“A Peppa já foi dormir!” – Toda mãe conta mentira?

mãe conta mentira
mãe conta mentira?

Não é novidade que toda mãe conta mentira. E hoje eu conto como faço para conseguir ver TV.

Vivemos numa época em que TV é um item de necessidade. Tão relevante quanto uma geladeira ou um fogão. Pela TV nos informamos e, assim, podemos interagir socialmente conversando sobre atualidades, ou garantir nossa segurança por meio das notícias ou ainda apenas nos divertir. E para conseguir ver TV, temos algumas artimanhas. É aí que toda mãe conta mentira.

Eu não tenho o hábito de deixar a TV ligada o dia todo (até porque o barulho das crianças me impede de acompanhar a maior parte da programação), mas sei que é comum as pessoas ligarem o aparelho e continuarem seus afazeres apenas de ouvido em pé. Não tenho este costume, mas à noite é imprescindível a companhia dela. Uma novelinha, um programinha de variedades ou um desenho (sou do tipo nostálgica, que assiste desenhos até hoje, e acabei cativada por personagens mais atuais, como Bob Esponja, Luna).

Mesmo as crianças aqui não têm o hábito de ver tanta TV. Tem dias em que eles se sentam no sofá, variando entre a TV a cabo e a Netflix (“A” Netflix, porque ela é menina).  Mas no geral, elas assistem um desenho e logo saem correndo atrás de um brinquedo, um lápis de cor, largando a TV ligada. E eu acabo passando o dia catando brinquedo e desligando TV.

>> Ser mãe e falhar: Não deixe isso acontecer com você! <<

Depois da janta e do banho, é hora de apagar as luzes  e mamãe sentar sua bundona no sofá e ver um TV. Ainda não consigo assistir a um filme, pois com filho pequeno em casa, não dá para ficar mais do que 15 minutos sentada. É preciso levantar para pegar um leite, uma coberta, fazer um carinho, resgatar um fugitivo que não entendeu que já é hora de dormir, levar para fazer xixi… Mas minha TV depois das 21h é sagrada.

Meu menino mais velho já entendeu que à noite é a hora dos pais verem TV, mas a do meio ainda oscila entre assimilar as regras da casa e o mundo egocêntrico das crianças pequenas. Ela briga e chora que quer ver desenho. O menino até tenta explicar: “Agora é a hora do pai e da mãe”. Mas ela finge não ter escutado nada e se põe a berrar.

É nesta hora que a criatividade precisa vir à tona, dominar a imaginação infantil – hora em que a mãe conta mentira:

– Mas que desenho você quer ver? – questiono.

– Quero ver Peppa! – ela responde.

– Que pena! Pois a Peppa está escovando os dentes para ir dormir.

– Então quero ver Masha – como se me desafiasse.

– A Masha mora longe, e lá já é muito muito tarde. Ela já está dormindo.

– Torrigémi Tom e Jerry– insiste a gatinha.

– Mas você acha que eles ainda estão acordados? – respondo.

Convencida de que os personagens favoritos já estão em suas caminhas, ela pede um carinho, se aninha na almofada, e assiste ao que estiver passando. Alguns minutos depois, seus olhinhos cansados ficam pesados demais para entender a programação da TV.

Eu, assistindo à TV, fico pensando até quando aquilo vai funcionar. Pois a gente não gosta, diz que nunca faria, mas, no fundo, toda mãe conta mentira.

Confira aqui todos os posts da série “Mentirosa é a mãe!”, que conta as pequenas mentiras que nós contamos no dia a dia.

mentira-de-mãe

 

 

Check Also

o que as mães falam X o que os filhos escutam

O que as mães falam X O que os filhos escutam

A comunicação é falha, e o que as mães falam parece ser o oposto do que …

5 comments

  1. Crisleine Rodrigues

    Eu tbm faço isso…kkkk todos os desenhos já dormiram só vc ainda está acordada e depois da novela Carrossel a TV é Minha, o pai vê TV na cama e eu fico no sofá com as crianças !

  2. Já não posso recorrer a essa artimanha, pois minha pequena, do alto de seus seis anos, já sabe que desenho não dorme. Mas eu criei regras e uma delas é: dormir às 21:00 porque tem wur acordar às 6:00 (pra ir pra escola). Nem sempre funciona, mas quando ela bate o pé perde o direito de ver TV. Então aqui um funcionado assim. Regra é regra. E aqui em casa "a regra é clara" rsrsrs

  3. Xiiiii eu fuz muito isso mas agora que Samuca tem 5 anos não adianta mais, ele não acredita e pra piorar ta na fase de desafiar os pais, tudo responde e quer contrariar, aja paciência pra educar, e ele até aceita que eu preciso ter meu tempo pra assistir uma TV e tal mas nao para quieto e fala e me chama o tempo inteiro, não consigo ter sossego, filho pra mim só meu gatinho,outro jamais, Jesus muito trabalho !

  4. Xiiiii eu fuz muito isso mas agora que Samuca tem 5 anos não adianta mais, ele não acredita e pra piorar ta na fase de desafiar os pais, tudo responde e quer contrariar, aja paciência pra educar, e ele até aceita que eu preciso ter meu tempo pra assistir uma TV e tal mas nao para quieto e fala e me chama o tempo inteiro, não consigo ter sossego, filho pra mim só meu gatinho,outro jamais, Jesus muito trabalho !

  5. Vixiii…em casa todos os desenhos e brinquedos dormem…até o giz de cera o lápis de cor vão dormir no estojinho…*rssss*…

Deixe uma resposta