Aposente seu ferro: como NÃO passar roupa

chega-de-passar-roupa

Não passar roupa é a libertação da dona de casa: Economize energia e ganhe tempo.

A gente tenta pegar a tábua prancha e imaginar que está indo para Honolulu, mas a montanha ao fundo é roupas, e o calor vem do ferro e não das areias escaldantes.

Passar roupa é chato pra caramba! Ou você encara o ferro toda semana ou encara uma montanha-monstro de tempos em tempos.

Mas diiirce testou diversas forma para se livrar desta atividade chata, ou pelo menos diminuir bem o volume de roupas para passar, e orgulhosamente apresenta:

O Dossiê para a Aposentadoria Segura de seu Ferro de Passar

Escolha roupas que não precisam ser passadas: O trabalho todo começa na loja. Quando comprar roupas novas, verifique se precisam ser passadas.

Invista mais tempo na lavagem: Se você pretende economizar tempo e dinheiro não passando roupa, será preciso algum cuidado extra nas etapas anteriores para garantir o sucesso da operação. (Já viu esse vídeo hilário de como lavar roupa sem máquina?)

Não encha a máquina com muitas roupas: Siga a recomendação do fabricante, colocando apenas o peso de roupas adequado para cada nível de água. Assim a lavagem é eficaz e as roupas ficam menos amarrotadas.

Atenção às roupas pesadas: Evite lavar roupas pesadas, como jeans, com roupas mais leves, evitando que o peso amarrote mais a roupa. Ou então, comoloque as roupas na máquina de acordo com o peso – pesadas no fundo da máquina, e as mais leves por cima.

Use um bom amaciante: Além de deixar um cheirinho de “olha que trabalho bem feito”, o amaciante ajuda a deixar as roupas mais lisas. O vinagre e o álcool também são boas opções, assim como aquelas bolinhas que a gente dá para os cachorros, sabe?

Pendure assim que lavar: Ver a roupa bater na máquina é uma das coisas que gosto de fazer, tipo observar pássaros ou ver o bolo crescer no forno (por favor, me digam se sou louca. Tá, eu sou!), então quando a máquina começa a centrifugar e já fico na espreita, para pendurar tudo assim que ela acabar o serviço. Quando menos amarrotar a roupa, melhor.

Sacuda a roupa antes de pendurar: Aqui é o macete-mor da operação. Aquela batida na roupa, aquela esticadinha na hora de pendurar fazem toda a diferença. Faça o teste – pendure uma peça sem sacudir e outra semelhante com direito a sacudidas e esticadas. E lembre-se que é tudo para evitar aquela tarefa deliciosa #SQN de passar roupa.

Pregadores por favor: Pendure sempre a roupa esticada e pelas pontinhas, de preferência em cima de costuras. Assim você evita marcas de pregador. Se a peça for de linha ou canelada, esqueça o pregador, para evitar que ela esgarce.

Secou, dobrou: Recolha e dobre a roupa assim que ela estiver seca. Se estiver um pouco úmida, a peça pode ficar com aquele cheiro de cachorro molhado. Se secar demais, a peça fica difícil de dobrar. Mas daí é só borrifar uma mistura de uma parte de amaciante, 2 partes de álcool e seis partes de água, algo conhecido como “passe bem”.

Cabide no varal: Camisas e camisetas podem secar diretamente nos cabides, assim é menos um trabalho e mais espaço no varal.

Gravidade ao seu favor: Deixe a parte mais pesada das roupas para baixo, para que o peso da peça a deixe mais esticada. Calças, por xemplo, devem ser penduradas pelas pernas, não pelo cós.

Ainda está amarrotada: Se a roupa ainda estiver amassada, não tem jeito. Bora pegar o pranchão e surfar. Mas antes borrife aquela misturinha de amaciante, álcool e água. Com a peça levemente úmida, fica mais fácil passar.

Check Also

dona de casa feminista

Porque ser dona de casa não me faz menos feminista

  Escolher ser dona de casa é acreditar nos valores feministas Enquanto eu pendurava as …

11 comments

  1. Adorei!!! E foi bom saber que aplico vááárias dessas dicas, inclusive as sacudidas: salvam mesmo!

  2. Rogéria Ferreira Thompson

    Adoreiiiii… vim correndo para saber… algumas coisas já faço. Bjs, Miiiiii!!!

  3. Essa semana resolvi apostar mais na lava e seca que tenho à 9 meses…tiro a roupa ainda quentinha, dobro e gaveta!!! Acho que agora vai!

  4. Mais dicas, na verdade são praticamente as mesmas…só pra não me sentir culpada por não querer mais passar roupa…tem um mote de gente já fazendo isso.

  5. Uma secadora de roupas também ajuda, algumas roupas ao saírem quentes da secadora é só esticar, dobrar e guardar, nos Estados Unidos eles usam este sistema com ótimas secadoras. Lá eles nem têm varal ou tanque.

  6. Muito bom, já faço a maioria, mas essa da roupas mais pesadas no fundo nunca prestei a tenção. Valeu as dicas. Ahh eu uso alcool no ultimo enxague nos dias de chuva, pois amaciante em dias de chuva acho que fede pacas rsrs. Essa dica do alcool aprendi na faculdade em aula de hotelaria, sistema usado pelas lavanderia de hotel. Simples e aqui dá super certo. Fazem alguns anos que não passo roupa, só mesmo as camisas do marido e algum vestido meu ou da filha. bjss

  7. Já faço quase tudo, só falta estender as calças jeans pela barra. Amei!

    • Eu nunca, nunca passei jeans. Secou ponho no armário. Visto sem passar e está impecável.
      Fiquei impressionada de saber que tem gente que passa jeans. kkkkkkkkk

  8. Muito boa as dicas. Aposentei meu ferro de passar roupa a muito tempo.

Deixe uma resposta