Receitas para fugir do miojo

Dá para preparar uma refeição mais saudável em pouco tempo!

Como disse no post anterior (Miojo da depressão), tudo é questão de pegar o jeito. Aqui estão as receitas que mais faço nas horas de emergência. Espero que as crianças gostem, e as mães aprovem a rapidez:

macarrMacarrão com queijinho (o clássico da criançada)
Muita gente já conhece essa receita, que quase nem é uma receita, e é o que mais se aproxima do miojo da depressão.Macarrão cabelo de anjo, ave-maria, ou qualquer outro que tiver na despensa (lembre-se de que quanto menor e mais fina a massa, mais rápido o seu cozimento)
Água para o cozimento
Caldo caseiro de legumes
Queijo ralado (Para mim, aquele queijo ralado de saquinho parece com qualquer coisa, menos queijo. Por isso levo o ralador à mesa e ralo o queijo em cima do prato, às vezes até deixo meu filho ralar.)
Orégano, salsa
Azeite e SalComo fazer: Cozinhe o macarrão na água e com o caldo caseiro pelo tempo indicado com um pouco de sal. Escorra o macarrão, mas reserve umas duas colheres da água do cozimento. Jogue um fio de azeite sobre o macarrão ainda quente, regue com um pouco do caldo que você reservou, salpique orégano ou salsa. Sirva com queijo ralado por cima. Depois jogue suas embalagens de miojo no lixo.

 

cuscusCuscus marroquino1 xícara de cuscus marroquino
1 xícara de caldo de legumes
Sal e AzeiteComo fazer:  Numa panela, ferva o caldo com um pouco de sal. Num vasilia, coloque o cuscus marroquinho e despeje a água quente até cobri-lo totalmente. Tampe e aguarde 5 minutos. Enquanto isso, assalte a geladeira em busca de tomates, queijos, aquele resto de peito de frango do jantar, milho, ervilha, cenoura, brócolis… O que você achar que fica apetitoso. Misture ao cuscus e regue com um fio de azeite. Depois é só colocar os pacotinhos de miojo no lixo.
arrozArroz de panela de pressão1 xícara de arroz
1/2 xícara de milho (eu tenho sempre no freezer: compro a espiga, debulho e congelo)
1 alho amassado
1/4 xícara de espinafre ou brócoli picado (tb deixo o espinafre/brócoli/couve-flor picadinho no congelador)
1 xícara de água
Sal e AzeiteComo fazer: Coloque tudo na panela de pressão, tampe e leve ao fogo. Assim que a panela começar a chiar, abaixe o fogo e conte 3 minutos. Desligue o fogo e espere a pressão sair. Para os mais apressados, deixe a panela 5 minutos no fogo e depois acelere a saída da pressão levantando a válvula ou esfriando a panela em água corrente. Depois é só jogar suas velhas embalagens de miojo no lixo.
sopinhaSopinha a jato1 cenoura pequena picada (você pode deixar a cenoura picada num saquinho no freezer e ir pegando a quantidade que precisa)
1 batata picada (a batata é um dos poucos alimentos que não ficam bons congelados, nem crua, muito menos cozida. Basta perceber que aquela papinha que levou batata e foi ao freezer ficou com um aspecto ruim depois)
1 mandioquinha picada (essa pode congelar como a cenoura)
1/2 cebola pequena picada (opcional)
1 dente de alho amassado (ou uma colher de chá daquele alho que você compra já picado)
1 filé de pescada branca sem pele (opcional)
2 xícaras de água
Sal a gostoComo fazer: Leve tudo ao fogo, numa panela de pressão. Depois que a panela chiar, abaixe o fogo e conte 10 minutos. Espere a pressão sair e adicione um fio de azeite. Pronto! Agora você já pode jogar os saquinhos de miojo no lixo.

 

batataBatata Recheada1 batata grande lavada, beeeeem lavada, com casca e tudo
Sal
Azeite ou manteiga
Salsa
Requeijão ou qualquer outra coisa que estiver dando mole na geladeira: resto de strogonofe, queijos, tomate picado, creme de leite, carne moída…Como fazer: Com um garfo, faça vários furinhos na batata e leve-a ao microondas por 4 minutos com uma folha de papel toalha por baixo. Vire a batata, e deixe mais 4 minutos no microondas. Assim que desligar, envolva a batata num papel alumínio e espere de 5 a 10 minutos, dependendo da fome. Dê um leve soquinho para achatar a batata e faça um corte só para abri-la, mas não dividí-la. Tempere com sal, salsa e manteiga/azeite e recheie como quiser. Em seguida, basta jogar os pacotes de miojo fora.

Check Also

Bolo de leite ninho de microondas secreto das mães

Bolo de leite Ninho de microondas Secreto das Mães

Essa receita de bolo de leite ninho de microondas é daquelas para você fazer e …

8 comments

  1. Evely Solange Carai Monteiro

    Olá, Milene. É a primeira vez que escrevo em seu blog. Estou gostando das dicas e do seu jeito de tratar essas questões que envolvem o nosso dia a dia, de um jeito bem feminino e com aquele ar do tempo das nossas mães e das nossas avós que se tinham que se virar nos trinta e não contavam com quase qualquer tipo de ajuda, não é mesmo? Parabéns pela blog.

    Uma boa dica é servir o macarrão também com carne moída, atum, pedacinhos de frango ou legumes. Qual dona de casa não tem isso congelado? Até mesmo um molhinho de tomate vai super bem com um queijinho ralado na hora e bem fresquinho.
    Rápido e superfácil de fazer!

    Sopa, então, é o meu prato favorito. Não vivo sem nos 364 dias do ano. Eu amo e sempre tenho alguma coisa já adiantada para quando bate aquele vontade de tomar um caldinho fresquinho ou uma sopa-creme, principalmente quando o tempo esfria de uma hora para outra.

    Bom, acho que já falei bastante para uma primeira vez.

    Traga sempre essas dicas saudáveis e de mãezona.

    Parabéns, novamente.
    Abraços e muito prazer em conhecê-la ainda que virtualmente.

  2. Evely Solange Carai Monteiro

    Olá, Milene. É a primeira vez que escrevo em seu blog. Estou gostando das dicas e do seu jeito de tratar essas questões que envolvem o nosso dia a dia, de um jeito bem feminino e com aquele ar do tempo das nossas mães e das nossas avós, que tinham que se virar nos trinta e não contavam com quase qualquer tipo de ajuda, não é mesmo? Parabéns pela blog.

    Uma boa dica é servir o macarrão também com carne moída, atum, pedacinhos de frango ou legumes. Qual dona de casa não tem isso congelado? Até mesmo um molhinho de tomate vai super bem com um queijinho ralado na hora e bem fresquinho.
    Rápido e superfácil de fazer!

    Sopa, então, é o meu prato favorito. Não vivo sem durante os 364 dias do ano. Eu amo e sempre tenho alguma coisa já adiantada para quando bate aquele vontade de tomar um caldinho fresquinho ou uma sopa-creme, principalmente quando o tempo esfria de uma hora para outra.

    Bom, acho que já falei bastante para uma primeira vez (rs).

    Traga sempre essas dicas saudáveis e de mãezona.

    Parabéns, novamente.
    Abraços e muito prazer em conhecê-la, ainda que virtualmente.

  3. Adorei..já vou lá preparar uma…

  4. todas as dicas são maravilhosas,valeu mesmo…

  5. todas as dicas são maravilhosas,valeu mesmo…

  6. obrigado pelas dicas,são ótimas,principalmente para quem vive no corre corre,bjs

  7. mundodepalavras

    Eu já matei algumas fadas. Mas pelo menos foi sem aquele tempero venenoso. É só socar um alhinho e refogar o miojo. É claro, evitar é a melhor solução. Adorei as dicas. Fazer uma omelete com carne, queijo, frango, milho verde, azeitonas, presunto ou o que tiver na geladeira também é uma boa opção! Fica a dica! bju Camila Vaz

Deixe uma resposta