Pais unidos – economizando na hora de comprar o material escolar

supplies

A educação dos filhos começa em casa. Cejura!?

E aquele comportamento de cooperativismo que se deseja dos filhos tem que começar com a gente.

Pare para pensar em como conhecer os pais dos amigos de seu filho pode te ajudar a economizar na hora de comprar os materiais escolares.

Vou contar minha experiência:

Nas primeiras reuniões escolares já trocamos e-mails. Por meio deles combinamos alguns encontrinhos fora da escola. Essas reuniõezinhas serviam para conversarmos sobre o desenvolvimento dos pequenos, comentarmos sobre a escola, trocarmos dicas e deixarmos as criançada se divertir.

Mas nunca era possível reunir todo mundo nas festinhas, nem todo mundo se encontrava na porta da escola. Então criamos um grupo no Facebook. Lá publicamos as fotos da turma, contamos as gracinhas deles, comentamos e nos ajudamos com os projetos e lições de casa, damos dicas de passeios pelos arredores. É um espaço bem produtivo.

Além disso, na porta da escola, converso com as mães e os pais das outras turmas. Puxo assunto e vou papeando até o pequeno chegar. É uma forma de se saber as diferenças de cada perfil, como trabalham as professoras e como os alunos se relacionam.

Tá, mas cadê a vantagem financeira nisso tudo?

Tendo um relacionamento legal com os pais dos amiguinhos é possível se reunir para comprar o material escolar de uma só vez e baratear o custo. Uma pessoa pode ser a responsável por comprar todo o material. Compra no atacado, consegue um decontão e repassa valores menores para os outros.

Outra opção é o pessoal ir dando dicas de onde encontrou os itens mais baratos. Já ajuda bastante na hora de fazer a compra.

E se na escola o uniforme é obrigatório, uma boa ideia é conversar com as mães de outras turmas para se passar adiante o uniforme que não cabe mais. Na escola do pequeno existe até um bazar: você pode deixar os uniformes de seu filho e escolher outros que foram doados.

Faz bem pro bolso, e a criança fica toda feliz que está usando o uniforme que era de outro amigo.

E isso vale para uniforme e material.

De repente seu filho enjoou do estojo de homem-aranha. Que tal trocar com o estojo de Ben 10 do colega?

Esse tipo de atitude ensina para as crianças o verdadeiro valor do amigo, do cooperativismo, e leva-o a crescer num mundinho menos consumista.

E se os pais da turminha não se comunicam, tome as rédeas! Imprima recadinhos e peça para a prô colocar na agenda da molecada. Experiência própria! Smiley piscando

Compra coletiva, dica de compra, troca de material, repasse de uniforme = moedas no porquinho!

Tem mais dicas? Compartilhe aqui nos comentários!

 

Check Also

atividade para controlar o uso de eletrônicos

Uso de eletrônicos controlado: atividade incrível para crianças

Como limitar o uso de eletrônicos das crianças que amam brincar com tablets e smartphones Quando a …

2 comments

  1. Nossa adeoreiii!!Uma boa idéia… meu bebê vai começar ir a escolinha esse ano!!

  2. Oi! Domingo é o dia da super blogagem coletiva sobre alimentação saudável na infância, em resposta ao documentário “Muito além do peso”. Participe conosco…Hoje tem post com maiores informações sobre a BC lá no meu blog. Ajude a divulgar, por favor! Obrigada! Beijos!

    http://www.asosmamaenadia.com

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: