Quanto tempo vc gasta na faxina?

fax

Uma pesquisa divulgada num evento da Unilever, aponta que a mulher gasta cerca de 10 anos nos cuidados com a casa. Fazendo uma conta por cima, no auge dos meus 33 anos, com 12 anos de casada, devo ter gastado apenas 2 deles.

* pausa para o coquetel de rivotril, fluoxetina e sertralina *

Respira, volta para si, que há mais 8 anos de limpeza pela frente!

Afinal de contas, se você é uma mulher brasileira, que cuida da casa, você deve ter consciência dos problemas de sujeira no seu lar, e uma certa obsessão por limpeza. Ainda mais quem não conta com a ajuda da faxineura, e faz tudo sozinha, já que cuidar da casa é um trabalho ingrato contínuo. (A não ser que você coloque seus filhos para te ajudar em casa, como eu faço)

E não basta estar tudo limpo: é preciso deixar a casa brilhante, desinfetada e perfumada. Existe sensação melhor do que tomar um banho e se jogar no sofá só para sentir o cheirinho e admirar a casa arrumada? Tá, existe, mas esse é um dos pequenos prazeres da vida doméstica.

Além disso, dividimos a limpeza em dois tipos: os cuidados diários e a faxina pesada. Para tal, criamos coquetéis de produtos. Apesar de ser extremamente perigoso misturar produtos de limpeza (principalmente os à base de cloro), a dona de casa faz isso buscando potencializar os resultados. Não contem para ninguém, mas eu mesma sou fã da mistura álcool, água e amaciante, tanto para passar roupas, como para tirar o pó do chão.

Tanto as misturas quanto utensílios e esforço físico (para quê academia?) servem para compensar a falta de eficácia de alguns produtos. É difícil encontrar no mercado um produto que remova a sujeira facilmente, desinfete, deixe perfumado, não acabe com as mãos e que caiba no bolso. E se pararmos para pensar na questão da sustentabilidade, aí é que a vaca vai para o brejo de vez, já que o consumidor brasileiro comum não parece associar sustentabilidade à limpeza.

Assim, vamos gastando nossa renda com a água sanitária, o desinfetante, o detergente e o limpador multiuso, nesta ordem, seguido pelos demais produtos de limpeza, como aponta a pesquisa da Unilever.

piaEmbora achamos que o banheiro é o lugar mais sujo da casa, infelizmente, é a cozinha que lidera o ranking dos focos de bactérias, mais precisamente a pia. Aliás, existem objetos do nosso dia-a-dia bem mais sujos que o vaso sanitário, como o teclado do seu computador!

Mas se pensamos que dentro de casa estamos protegidos dos vírus e bactérias, tamanha é nossa surpresa ao saber que é dentro de nosso próprio lar que moram os grandes perigos da intoxicação alimentar. Ninguém come comida sabendo que está estragada, mas nossas mancadas estão em deixar comida mais de 2 horas sem refrigeração, deixar ovos na porta da geladeira, consumir alimentos vencidos e achar normal a presença de formigas na cozinha (barata é nojento, mas experimenta deixar uma barata morta no chão da cozinha. Quem come a cucaracha, hein?). É importante lembrar que as bactérias que geram doenças não alteram as características do alimento, não mudam sua aparência, seu cheiro, seu sabor. E as bactérias que “estragam” comida não causam doenças, pois queijos, iogurtes, salame, pão, nada mais são do que alimentos estragados por bactérias!

E quem não se identifica com nada do que eu disse, que atire o primeiro pano de chão, a vassoura, o balde, o rodo! E depois junta tudo, porque eu sou uma só para arrumar essa bagunça!!!

 

Mudando de assunto, hoje é o último dia para se inscrever no sorteio da Arte Surpresa. Corre que ainda dá tempo!

Check Also

faxina-com-criancas

Faxina com crianças: 15 dicas para a limpeza virar brincadeira

Faxina com crianças é possível e pode ser muito divertido Outro dia li que fazer …

2 comments

  1. Gisele Donatoni Caporalli

    Tem gente que vive como eu vivi. Posso dizer que passei tempos difíceis, onde não viam o que eu fazia, e achavam que porque não estavam vendo, que eu não fazia nada. Mas quando aprendi a fazer tudo pra Deus ficou tudo bem.Hoje , depois de 21 anos de casada, tenho quem ajude, 5 dias da semana. Mas o melhor lado de escolher ser do lar é conhecer os filhos, e participar de tudo na vida deles. O marido, depois de um tempo, agradece e não abre mão. APRENDEU ATÉ A GOSTAR DA MINHA COMIDA. NADA COMO FICAR EM CASA, CONSERVA A JUVENTUDE E PRESERVA O CORACAO . NEM TODAS CONSEGUEM, É PRECISO MUITA CORAGEM PRA AMAR ASSIM.

  2. Cuido da minha casa fazendo limpeza pesada uma vez por semana, o restante dos dias vou dando uma ordem e orientando as crianças para deixarem tudo em ordem, prefiro assim, pois tenho tempo para cuidar das unhas no fim de semana!!!!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: