

Check Also

adaptação escolar: erros que cometemos

Adaptação escolar: erros que cometemos

Se seu filho e você estão passando pela adaptação escolar, confira essas dicas bem-humoradas para …

4 comments

  1. Eu preparo os sanduíches e deixo num pote plástico para o dia seguinte… o pó de café e a água ficam na cafeteira italiana… as frutas eu só corto antes de servir mesmo… a mesa fica arrumada, e nunca saímos de casa sem que a pia fique limpinha!

  2. Adorei as dicas! E adorei ver que a 3, 6, 7 e 8 sempre foram regra por aqui, sem que eu nem me desse conta. Destaque para a 7: acordar as crianças carinhosamente realmente funciona, além de ajudar a nós mesmas a começar o dia de bom humor!
    bjos

  3. Os pais também deveriam participar disso, não? 10 coisas que todos os pais e mães deveriam fazer…

  4. resumindo: se organizar, planejar e acordar mais cedo. fazendo isso a chance de tudo dar cedo pela manhã é 99%. rsrsrs. quem diz que eu consigo?

Deixe uma resposta