Mandioca frita no forno

mandioca-frita-no-forno

A série sobrevivendo sem uma air fryer tem sua primeira receita: uma versão sequinha da mandioca frita no forno

Alguns posts atrás, eu desabafei sobre minha dúvida em adquirir uma air fryer, aquelas fritadeiras que não usam óleo (leia aqui). As amigas começaram até uma campanha, a #diiircemerece, para ver se o marido, um ente querido, uma empresa ou as Portas da Esperança me agraciam com uma unidade.

Enquanto eu destilo meu recalque, vou fazendo as coisas no forno. E hoje eu divido com vocês um esqueminha ninja de fazer mandioca frita no forno. Além de ser mais saudável, pois vai pouquíssimo óleo, a versão ao forno não deixa cheiro de fritura pela casa, e a mandioca fica sempre crocante, não importa sua qualidade. Porque tem vezes que a gente faz tudo certinho para fritar, e a mandioca acaba dura, ou enxarcada, ou murcha… No forno, não tem erro.

Primeiro, você vai precisar cozinhar a mandioca na pressão. Para 1kl de mandioca, eu deixo 20 minutinhos, com água até cobrir as mocinhas. Não adiciono sal ainda. Elas devem ficar cozidas al dente, nunca mais duras. Se ficarem mais molinhas, não tem problema – no forno elas ficam durinhas.

Depois de cozida, você escorre a mandioca. Se quiser, já pode colocar direto no forno, mas se você deixar de um dia para o outro na geladeira, ela dá uma ressecada e fica ainda mais crocante.

Unte com óleo uma assadeira grande – de preferência antiaderente –, e coloque a mandioca já cortada ou despedaçada da grossura que preferir. Eu gosto bem fininha. Provavelmente você vai assar/fritar só metade da mandioca que cozinhou. Se colocar mais que isso na forma, ela vai ficar murcha. O segredo é espalhar bastante. Você ainda pode salpicar um alho, um tomilho, colocar um ramo de alecrim… Dá para abusar da criatividade.

Preaqueça o forno a 260º, bem alto, por uns 10 minutos. Leve a mandioca ao forno por uns 8 minutos. Daí vá dando uma mexida nelas de tempos em tempos para ficarem douradas por inteiro. Aqui, ficaram prontas em 20 minutos. Mas isso pode variar para mais ou para menos dependendo da potência do seu forno. Nada como a visão, o olfato e o paladar para testar: eu vou beliscando os tequinhos até ter certeza de que ficou do jeito que eu quero.

Eu deixo para adicionar sal e uma pimentinha moída no final.

Resultado: não sobrou nada e ainda deu briga para ver quem comia aquelas lasquinhas que ficam no fundo da forma.

Tô me virando bem, divando com a mandioca frita no forno, #sobrevivendosemairfryer.

IMG_4826  IMG_4831

IMG_4833

23 comments

  1. Qual é a melhor marcas dessas fritadeiras elétricas?

  2. Parabéns Diiiiirce! Me viro super bem sem várias tralhas da cozinha: já tive grill, quebrou, já tive batedeira, quebrou…nunca tive fritadeira eletrica, panela elétrica etc. faço tudo com fogão, forno e liquidificador… e na mão, claro! (bolos, principalmente!). A gente pode se impressionar como sobrevive sem tantos eletrodomésticos, aliás, nossas avós que o digam!!!! heheheheh . #simplicidadevoluntária#

  3. Show! vou fazer assim tbm.
    Parabéns!!!

  4. muito legal essa maneira de ir para o forno. Parabéns pela dica!!!!!!!

  5. E sem a forma anti aderente da p fazer?

  6. Fizemos hoje e ficou maravilhosa!!! Adoro mandioca frita, mas tinha receio de comer por razões de saúde. Agora, liberou!

  7. Amei, fiz e ficou tão boa quanto a versão frita. Untei com um pouco de manteiga becel em volta dos pedacinhos e salpiquei orégano. Fica mto bom.

  8. põe papel alumínio por baixo

  9. É,com a energia cara do jeito que esta,temos que voltar para o tempo da vovó.

  10. Você já fez essa receita da fritadeira elétrica?! Hummm.

  11. #sobrevivendosemairfryer
    amei a receita… estou no mesmo barco, essa ainda nao me convenceu!
    Paraens pelo post, vou fazer com certeza! seguindo.

  12. Hummm. Vou fazer! Ja tentei na air frayer e fica ruim

  13. Pode fazer no forno elétrico?

  14. Posso untar com margarina?

  15. Pode fazer no forno eletrico com azeite.

  16. Muito obrigada por disponibilizar a receita. Fiz e ficou uma delícia. Parabéns

Deixe uma resposta