O segredo da papinha – receitas para bebês

 

Havia vida antes do menino ser picky-eater. E eu era boa em fazer papinhas. Daquelas que a gente fica secando pro bebê perder a fome e para se poder comer o resto.

E como não sei seguir receita, eu vou fazendo… Seguindo apenas um padrão de proporções que deixam o prato cof-cof equilibrado e com muito conservante: conservam a boa saúde e o crescimento dos pequeninos. Smiley mostrando a língua

Como diria, Palmirinha, anota aí, amiguinha:

1 porção de carne

1 porção de carboidrato

1 porção de legume/grão

1 porção de verdura

Tempero à vontade

 

Agora é só colocar o chápeu de chef, usar a criatividade e o bom senso do paladar, aplicar aquela tal de análise combinatória e ir criando novas opções.

E assim vou ensinando sobre gostos e sabores, até o dia em que o mundo alimentar se resume a macarrão com manteiga. Smiley mostrando a língua

Então vamos às variações:

carnes

músculo, acém, patinho, lagarto, filé mignon, peito de frango, pescada, fígado de boi, ovo – moídos ou cortados bem miudinhos.

carboidratos

batata, mandioca, batata-baroa, arroz, fubá, macarrão, semolina, batata-doce, aveia, cevadinha, cará, inhame.

legumes e grãos

cenoura, tomate, feijão, feijão-branco, lentilha, grão-de-bico, soja, milho, ervilha, abóbora, abobrinha, beterraba, chuchu, vagem, rabanete, alcachofra, nabo, quiabo, berinjela.

verduras

brócolis, espinafre, acelga, repolho, almeirão, alface, rúcula, agrião, couve, couve-flor, escarola, cambuquinha, mostarda, catalonia, chicória.

temperos

cebola, alho, cebolinha, salsinha, aipo, erva-doce, manjericão, alecrim, louro, cominho, manjerona, orégano, azeite extra-virgem, óleo de girassol, óleo de canola

 

Daí é só cozinhar os ingredientes principais até ficarem bem molinhos (não uso pressão). Nos últimos 5 minutinhos adicionar a verdura, e só depois de pronto, mas ainda quente, adicionar o óleo. Amasse bem, espalhe pitadas generosas de amor e pronto!

Se o bebê comer tudo e fizer cara de choro quando você mostrar o prato vazio, é sinal que deu certo.

Check Also

papinhas de bebê

Papinhas de bebê de dar água na boca

Confira essas 3 opções de papinhas de bebê deliciosas que fogem da batatinha com cenoura …

6 comments

  1. Hummm, adorei a delícia de papinha, principalmente o final, com o toque de amor. Certeza que fica delícia. Beijo de quem está conhecendo seu blog hoje e já gostando muito.

  2. Adorei!
    Agora no carnaval vou começar com as papinhas salgadas!
    Beijos

  3. Mara Eliane Challo Rodrigues

    acho que a pitada de amor pode ser bem generosa

  4. AMEIII…VOU COMEÇAR A FAZER AS PAPINHAS DO NATÃ.

Deixe uma resposta