Músicas para crianças: o que rola aqui em casa

músicas para crianças

A infância é feita de músicas também: quais seus filhos guardarão na memória?

Pareço boa mãe, mas não tenho muita paciência com musiquinhas infantis. Já teve a febre da Galinha Pintadinha por aqui, passamos um por um breve momento com o Bita. E se não me pega, acabo não colocando para as crianças. Eu assumo: coloco de rock a funk para as crianças. Acho que tudo faz parte de estimular o gosto pela música, apurar o ouvido para diversos estilos e perceber os detalhes de cada um.

Mas quando eu era pequena, gostava muito das músicas da minha infância: A gente tinha Xuxa, tinha Balão Mágico, tinha New Kids, mas tinha coisa muito boa, como Arca de Nóe de Vinícius e Saltimbancos do Chico Buarque.

Há alguns anos, quando Filé ainda não tinha 8 anos, me encantei pelo projeto do Pato Fu “Música de Brinquedo“. Além de selecionarem músicas que eu curto de verdade, o som é extremamente original: a banda remasteriza grandes sucessos utilizando os brinquedos dos próprios filhos. De longe, o conteúdo musical favorito por aqui.

Músicas para crianças

Músicas para crianças

E agora fiquei sabendo que vem por aí o “Música de Brinquedo 2”. O vocal tranquilo da Fernanda Takai pode enganar, mas os acordes agitados do John e sua trupe transmitem no seu repertório muita ludicidade e energia. Pelo Spotify já me apaixonei pela versão de Palco, do Gil. Vem ainda  “Every Breath You Take” (The Police), “Rock da Cachorra” (Léo Jaime) e “Mamãe Natureza” (Rita Lee). A arte do álbum ganhou meu coração, pois é uma homenagem ao álbum Luar do Gilberto Gil. E sim, Gilberto Gil é um cara que me arranca arrepios até do couro cabeludo com suas músicas e letras.


Além desse projeto encantador, na mesma época, surgiu o Pequeno Cidadão: músicos competentes, como Arnaldo Antunes e Edgard Scandurra fazendo música bacana para as crianças. Sou suspeita, porque amo o trabalho do Arnaldo Antunes desde os Titãs (vale lembrar que o primeiro show da minha vida foi dos Titãs quando eu tinha  anos). Hoje já não estamos tanto nessa vibe, embora o projeto deles seja muito rico, agora até com um material mais dançante. Além dos shows, o Pequeno Cidadão anda circulando com oficinas para a molecada, com música, poesia, desenho. 

Outro projeto musical infantil que gosto muito é o Kidz Bop. A ideia surgiu de uma gravadora americana em criar versões das canções mais cantadas no ano num tom mais infantil, com vozes de crianças. Desde 2001, o Kidz Bop lança 2 volumes por ano, sempre com hits que animam pais e filhos, como essa versão show de Walk like an egyptian, um clássico dos anos 80, ou uma versão não menos intensa de Vertigo do U2.

Mas chega de blablablá! Vim aqui compartilhar essa playlist no Spotify de músicas diferentes e bacanas para as crianças (e para os pais também). Em breve venho compartilhar uma playlist de rock para crianças. Aguardem!

E na família de vcs, que músicas vocês curtem?

 

Check Also

12 ideias super fáceis para a Páscoa que até as crianças podem fazer

Ideias de decoração e presentes para a Páscoa que são bem simples de fazer. A …

Deixe uma resposta