Mais saúde com 5 As

IMG_3432[1]

Há 18 anos, eu comprei uma camiseta que prometia ser moda. Junto a ela veio um cartão com instruções de autoexame da mama que eu nem sabia como fazer, já que nem peito eu tinha direito (aliás, peito mesmo, só quando amamentei).

Era uma época em que “se cuidar” envolvia pentear os cabelos, lixar as unhas e combinar as roupas. Há 18 anos, eu não me preocupava com olheiras, flacidez, esmaltes, gastrite, estafa mental e câncer de mama. Minhas obrigações eram ir à escola, fazer o dever e dizer para onde ia e com quem. Eiiiiita, tempinho bom, em que a mãe fazia a comida, cuidava da minha roupa, o pai levava e buscava e pagava as contas!

Mas o tempo vai passando, nossa vida vai ganhando outro sentido. Nossas prioridades vão mudando.

E o que mais tenho desejado após a maternidade é ter saúde para poder ver meus filhos crescerem. Daí me vem à mente aquele chavão pós-filho: a mãe precisa se cuidar. Então, mentalmente, visualizo uma jovem mulher num salão de beleza. Quem nunca?

Pera lá! O que é se cuidar? É aparência? É a casca? É isso que você ensina para seus filhos, que a saúde é só fachada?

Lá no site do IBCC, aquele da campanha “O câncer de mama no alvo da moda”, tem um tal de 5 As que podem evitar o surgimento de câncer – não apenas o de mama. As medidas, por sinal, são um excelente termômetro para saber se você está realmente se cuidando. Atenção para a chamada:

  • Alimentação
  • Atividade Física
  • Atenção aos sinais do corpo (autoexame)
  • Abandono de vícios
  • Acompanhamento médico

530348_552993618100339_1255833640_nEm comparação à alimentação que eu tinha com 16 anos, posso dizer que como muito mais frutas e legumes, bem menos porcaria. Minha alimentação está longe de ser exemplar, mas hoje tenho consciência daquilo que me alimenta. A atividade física tem deixado a desejar: naquela época eu treinava  handball todos os dias, mais futsal e futebol de campo duas vezes por semana. Hoje, eu corro e/ou caminho duas vezes por semana, às vezes três (e a desculpa que cuidar de casa e filhos também é atividade não cola, porque a gente faz essas coisas sem prestar atenção aos movimentos do corpo). E por ter mais consciência do meu corpo, tenho prestado atenção aos seus sinais, sei quando algo não vai bem. No quesito vícios, nota dez: parei de fumar, marido parou também, bebo muito pouco. Já o acompanhamento médico, tô em débito. Preciso fazer uns exames. ~Corre agendar um exame~

Daí você quer saber da foto atual, né? Mostro na semana que vem, porque domingo vou participar da Corrida e Caminha contra o Câncer de Mama cazamiga. Daí ponho uma foto bacana. Aliás, porque você não vem junto?

Te vejo domingo!

Check Also

Deixe de ser uma mãe estressada em 5 minutos

  Desabafo de mãe: Como a gente se livra do estresse do dia a dia? …

4 comments

  1. Adorei os 5 As!
    Post incrível, as usual!
    Nos vemos domingo!
    beijao
    Lele

  2. Oieee,

    Sabe que é bem verdade isso, toda vez que a gente fala em se cuidar pensa logo no visual, quando o mais importante é o que está por dentro!
    Eu tb melhorei muito meus hábitos por causa dos meus filhos e por causa deles também acho fundamental a gente se cuidar, afinal eu quero estar aqui para ver os meus netinhos! hehehe
    Muito obrigada pelo seu apoio, Mi!
    Nos vemos domingo!!

    beeeijo!

    Loreta 😉
    @bagagemdemae

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: