Receita de maminha na pressão e farofa de pinhão da diiirce

mask

Esta é uma daquelas receitas que a gente faz assim, pelo cheiro. Daí dá certo, e a gente tem que anotar e compartilhar.

Aliás, existem poucas coisas na cozinha que faço seguindo passo a passo, como bolo de cenoura, por exemplo. Um tanto eu faço de cabeça porque já decorei as anotações do meu caderninho (taí uma coisa que acho bacana de fuçar: livro de receitas das pessoas!). Outro tanto eu faço de cabeça porque eu simplesmente invento coisas, que muitas vezes não dão certo ou queimam – sim, minha fama de boa cozinheira é meio chamuscada.

Então…

prepara_4659435_GIFSoup.com
Prepara!

 

Coloque uma peça de maminha de cerca de 1,5kl numa assadeira. Salpique duas colheres rasas de sopa de sal grosso, espalhe dois dentes de alhos amassados sobre a peça e cubra-a com duas cebolas médias em rodelas, um ramo de tomilho e um ramo de alecrim. Regue com duas colheres de azeite, e deixe na geladeira por umas 12 horas (leia-se tempera de noite para fazer no almoço ou vice-versa).

Aqueça uma panela de pressão e doure os lados da peça até dar uma tostadinha e começar a causar frisson nos vizinhos. Junte os ingredientes que ficaram na assadeira e adicione 600ml de água e deixe cozinhar por 40 minutos (para cozinhar na pressão, a gente conta o tempo a partir do tchi-tchi-tchi na panela, hein). Agora de você é daquelas que odeia, abomina, sente repulsa, ojeriza a esse tipo de panela, sugiro levar a maminha ao forno, coberta com papel alumínio, mais ou menos pelo mesmo tempo, mas aí é uma suposição. Não testei…

mamDepois de cozida, retire a carne da panela, coe o caldo que ficou. Aproveite e doure novamente os lados da maminha, para ficar bem moreninha e apetitosa – este post está começando a ficar meio lascivo…

Coloque a carne naquela travessa lyndra que você ganhou de casamento e está esperando suas bodas de prata para começar a usar.

Lá na panela (perceba que eu estou usando a mesma panela para tudo. Menos louça, mais alegria!), Coloque 1 colher de sopa de farinha de trigo, duas colheres de mostarda de João (apelido carinhoso dado à mostarda Dijon) e aquele caldinho. Deixe levantar fervura e shablam! Tá pronto. Põe na molheira do jogo de jantar.

A farofa de pinhão você faz enquanto a carne está na pressão. É só reforgar 1 cebola pequena cortada em cubinhos, 1 dente de alho esmagado, meia cenoura ralada em ralador fino e três colheres de óleo. Quando a cebola der aquela murchadinha técnica, você adiciona uns 20 pinhões que você previamente triturou no processador e 1 xícara de farinha de mandioca. Sal, pimenta, ervas e todas outras bruxarias ficam a seu critério.

O resultado foi um elogio de um filho dizendo: “Mãe, sua comida está maviosa!”. Quem acompanha o blog, sabe o tamanho deste elogio. E como não vai nenhum tipo de condimento forte ou industrializado e a carne fica bem molinha, bebês que já come alimentos sólidos também podem participar da refeição!

Tá mesa, piçouas!

Recapitulando:

 

Marinada

1,5kl de maminha (peça)

2 cebolas médias em rodelas

1 ramo de tomilho

1 ramo de alecrim

2 colheres de azeite para regar

Deixe na geladeira por 12 horas

 

Cozimento

Na panela de pressão, doure os lado, junte os ingredientes na marinada

Adicione 600ml de água

Levar à pressão por 40 minutos

Retirar o caldo e dourar a carne novamente

 

Molho

1 colher de farinha de trigo

2 colheres de mostarda dijon

o caldo da carne coado

Aguardar levantar fervura

 

Farofa

Refogar

1 cebola cortada em cubos

1 dente de alho esmagado

1/2 cenora ralada

20 pinhões processados

Adicionar ao final

1 xícara de farinha de mandioca

Sal a gosto

Check Also

bolo de amora - receita caseira

Bolo de Amora – Receita caseira e fácil de fazer

Essa receita caseira de bolo de amora fica uma delícia e perfuma a casa toda. …

3 comments

  1. Olá, adorei a sua receita, vou experimentar, e o seu blog está ótimo! bjs
    http://desejoserperfeita.blogspot.com/

  2. Hum, vou fazer!!!! Deve ser uma delícia mesmo!!!

  3. Fiz, ficou maviosa! 🙂
    A Isabela amou e comeu tudinho!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: