Porque aniversário de criança não é como antigamente?

parabéns antigamente

Um simples aniversário de criança se tornou um espetáculo.

Precisamos de efeitos especiais, tapete vermelho, luzes, gritos de guerra.

Antes de eu descobrir as dores e as delícias de se fazer um aniversário em casa, eu acreditava na praticidade das festas em buffet. Decoração, comes e bebes, tudo arrumado, sem que eu tenha que fazer o mínimo esforço (exceto o esforço já feito no trabalho para poder pagar a conta salgada).

Eu achava que tudo isso valia a pena… Até que chega a hora de cantar parabéns, quando começa o meu estresse.

POR QUE DIABOS NÃO SE CANTA PARABÉNS NORMALMENTE EM BUFFETS?

Para quê aquele tanto de “heis” no meio da música? Aquela gritaria de adolescentes hiperativos, a coreografia forçada, as luzes?

A hora dos parabéns já é algo assustador por natureza: a festa toda te olhando, você, constrangido, não sabe se canta, se bate palma, se faz graça. Tudo escuro. Só uma velinha iluminando o coro e desfigurando o rosto das pessoas. Algo meio ritualesco, macabro. Dizem até que o tal do rá-tim-bum é coisa do tinhoso.

Não basta tudo isso, tem que ter escândalo!!!

Diga-me o que tem de tão ruim em deixar a família e os amigos entoarem a canção mais cantada do planeta? Daí que ficam todos com aquela cara de tacho, oprimidos pela sobre-empolgação da equipe do buffet. Quem disse que isso é legal?

É luz, é pirotecnia, poppers… e a criança? Bem, a criança se assusta, fica envergonhada, não muito diferente de como ficam seus pais, ali, na berlinda.

Acho que nessas festinhas de aniversário de criança deveria se perguntar “escuta, sua família é animada para cantar os parabéns ou vai precisar de uma ajuda?”. Simples.

Isso que eu avisei que queria um parabéns simples, sem entrada triunfal. Porque no esquema do buffet, tinha passarela, luzes, desfile do aniversariante, tapete vermelho. Mandei cortar a palhaçada toda, assim como aquelas brincadeiras entre adultos e a retrospectiva – que nada mais são, para mim, do que quase uma hora de economia para o buffet, já que o serviço é interrompido nesse meio tempo.

Fica aqui meu manifesto contra os parabéns esquizofrênicos de buffet. Mas já tô pensando num abaixo-assinado nacional a ser enviado aos organizadores de festas.

Porque se é para fazer estripulia nos parabéns, vou exigir cheerleaders, fogos de artifício, mágicos, pombinhas, tigres, elefantes e girafas! Se é para ser circo, que seja.

129157470620821643

Agora se é só para gritar e assustar os convidados, vamos fazer um negócio meio Thriller. Profissional! Se é para assustar, que seja com sangue e monstros.

Mas se é só para cantar os parabéns, põe a vela no bolo e deixem os convidados cantarem. No máximo ajudem no “E pro fulano nada!” – que sempre alguém acha que o outro vai fazer, e fica aquele silêncio, dando ao aniversariante um sentimento melancólico e de desprezo.

Vai fazer, faz direito, pô!

É pique é pique é pique… É coação!

36 comments

  1. HAHAHAHAH
    ADOREI!
    Também ODEIO esses parabéns escalafobéticos de buffet!! No da Ellis teve direito a pandeiro! Oi? Socorro!!
    Beijos

  2. Clap. clap. clap.
    Sofia ficou traumatizada na festa de dois, três!
    Imaginem a cara do Alê, aquela pessoa de sorriso fácil, mole..
    Ai, ai…

    Cadê? Onde assino??

  3. Me diverti lendo e lembrando dos sustos homéricos que já tomei na vida adulta (diga-se) por causa da esquizofrenia desse povo. Fora quando a música de fundo no pós, não é Ilariê.

    pacabá.

    Beijo

  4. huahuahuahauhuahauha
    Concordo! minha sobrinha chorou com os parabéns até os 3 anos. Não se podia cantar a tal canção pra ninguém perto dela, ela achava a música horrível, assustadora, chorava a plenos pulmõs. Imagina num lugar assim!
    TAdinho do aniversariante!
    hahahahahah

  5. hahahahaha
    mas adorei e concordo muito com teu protesto.
    tens minha assinatura.
    desisti dos buffets esse ano.
    a festa vai ser emc asa, pros íntimos e convite especial pra sta clara, já que teve ano que choveu e ano que não.
    estou pegando birra dos buffets.

    bjo querida, e a barriga?

    • A barriga de 33 semanas tá aqui, firme e redonda! Por isso tb optei por um buffet: agilizar festa com barrigão não é para qualquer um, não.
      E vou bater um papo c Sta Clara, essa linda!

  6. Adorei!
    Eu sempre achei desnecessário e constrangedor o “parabéns” dos buffets.

    Bjo lindeza!

  7. Hahahaha, tem toda razão! Eu tbem me assusto na hora do parabéns em buffet e acabo saindo fazendo careta nas fotos. Posso falar? Ano que vem, dá um jeito de cobrir esse quintal e bota a família toda cantando o parabéns que a gente conhece e tá acostumada!
    Bjos,
    Camila
    http://www.mamaetaocupada.com.br

    • Eu só não levei a ideia do quintal mais a fundo, pq com essa barriga tá complicado pensar em organizar festas… Mas pro ano que vem, é certo!
      Traumatizei master no último parabéns.

  8. Sabe que eu tb penso iNgualzinho você? Não gostava de casa de festas, mas acabei achando uma que tinha um perfil bem mais low profile. E valeu a pena. Nada de parabéns pirotécnico.

    bju

  9. É isso aí!
    Falou e disse Diiirce (até rimou!).
    Tbm acho exagero… eu como convidada fiquei constrangida esses dias, com minha filhota no colo láááá no fundinho pq sabia q ela se assutaria.
    Acho que vale a máxima do “menos é mais” né?

    Beijos!

  10. kkkkkkkkkkkkkkkkkk sabe que te amo, né??? Sabe que acho que fomos separadas na maternidade, né???
    Acho também um exagero! Fico com o velho e bom “Parabéns pra você”.

    Amei o post!!! E que vídeo é esse???

    Beijão.

    • Eu queria ter surtado naquela hora, sabe? Falado: Póóóóó pará queça palhaçada. Bora deixar a família cantar?
      Teria sido ovacionada, né?
      Fica para a próxima festa…

  11. hahahaha penso igualzinho!
    O Pedro morre de medo de parabéns, ele chora mesmoooo!!
    Um dia fomos a uma festinha do primo dele e teve toda esta parafernalia e o pior é que o menino adorou!!
    Vai entender!!!

    Bjos!

    Loreta
    @bagagemdemae

    • O pior fui eu outro dia fazendo graça e cantando parabéns assim para minha mãe: sai gritando e fazendo coreografia pela casa (aloka). Tivemos que recomeçar a música, graças à minha performance…kkkkk

  12. Vc mora no rio? Tem a Quintal eventos. Procura depois o site deles. Eles têm tb uma página no facebook com umas fotos de decoração bem legais.

    Eu fiz a festa do Davi lá e postei tb umas fotos da festa. Foi muuuito legal e bem clima de festa feito em casa.

    bju

  13. Nossa minha filha está apavorada com o parabéns.. só em ver o bolo em cima da mesa já começam os gritos.. a dela vai ser no proximo sabado e vou pedir para o buffet ñ cantar a musica .. vai ser melhor assim pois ela tem mt medo.. vai fazer 2 aninhos.. engraçado que o niver 1 aninho foi super tranquilo.. ai ai ai..
    estou de pleno acordo com o que escreveu e tb ri mt. ..

    • Rosangela, peça para cantarem um parabéns tradicional, sem o fuá, a gritaria e os efeitos especiais. Os convidados vão ficar mais à vontade e sua pequena vai se divertir em vez de se assustar. Pq parabéns é para ser uma lembrança legal, não um trauma, né?
      Jokas da Mi @diiirce

  14. Mas, gente, morri de rir com seu post!!! E é assim mesmo, né?? A família fica mesmo oprimida na hora do parabéns…rs

    Vou linkar seu post, ok?

  15. nos quatro anos da minha Aninha ela queria festa e estavamos desempregados… ou seja, o buffet nem passou pela mente… mas foi a melhor de todas… juntamos os familiares o dia td, compramos alguns docinhos mas o auge mesmo da festa foi o paozinho recheado, cachorrinho frio… como todos gostaram… e pra enfeitar somente bexigas, como antigamente, nada de tudo rosa ou tudo lilas… tudo colorido mesmo… muuuuuita bexiga…. e um balãozão bem no meio da varanda cheio de balas, brinquedos, chiclete, apitos… tudo que criança gosta e confete de papel… depois do parabens (simples e normal, sem estripulias e estravagancias…) a Aninha estourou o balão de doces… ae sim a festa tava so começando… tinha mto brinquedinho em miniatura, ioio, aranha de plastico… bala, pirulito… enfim… foi oq gastamos menos, as pessoas mais gostaram e a Aninha ate hoje nao esquece… ah, e os presentes foram pra cima da cama msmo… depois fizemos o aniversario de 85 anos da vovó e ela quis que fizesse igual…. com balão de doces e td… e a vovó estourou o balão… foi uma verdadeira festa…

  16. Ana Celia Rodrigues

    É verdade, yah. Não foi gasto rios de dinheiro mas muito carinho e amor, e isso faz toda a diferença!

  17. e nao foi n memoria dela que ficou nao……

  18. Apoiado! Também acho terrível tudo aquilo… e as vezes tem crianças pequenas que choram e ficam assustadas… Com razão!!!

  19. Gosto de festa de aniversario. Acho importante marcar a data………..sempre tive festa de aniversario………..se a coisa estava feia, a festa era mais humildezinha com um bolinho e fim….se a coisa estava boa………..festa boa………..mas as lembranças sempre foram positivas. O que passa è que agora as crianças sao tratadas como rainhas ou no mínimo princesas………..tenham os país dinheiro ou nao……..TEM QUE FAZER BONITO. Esses días assisti uma festa de aniversario nestes programas de tv que a menina chegava de limousine……que tinha banda, show, circo…….araaaaaa faça-me o favor….que gente louca………Aì, na vida real, "as rainhas" e os "reis" que pensavam ser os únicos na face da terra, encontram na escola, com outros "reis" e rainhas" ………sao contrariados, confrontados, recebem o primeiro "nao" como resposta e pronto………aì sim aparecem os problemas…….è bulling ( que quando eu era gordinha na escola sofría disto, ,,,,,,,e nem sabia), crianças que tem que visitar psicólogos, tomar remèdio… e tudo mais………será que nao està obvio que algo vai mal na educaçao? Odeioooooo quem termina um assunto com a frase "fica a dica" ……..mas putzzzzzz fica a dica

  20. Q post MARAVILHOSO!! Obrigada…
    Peguei um bodinho de festa em buffet… fazer em casa dá um trabalhão, mas amo!!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: