Mais um filho: Você é louca

gravida

Estar grávida do terceiro filho é mesmo uma loucura.

Quando estava pensando em escrever este post, minha maior dúvida na hora de reproduzir a frase das pessoas é na hora da pontuação. Uma parte das pessoas não acredita e questiona se eu estou louca. Outra parte já tem a certeza, então simplesmente afirma. Enfim, ter o terceiro filho é como assinar o próprio atestado de insanidade.

A loucura toda começa quando eu desconfiei que estava grávida: uns dias de atraso, um certo enjoo das coisas, de cheiros, os peitos que queimavam… Tecnicamente esta é minha 5ª gestação, então posso dizer que conheço bem os sintomas de gravidez. Dia 22 de abril eu tomei vergonha na cara e fiz um teste de farmácia para confirmar. E lá apareceram dois risquinhos e um frio na espinha. Não por mais um filho, mas pelo fato de que há exatos três anos, eu me despedia de uma filha. Dia 22 de abril de 2011 foi um dia muito triste para mim, uma fase em que eu achei iria enlouquecer – mesmo! E dia 22 de abril de 2014 se torna o dia mais louco, como uma piada interna entre eu e Deus.

Mas o desvario não acaba aí. Resolvemos contar para as pessoas mais próximas e a reação delas é muito engraçada – para não dizer decepcionante. Quando se espera o primeiro filho, os parentes se empolgam, choram, se emocionam, é só alegria. Com a segunda gestação a alegria ainda aparece, mas mais contida. Os parabéns ainda fazem parte das primeiras palavras. Já quando se fala que se está esperando o terceiro (ou quarto, quinto) filho, a primeira reação das pessoas é justamente a que mencionei lá no começo: Você é louca “!” ou “?”. Meia dúzia de frases soltas depois (quando não, palavrões), aparecem os parabéns.

Vale lembrar que no dia 1º de abril, eu postei uma foto de um teste de gravidez no meu perfil pessoal do Facebook para enganar a galere. Muita gente caiu na brincadeira de que eu esperava mais um filho. Mas na verdade quem caiu na pegadinha fui eu mesma, que estava grávida e nem sabia.

E adjetivos para os pais não faltam: corajosos, inconsequentes, empolgados, que não temos bom juízo… Tudo variação da mesma coisa.

De tanto falarem ou questionarem, eu mesma já não tenho lá minhas certezas sobre minha personalidade. Sempre quis, ops, quisemos – eu e meu marido – ter 3 filhos. Agora o terceiro filho está a caminho, e eu sinto aquelas mesmas dúvidas de quando era mãe de primeira viagem: será que vou conseguir, será que dou conta, será que vou ser boa mãe, será que vou amá-lo? Dúvidas que se multiplicam por cada filho que tenho: será que vou continuar amando os outros, será que vou ter tempo para os maiores, será que vou dar conta de dar atenção para todo mundo, será que cada um vai se sentir amado?

Tenho alguns meses para me preparar, pois o bebê só chega em dezembro. Até lá tenho uma mudança para encarar. Veja aí, mais uma loucura no meio do caminho: Tenho muitas caixas, sacolas e malas para arrumar e desarrumar e arrumar de novo.

Um dia de cada vez, vou tentando lidar com esse turbilhão de emoções que é a gravidez. Assim, para eu não enlouquecer.

Check Also

filho caçula

Filho caçula: Não tem sido fácil

A gente acha que estará mais experiente com o filho caçula, mas ele prega uma …

76 comments

  1. Parabéns!!! Sei bem o que você está passando, o mesmo está acontecendo comigo! 3º filho, nascerá em dezembro e as pessoas ao redor disputam entre me chamar de doida ou de corajosa. Graças a Deus não são eles que compram as fraldas! Abs,

  2. Rogéria Ferreira Thompson

    Parabéns, Mi!!! Fico muito feliz por vcs!!! Sei lá, acho que cada um sabe de si, se é loucura ou não, não a cabe a nós julgarmos né, sua lokaaaaaaaaaa!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Bjs, que venha com muita saúde!!!

  3. Viva a vida!!!! Se veio por querer ou sem querer, se é o segundo, o terceiro ou o décimo filho, só cabe a vocês. 😉 Ame-o! Muito! Que Deus abençoe sua família!

  4. Parabéns! Uma família grande é tudo de bom! Vocês vão aproveitar muito! os comentários, que na hora nos deixam tão irritadas, em breve serão motivo de risos. Eu também ouvi um monte deles quando engravidei da minha terceira… Vão de “a TV estragou?” até “que fogo, hein?” Hoje dou risada e não consigo imaginar minha vida sem as três meninas do meu lado!

  5. É a melhor coisa do mundo ser mãe de três!! Ouvi tudo isso, fiquei insegura, achando que não daria conta. Hoje, quando saio com os três sozinha e dando conta, o que outras mulheres me falam é: “Pôxa, bem que eu queria ter mais, mas não tenho a vida que você tem…” (hein?!)

  6. Parabéns, filhos são benção sempre. Quando contei da minha segunda gravidez ouvi da minha mãe que antes isso que uma doença, coisa bacana que falam né… mas graças à Deus minhas alegrias são dobradas agora. Tenho uma menina de 6 e um menino de 2.

  7. Flávia Baldório

    Parabéns! vai ser mamãe mais uma vez? Q lindo!

  8. Uauuuuuuuu o terceiro.. meu Deus, vc é louca mesmo. kkkk Eu estou pensando seriamente no segundo e ja me da um frio na espinha… Acho lindo família grande… quem ja tem 2, é fácil ter 3…

  9. Rodrigo Oliveira

    mais oquê o mundo e o face book precisa saber sobre algo que só diz respeito a você e ela? é relevante? então…

  10. Melissa Pissuto

    Nada é por acaso Mi e vibrei aqui com a noticia! Vc ja é uma mae maravilhosa como poucas e vai ser melhor ainda!!!

    Parabens pra vc!!!

  11. Ahhh que maravilha. Parabéns! Lá em casa sempre se falou em filhos como Bênçãos, riqueza e presentes de Deus, fosse primeiro ou quarto… Te desejo muita saúde, dom da maternidade, sabedoria e felicidades!

  12. Flor, acabei de passar o susto do segundo – não planejado, então pensa na tensão.
    Ainda não caiu minha ficha (quase 3 meses de gravidez e não caiu), e eu ainda não to curtindo a ideia não. Me forçando a tal, mas não curtindo.
    Então não consigo gostar quando me dão os parabéns, mas odeio quando falam que eu sou louca ou corajosa!
    Portanto, que venha com saúde, que seja recebido (a) com amor, e que os fantasmas do passado fiquem onde lhes é dever: o passado.
    Beijão!!!!

  13. Parabéns…que Deus continue abençoando a família de vcs….

  14. Parabéns Mi!! Tenho certeza que esta cria será muito amada como seus outros 2 pequenos e você não vai enlouquecer!! Beijos! 🙂

  15. Priscila Bastos

    Você é demais! Parabéns e muita saúde pra vcs!!!!!!!

  16. Parabensssss , mais um pra te deixar louquinha … E te garanto vc dá conta, por experiencia propria . Quando ganhei o Miguel (o terceiro,2 anos agora), meu maior medo era sair do hospital e nao saber como lidar com 3 filhos. E vou confessar , ainda nao sei . Mas to aprendendo . Tem dias dificeis e outros nem tantos, somos MÃES e damos conta , nascemos pra isso . Parabennnnnssss novamente e que esse novo bebe so lhe traga mais felicidade …

  17. Sei muiiiito bem o que é isso… Tenho 4… O que hoje em dia não é nada comum… Um de 7, outra de 5, mais uma de 2 e finalmente o mais novo de 10 meses. Fiz laqueadura, mas confesso que na hora ainda fiquei em dúvida. Meus filhos e meu marido são minha razão de viver, somos muito felizes, nossa linda e númerosa família!!! Parabéns, parabéns e parabéns!!! É só isso que vc deve escutar!!! Adorei o post, pois é muito bom saber que não estou só… Bjosss

    • Tenho 31 anos mãe de três filhos,uma de 13anos um de 11anos e uma de 3anos, Nossa descobri q tô grávida do quarto filho,nossa confesso tô desesperada,

  18. Gatonaaaaaa mais uma vez parabéns!!! Certeza que vc vai sim dar conta, vai tirar de letra… Te admiro muito pela mãe e pessoa (muito especial) que vc é e creio que esse baby não poderia escolher lugar melhor!!! Bjo bjo

  19. Parabééns Lilian… Parabéns mt saúde e felicidade pra esse lindo ou linda que vai nascer… Um abraço pra td mundo ai…. Pra tia pro João Pedro pra Julia….

  20. Parabéns, parabéns, parabéns, querida.
    E mais um parabéns pelos que não te deram.
    Sejam muito felizes.

  21. Débora Muniz Lima Moreira

    Grande verdade 🙂

  22. Flávia Baldório Rosa Antonia DutraFabi Ale GustavoCarol Costa Não estou grávida!!! Só compartilhei o link porque o texto é muito bom! Mas se eu engravidar, já sabem, não me chamem de louca!

  23. Parabéns para toda a família…. É uma benção!!!

  24. Ahhhhhhhhh, mas mesmo assim, continuo desejando que Deus abençoe sua família….bjos, rsrsrsrsrs

  25. Quando engravidei do terceiro foi a mesma coisa. Todos nos chamando de loucos, inconsequentes. …etc…o fato é que hj em dia, poucos tem essa CORAGEM. Não só coragem, tem que ter é muito peito pra encarar colocar mais uma criança num mundo onde a maioria só coloca um e olhe lá! Ignore todos esses comentários pejorativos, que na verdade são pura inveja da sua coragem e força. Que alias força é uma coisa que vc vai precisar bastante viu! Kkkkk…muito trabalho, mas também muito amor, muita alegria, muita bagunça, muitas risadas, enfim. …td de melhor! Boa sorte! Bjos

  26. Eu também queRO ter 3 ! Já tenho duas meninas meu sonho é ter um menino.

  27. Que lindo!!! É bem assim mesmo!!!
    Minha caçula, a terceira está com 4 anos!!! Amo minha raspinha do tacho!!!! Amo ser mãe de 3!!!!
    Mas ainda sonho com o quarto!!! Rsrs

  28. Parabens, eu passei e passo por isso. como é dificil a lidar com a reaçao das pessoas!!! parece que é um crime querer ter o 3 filho!!! escutei de tudo…hoje me perguntan. Vai operar?!

  29. Parabéns Blog da diiirce vou adorar compartilhar e acompanhar com voce essa nova fase, DEUS te dará forças eu creio.
    Também tinha o desejo de ter 3 filhos e tenho as mesmas duvidas que vocês , mais sei que DEUS sabe de todas as coisas e está nas mãos dele !!!
    Um beijo

  30. Vanessa , seu relato está me encorajando kkkkkk sempre quis casa cheia , muvuca risos , quem sabe ..
    Um beijo

  31. Olá, eu tb estou radiante ao vivenciar a melhor loucura da minha vida , estou grávida de 8 meses, minha bonequinha está quase chegando.Também perdi uma meninaque se estivesse conosco teria 7 anos, foi a maior dor que já senti. tenho uma mocinha de 12 anos o nome dela é Maria Clara, ela é um doce, tudo que uma mãe sonha estamos aguardando a Maria Cecília!!!!
    Que cheguem logo nossos presentes!!!!!!!!!!!!!!

  32. parabéns! Filho é bênção de Deus. Se vc está grávida é pq Deus permitiu. E quanto a sua família ou amigos, ninguém vai sustentar e na hora que vc mais precisar não vão estar lá pra te ajudar. Então a opinião deles não conta! Viva sua vida com seu marido e filhos e seja eternamente feliz!!!!!

  33. Acabei de ser mãe pela terceira vez e o que mais ouvi no início da gestação foi que eu era louca. Justamente quando eu estava frágil, sensível e com o humor oscilando… Agora ela está com 3 meses e me sinto tão realizada, tão feliz e completa, que nenhum comentário idiota pode me afetar!

  34. Minha terceira bebe está com um mês, e senti esses mesmos sentimentos. Mas a felicidade é maior q tudo!!!!

  35. Parabéns !!!
    Eu não acho que vc è louca ou corajosa mais sim,uma mulher que quer ter mais um filho…
    Se não eu sou louca tbm…kkk porquê eu quero o terceiro filho depois do meu filho mais novo com 16 anos..mais velho com 19 anos..eu com 34 anos..kkk
    Mesmo assim quero mais um baby a minha vida estabilizada não sou rica.kkk mais tenho uma vida muito boa..
    Parabéns novamente pelo seu bebê… vc deve está muito radiante..

  36. Loucura?? É não conhecer o sentimento de mãe!!!!Parabéns, tenho um filho só por enquanto mas sempre quis ter família grande…….maravilhoso

  37. Andrezza Baggio

    Eu tambem ouvi isso até de mim mesma…boa sorte pra gente!!!

  38. Estou igualzinho a vc…esperando o terceiro filho…e ouvindo lorotas das pessoas…

  39. Simionato Daiany

    A minha ter eira filha nasceu à dois meses. Ouvi muito tudo isso. Segundo meu GO, o irmso 'do meio' esta entrando em extinção

  40. Adorei o post! Descreveu exatamente o que eu senti e vivi quando descobri que estava grávida do terceiro. O que foi engraçado por que quando descobri que estava grávida de novo recebi os parabéns mas quando descobri que vinham o 2 e o 3 filho(foram gêmeos) logo vieram me chamardes louca.. Difícil entender rs

  41. Parabéns!! Família grande é o que eu sempre quis (ou melhor, quisemos! Eu e o marido) infelizmente ainda não conseguimos realizar "naturalmente", mas quem sabe não nos tornamos pais de uns 3 ou 4 de uma vez através da Adoção!!! É o nosso sonho!!
    E fica tranquila q todas essas duvidas de será que conseguir assola à tds nós, eu tbem me pergunto e penso que pode ser o caos total quando todos os dilhotes que eu peço chegarem, hehehe!!
    Mas a força vem… e danos conta SIM!!!
    Sorte e Saúde para desfrutar desse momento lindo!!
    Bj bj
    Pri Aitelli
    http://www.mamyantenada.com

  42. Em primeiro lugar, Parabéns!!
    Saiba que eu conheço todas essas reações na pele. 4 gestações e 3 filhos (a mais nova com 2 meses) não me deixam mentir.
    Louca e corajosa são os dois adjetivos que mais escuto, o empolgados é o terceiro da lista.
    Tem vezes que eu acho que eu enlouqueci, outras vezes eu penso que se ainda estou sã, as crianças vão me enlouquecer.

  43. TB estou esperando o terceiro e escutei as mesmas coisas!

  44. Estou grávida do segundo. E a maioria (principalmente gente da família) disse que a gente era louco, que somos inconsequentes, irresponsáveis… e mais um monte de coisas.

  45. Magina!!!!eh ótimo!!! Tenho três meninos e estou na dúvida pra tentar o quarto, queria tentar uma menina, jah fui ateh no médico… Rsrs mas agora to com medo… Kkkkk loucura total….

  46. Oi mamães,tenho 29 anos,um filho de 7 anos e uma ´princesa de 10 meses,minha menstruação era para ter vindo a 4 dias,mas até agora nada…Estou com mto medo de estar grávida de novo..e o maior medo é de como vou dar conta de 3 crianças e conseguir dar a tenção a todos, e a mim, e a meu marido…alguém p me orientar(acalmar..rsrs)??

    • Priscilla, se vc está grávida não há nada oq fazer, senão curtir. Quem dá conta de 2, lida com 3! Tem dias em q é o caos, tem dias em q tudo se encaixa. Estou adorando a loucura de ser mãe de 3. É corrido, mas ver os irmãos se cuidando, se curtindo é o propósito da minha vida e fim. Se joga!

  47. Tambem fiz essa pegadinha com marido
    E descobri que estou gravida mesmo rs

  48. Louca… Talvez… Rsrsrsr Mas muito feliz!!!!!

  49. Adorei o post, estou aqui na dúvida se tento ou não o terceiro aos 41 anos. A vontade é grande, tenho dois meninos, mas sinceramente não me importa o sexo, desde que ele venha com muita saúde e abençoado por Deus. Sinto que ainda tenho muito amor a dar e estou muito mais paciente que antes… Conheci o blog acidentalmente, procurando posts sobre isso… Mas ainda estou pensando…
    Um forte abraço

    • Oi Cecília também estou com essa dúvida. Quero tentar uma menina … tenho dois meninos e estou com 35 anos. A sei lá se é desejo acho que devemos tentar sim …. no fim tudo se ajeita kkkkkkkkk

  50. tenho 3 e hj passei o dia chorando pq estou suspeitando de mais um a caminho mais confesso q fiquei super feliz ao ver seu blog e que saber amem se vir mais um eu e o marido temos amor de sobra pr mutiplicar entre eles e quem sabe vem a menina q meu marido tanto sonha ( os tres sao guris) minha vida sao meus filhos e com certeza o pior e enfrentar a sociedade

  51. Parabéns também já passei por isso E apesar de muitos comentarios maldosos (Louca 3 filhos ),estou muito feliz com meus anjinhos e tenho o sonho de ter mais um futuramente ,sem ligar para que os outros pensam( Bjusss felicidades ).

  52. Parabens flor, vc vai sim ser uma super mae,
    Eu tenho duas meninas uma com 14 anos e a outra de 10 ano, e hj esto planejando o terceiro filho….muito felizz

  53. Tenho 42 anos, dois filhos, um de 17 e outro de 6 anos e tem 20 dias que descobri que estou grávida, estou triste, insegura, com medo, pois a 1 ano e 9 meses atrás tive uma menina e ela faleceu no segundo dia de vida, meu marido tambem não esta feliz, ainda nao tive coragem de contar pra família, sei que todos irão me criticar, estou me sentindo sozinha, nao sei o que pensar…

    • Neide
      Você pode estar se sentindo insegura, com medo, sozinha… Mas você sabe bem quantas alegrias um filho traz apesar das dificuldades.
      As críticas virão, mas elas estão sempre aí: com ou sem filhos, com 1 ou com 8. Acredite que tudo vai ficar bem, e receba este bebê com muita alegria!

  54. Que texto verdadeiro!!! Parabéns!!! Tenho 36 anos e dois meninos, um de 06 anos e um de 01 ano! Semana passada descobri que estou grávida novamente! Um susto! Confesso que nos primeiros dias me senti muito triste e decepcionada comigo mesma. Recebi críticas e comentários infelizes, mas faz parte da vida e temos que saber filtrar essas informações.
    Temos que lembrar sempre que filhos são bênçãos! Beijos

  55. Olá. Parabéns pelo seus filhos. Hoje descobri que estou grávida do terceiro filho tenho 2 um de 11 anos e uma de 4 anos. Não queria filho de novo de jeito nenhum, estava já pra por o DIU mas na transvaginal deu que tinha um saco com liquido, quando mostrei pra enfermeira logo ela desconfiou e fiz o teste na hora. Confesso que estou chorando muito, por que tinha outros planos. Tenho 27 anos, já tive um aborto e um filho que morreu com 10 dias de nascido. Eu sempre disse que não tenho paciência pra ter outro filho e nem condições, por isso estou assim. QUE DEUS ME AJUDE!!!

  56. Se o terceiro ja e tenso imagina o quarto… to pra morrer! Nem tive coragem de fazer o exame ainda , estou dividindo a angustia c meu marido. Pioooor, minha mãe ja comentou q minha barriga esta ”gradinha” espero q seja so um atraso!

  57. Oi me chamo Jessica , e estou grávida do 3 filho e estou sofrendo muitas agressões verbas por esta gravida , o engraçado é que a maioria tem filhos também , mas tudo bem , no começo estava levando na esportiva mais agora não consigo nem mais sair de casa , ja perdi consultas do pré natal por me sentir insegura , tem horas que eu penso que se eu tivesse cometido o ato do aborto ninguem estaria assim hoje em dia as pessoas estão mais abertas a aceitar um aborto do que um gravidez . Muito obrigado pela oportunidade de poder falar um pouco sobre a Polemica mães que pedem bis

    • Jéssica, se você está feliz, faça cara de alface. Vc sabe bem que palpiteiros sempre existem. A criança já está se desenvolvendo e precisa da sua segurança e de seu amor para se sentir bem-vinda. Lembre-se: cara de alface!
      bjs
      Mi @diiirce

    • Jéssica não ligue pois estou esperando meu terceiro filho tenho duas mocinhas uma de 7e uma de 3 fiquei sabendo hoje que estou na terceira gestação estou com muito medo ninguém sabe ainda só eu e o meu marido temos 27 anos e estou confiando em Deus e independente dos comentários dou respostas a altura pq quem vai criar educar e alimentar somos nós Deus deu a vida pra cada um cuidar da sua se não querem ajudar façam o favor de não atrapalhar😉bjus a todas as mamães de várias viagens
      A vida é minha e dou quantas viagens eu quiser 😉😎

  58. Obg por posta estou vivendo assim ultimamente mas vc mim mostro outra forma o importante é agente não o povo 😘👏❤😍meu caso ainda pouco tive gemios e engravidei sem perceber elas têm um 1ano e 6meses mas já amo o bebe ou bebés rsr que vão vim obg 👑

Deixe uma resposta